20 filmes para conhecer o Nordeste brasileiro

O sertão, a cidade, a música, as paisagens. O cinema ajuda a contar a história de um lugar. Conheça 20 filmes sobre o Nordeste brasileiro!

Matheus Murucci | 4 de Agosto de 2021 às 18:00

bernardbodo/iStock -

O cinema é, sem nenhuma dúvida, uma bela forma de conhecer mais sobre um lugar. Por meio dos filmes, podemos entender melhor como funciona um determinado espaço, quais as suas dinâmicas sociais e como são as pessoas que estão lá, por exemplo. No caso do Brasil, isso também acontece. Hoje vamos falar de filmes sobre o Nordeste brasileiro.

Desde que o cinema começou a se consolidar no país, registros sobre a terra nordestina e seu povo foram realizados. Entre longas e curtas de ficção ou documentário, existe uma gama de filmes que nos ajudam a perceber a história daquela região. Nos últimos anos, a produção cinematográfica no Nordeste do país ganhou força, trazendo diversos títulos que repercutiram em festivais mundo afora.

Leia também: 20 indicações de livros de autores nordestinos

Confira agora uma lista com filmes sobre o Nordeste!

1. Vidas secas (1963)

O filme é uma adaptação feita por Nelson Pereira dos Santos do livro de Graciliano Ramos. Acompanha o cotidiano de uma família de retirantes que precisa enfrentar a fome e a seca no sertão. É um clássico do cinema brasileiro, que tem relevância desde o seu lançamento, nos anos 1960. Foi indicado à Palma de Ouro, prêmio maior do Festival de Cannes.

2. Lisbela e o prisioneiro (2003)

Lisbela e Leléu estão de casamento marcado. Além disso, Leléu está sendo caçado por um matador barra-pesada. O filme é uma comédia sobre o amor entre pessoas e o amor pelo cinema, embalado pela música “Você não me ensinou a te esquecer”, de Caetano Veloso.

3. Central do Brasil (1998)

Embora a história de “Central do Brasil” comece na famosa estação de trem do Rio de Janeiro, o destino final da viagem das personagens é Bom Jesus do Norte, no interior de Pernambuco. O filme conta a saga de Dora, que conhece o menino Josué no Centro do Rio e decide ajudá-lo a voltar para casa. Foi indicado e vencedor de diversos prêmios importantes pelo mundo todo, incluindo o Oscar, em que Fernanda Montenegro foi finalista na categoria de Melhor Atriz.

4. Aquarius (2016)

Clara é a única moradora do antigo e tranquilo Edifício Aquarius. Mas seus dias de calmaria vão embora quando uma construtora quer derrubar o prédio para a construção de um novo empreendimento. É um dos filmes sobre o Nordeste que trata de assuntos contemporâneos, já que narra a questão geopolítica envolvendo o mercado imobiliário no Recife. Estrelado por Sônia Braga sob a direção de Kleber Mendonça Filho, o filme foi destaque em muitos festivais nacionais e internacionais.

5. Cine Holliúdy (2012)

A comédia se passa no interior do Ceará, na década de 1970. Naquela época, as televisões estavam ganhando espaço na casa das pessoas, fazendo com que elas fossem menos ao cinema. Dessa forma, o proprietário do cinema local, Francisgleydisson, precisa inovar na maneira de exibir seus filmes. Adaptação de um curta-metragem, ganhou sequência e série para a televisão.

6. Amarelo manga (2002)

“Amarelo manga”, de Cláudio Assis, narra histórias de diferentes personagens que vivem na periferia do Recife. Com as suas vidas cruzadas, vemos um debate sobre costumes e moral. Protagonizado por Leona Cavalli, Matheus Nachtergaele, Dira Paes e Chico Dias.

7. Boi neon (2015)

Iremar trabalha como vaqueiro num curral e viaja por conta das vaquejadas. Em paralelo, seu sonho é se tornar estilista em uma grande confecção. Destaque em muitos festivais de cinema, o filme aborda com muita inteligência as questões dos papéis de gênero e foi dirigido por Gabriel Mascaro.

