Faça uma busca
|
Publicado em: 25 de março de 2021

7 filmes da Disney+ para falar sobre perda e luto com as crianças

Nem sempre é fácil falar sobre a morte.. No entanto, o universo lúdico dos filmes pode ajudar

Imagem: Divulgação

Nem sempre é fácil responder às dúvidas das crianças. Principalmente quando o assunto em questão requer certo nível de cuidado com as palavras — como é o caso da perda e do luto. Se a morte já é um tema de difícil compreensão até mesmo para os adultos, é de se esperar que os pequeninos também tenham dificuldade em assimilar e aceitá-la.

Alguns pais, por temerem traumatizar seus filhos, preferem evitar tocar no assunto. Já outros, falam, mas nem sempre as abordagens utilizadas são as mais indicadas.

Segundo a psicóloga Vivianne Conceição Mello Souza, é possível, sim, falar sobre perda e luto com as crianças. E o universo lúdico dos filmes, com sua linguagem sensível e apropriada à idade deles, pode ser um grande aliado.

Com o roteiro desses filmes, pode tornar-se mais fácil a compreensão de que a trajetória da vida, infelizmente, também pode trazer momentos tristes.

“Normalmente nós adultos temos uma grande dificuldade em falar sobre a morte de uma maneira geral e acabamos passando isso para crianças. É muito importante estarmos atentos a como comunicamos sobre o mundo, já que elas absorvem e reproduzem os adultos. Crianças são esponjinhas!”, explica.

Pensando nisso, separamos 7 filmes que estão disponíveis na plataforma de streaming Disney+ e que abordam a perda e o luto. Pode ser uma boa ideia assistir com o seu filho e, ao término, conversar com ele sobre as impressões que teve.

7 filmes da Disney+ para falar sobre perda e luto com as crianças

  • Rei Leão/Divulgação

    O Rei Leão (1994) 

    Após a morte de seu pai, o Rei Mufasa, o pequeno leão Simba, sentindo-se responsável pela fatalidade, foge para terras distastes, abrindo mão de seu direito ao trono. Mas aos poucos, e com a ajuda de bons amigos, ele vai aprender a aceitar a morte do seu pai, e retornar a ser quem ele era.

    Assista aqui. 


  • Divulgação

    Irmão Urso (2003)

    Quando Kenai, um jovem índio, é transformado em urso, após ter matado o urso que tirou a vida de seu irmão, tem-se início uma grande aventura com preciosas lições sobre a vida e a morte. Com a ajuda de Koda, um filhote de urso, Kenai parte em busca da montanha mágica, onde espera ser transformado de volta em um ser humano.

    Assista aqui. 


  • Up – Altas Aventuras/Divulgação

    Up – Altas Aventuras (2009)

    Carl Fredricksen é um vendedor de balões que recentemente teve de lidar com a morte de sua esposa e companheira de longa data. Muito magoado, ele torna-se ranzinza e cada vez mais sozinho. Mas depois que um menino de 8 anos acidentalmente entra em sua casa, que está sendo transportada por balões para uma floresta na América do Sul, Carl vai aprender que após o luto ainda há muita vida pela frente.

    Assista aqui. 


  • Divulgação

    Viva – A vida é uma festa (2017)

    A trama, ganhadora do Globo de Ouro, tem como pano de fundo as crenças da cultura mexicana sobre a morte e a importância da memória para a manutenção do afeto. Pelos olhos de Miguel, um menino de 12 anos que deseja tornar-se músico, apesar da proibição familiar, tem-se início a busca por um parente distante para ajudá-lo a viver esse sonho.

    Assista aqui. 


  • Divulgação

    Bambi (1942) 

    Filme clássico da Disney, Bambi retrata a jornada de amadurecimento de um cervo após a morte de sua mãe por caçadores. Com a ajuda de bons amigos, Bambi aprenderá que é possível ser forte e continuar a ver beleza e amor na vida mesmo após uma fatalidade.

    Assista aqui. 


  • Divulgação

    Operação Big Hero (2014) 

    Após ter de enfrentar a morte de seus pais, o adolescente prodígio Hero vê-se em meio a outra tragédia, tendo que passar por todas as fases do luto novamente. Mas com a ajuda de seu robô, Baymax, e de seus amigos, Hero constrói uma rede de apoio que lhe trará novamente a alegria de viver.

    Assista aqui. 


  • Divulgação

    Frozen

    Outro filme que também aborda a questão da perda de entes queridos é Frozen. Após perderem os pais, ainda na infância, as irmãs Elsa e Anna terão de assumir as  responsabilidades dos pais no futuro, ao comandar o reino.

     

    Assista aqui. 


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close