8. Bacurau (2019)

Na pequena cidade fictícia de Bacurau, eventos estranhos começam a acontecer. Diante disso, eles percebem que precisam se defender. Muito comentado em festivais e mostras da maior importância, é um filme distópico, que nos faz pensar se a distopia está tão longe assim da nossa realidade. Estrelado por Sônia Braga e Silvero Pereira, foi escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

9. Tatuagem (2013)

Um jovem recém-iniciado no Exército conhece um artista de teatro. Dois universos completamente diferentes, mas a paixão fala mais alto. Um retrato da vida de um grupo de teatro, em 1978, período de muita censura e repressão. Protagonizado por Irandhir Santos e Jesuíta Barbosa.

10. O auto da Compadecida (2000)

É uma adaptação audiovisual da peça de teatro escrita por Ariano Suassuna. João Grilo e Chicó vivem num sertão marcado pela pobreza, envoltos em personagens típicos da região. Um olhar cômico sobre os costumes. É um dos filmes sobre o Nordeste mais conhecidos do nosso cinema.

11. O céu de Suely (2006)

Abandonada pelo marido e com um filho de colo para cuidar, Suely decide voltar para sua terra natal, Iguatu, no Ceará. Para conseguir se manter economicamente, ela encontrará um meio nada convencional. Dirigido por Karim Aïnouz, com Hermila Guedes no papel principal.

12. Baile perfumado (1996)

O filme de Lírio Ferreira é uma ficção que acompanha Lampião, Maria Bonita e seu bando sendo filmados pelo documentarista libanês Benjamin Abrahão. O filme é um marco do início de um processo de retomada da produção de filmes, no Estado de Pernambuco.

13. Deus é brasileiro (2003)

Deus decide vir ao Brasil procurar um substituto temporário, já que ele quer tirar férias. Para ajudá-lo nessa missão, ele chama o divertido pescador Taoca. É um filme de estrada, bem-humorado, rodado pelo interior do Nordeste. No papel de Deus, Antonio Fagundes. Taoca é interpretado por Wagner Moura.

14. Ó pai, Ó (2007)

Esta comédia estrelada por Lázaro Ramos narra o cotidiano dos moradores do Pelourinho, em Salvador. Com muita música e bom humor, o longa passa por questões sérias, como o racismo e a religião. Um dos filmes sobre o Nordeste que fez bastante sucesso, ganhando até um seriado na televisão.

15. Amor, plástico e barulho (2013)

O pano de fundo do filme dirigido por Renata Pinheiro é a cena da música brega. Acompanhamos a trajetória de Shelly, uma dançarina que sonha em se tornar cantora no gênero. A protagonista, interpretada por Nash Laila, descobre que o percurso até a fama não é tão fácil assim. Também estrelando o filme, Maeve Jinkings faz uma cantora em processo de se redescobrir como artista.

16. Cinema, aspirinas e urubus (2005)

Na década de 1940, um alemão viaja pelo interior nordestino, promovendo o comprimido de aspirina. No meio do caminho, ele conhece um sertanejo simples. De uma carona nasce uma forte amizade entre eles. Este filme de Marcelo Gomes participou da Mostra Um Certo Olhar, que é oficial no Festival de Cannes.

17. Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009)

Uma espécie de filme-ensaio, em que um narrador relata todo o seu percurso. Com a voz de Irandhir Santos, conhecemos um geólogo que vai até o Nordeste fazer levantamentos sobre fontes aquáticas. No trajeto, ele nos confessa a saudade e o sentimento de solidão. O filme é montado com diversas cenas não usadas em filmes anteriores. O percurso deste filme-estrada abarca diversos estados nordestinos.

18. Árido movie (2005)

Neste filme, de Lírio Ferreira, um repórter volta para o interior do Nordeste para o enterro do pai. A sua surpresa é quando ele descobre que deverá vingar essa morte. No meio do caminho, ele conhece um cineasta. Guilherme Weber, Selton Mello e Mariana Lima estrelam o filme.

19. Cidade baixa (2005)

Lázaro Ramos, Alice Braga e Wagner Moura vivem um triângulo amoroso, tendo como cenário principal um barco de carga que circula no litoral de Salvador. O filme de Sérgio Machado venceu o Prêmio da Juventude do Festival de Cannes.

20. A história da eternidade (2014)

Três paralelas histórias de amor modificam os afetos dos moradores de um vilarejo no sertão pernambucano. O primeiro longa de Camilo Cavalcanti conta com grandes nomes do cinema nacional, como Irandhir Santos, Marcelia Cartaxo e Zezita de Matos. Foi exibido no Festival de Roterdã.