Faça uma busca
|
Publicado em: 15 de novembro de 2021

Fotógrafos dão dicas de como você pode melhorar suas fotos

Vem aprender com a gente alguns segredos de como melhorar as suas fotos.

Imagem: DragonImages/iStock

Hoje, 8 de janeiro, é comemorado o Dia do Fotógrafo, profissional responsável por registrar com uma câmera os momentos mais incríveis. Comparada com a pintura, a fotografia é descrita como a confecção de uma imagem a partir da luz (e sua ausência). A evolução da tecnologia permitiu que mais pessoas pudessem ter a fotografia como hobby, mesmo que de forma não profissional.

Atualmente, aparelhos celulares são dotados de câmeras potentes e estão ao alcance da maioria das pessoas. Apesar dessa facilidade de tirar fotos, para se tornar um profissional da fotografia é preciso ir além, com um grande investimento de tempo e dedicação.

Para se tornar um fotógrafo é preciso um investimento severo em estudo e materiais
Foto de Matt Hardy no Pexels

Se você quiser virar um fotógrafo profissional, além de dedicar tempo e esforço, terá que arcar com os custos de um bom material de trabalho como as câmeras profissionais de excelente qualidade e que estejam a par com as últimas tecnologias; esse ponto é muito importante pois quanto maior a qualidade da foto tirada, melhor o resultado. No entanto, para quem quer apenas tirar fotos mais bonitas, é possível fazer fotos com ares profissionais mesmo sem máquinas digitais mais modernas.

Todavia, fotografia não é só fruto das tecnologias, mas também filha da luz. Segundo Luciano Muniz, fotógrafo há mais de 20 anos, "O que faz uma foto é luz, então a grande sacada para uma pessoa fazer boas fotos, seja ela de celular, seja com uma câmera profissional ou uma semi-profissional, é observar a luz. Então, temos que ver a direção de luz, a intensidade de luz e qualidade da luz. E é isso que faz a boa foto".

Para você que quer dar um upgrade nas suas fotos, nós conversamos com alguns fotógrafos e pegamos algumas dicas de especialistas de como melhorar as fotos no celular!

Como tirar fotos melhores com a câmera do celular

Dica 1 - Iluminação é tudo

A iluminação, além de ser parte essencial para a realização da foto, também é importante para compor fotos mais interessantes. Entenda como a luz funciona e, a partir disso, interaja com ela!

“Se quiser dar profundidade na imagem, coloque uma luz afastada na cena. Brinque com fontes de luz – abajures, luzes coloridas para ter uma foto mais interessante", explica João Alves, responsável pelo perfil @caixapreta_foto no Instagram. A forma como a luz bate diretamente em uma pessoa vai mudar completamente como a câmera é capaz de capturá-la, fique atento à isso.

A iluminação é o principal numa fotografia
Imagem: The beauty in the small details of the scenery./iStock

Dica 2 - Atenção às linhas

Sempre que quiser dar noção de profundidade às suas fotos não se esqueça de capturar dentro do quadro a linha do início ao fim. Se está tirando foto de uma avenida por exemplo, a perspectiva é encaixada com as linhas da câmera, não quebrando noções geométricas. É possível encontrar linhas, formas e perspectivas tanto nas ruas das cidades e em prédios e suas linhas verticais, quanto na natureza ao pensar no mar e sua linha do horizonte. A simetria é uma boa ferramenta para conferir um aspecto mais profissional às fotos.

A composição da fotografia respeitando as linahs de perspectiva acrescenta muito ao visual mais profissional
Imagem: Dusan Ilic/iStock

Dica 3 - Cuidado com as mãos trêmulas

Com o costume de segurar o celular com uma mão só, é provável que suas fotos já tenham saído tremidas. O fotógrafo Bruno Hatzfeld, @brunohatz no Instagram, explicou que o ideal é segurar o celular com as duas mãos para atenuar esse problema ao máximo. Porém, ele também nos deu uma dica: "usar o temporizador no menor tempo possível – dois ou três segundos –, você aperta, o celular treme, você já corrige com apenas uma mão e na hora de captar não fica tremido."

A dica dada é para utilizar o temporizador e estabilizar a mão antes da foto bater!
Imagem: Feverpitched/iStock

Dica 4 - Evite alguns ângulos

Segundo a fotógrafa Jady Louise, fotos de cima para baixo e de baixo para cima devem ser evitadas. No caso da foto de cima, achata-se o corpo, provocando a ilusão que a pessoa é menor do que suas proporções normais. Para o caso contrário, de baixo para cima, o efeito é reverso, o corpo engrandece e parece muito maior do que realmente é. De acordo com Jady, o ideal é estar no mesmo ângulo de visão que a pessoa sendo capturada, na altura dos olhos.

Alguns angulos não são proibidos - mas saiba oq eu está sendo feito
Imagens: william87/iStock

Dicas 5 - Limpe o fundo

Apesar de muito comum, algo muito simples e que pode mudar suas fotos é prestar atenção ao fundo das fotos e, se possível, tentar mudar o cenário. De acordo com Bruno Hatzfeld, não atentar-se ao “cenário” é o tipo de erro mais comum, até mesmo entre blogueiros famosos; um erro que acaba por tirar os aspectos de uma foto boa. "Antes de tirar a foto é importante fazer o enquadramento e observar se não tem uma poluição visual, se tem alguma coisa que você falaria 'bom, isso não deveria estar aqui'", disse Bruno.

Ambientes cheios não costumam ser o cenário ideal para fotografia - é necessária uma arrumação antes
Imagem: Hector Pertuz/iStock

Dica 6 - Use referências

Não tenha questões com "copiar" alguma foto que tenha visto, seja pelo conteúdo ou pela forma. "É essencial pegar referências para orientar o olhar. Fotografia é feita de referências", explicou João Alves. Ao ter suas referências de fotografia é mais fácil desenvolver a noção do que é uma foto melhor ou não e começar a fazer progresso real – caso seja seu interesse. Referências também são importantes para melhorar as habilidades com o seu equipamento e os softwares de edição – na busca pela reprodução, algo será aprendido.

Utilize exemplos para criar suas próprias fotografias!
créditos: schalkm/Istock

Dica 7 - Evite contraluz

Algumas vezes é ocasional e um efeito pretendido, mas na maior parte do tempo o contraluz só ocorre por engano da pessoa que está tirando a foto. Segundo Jady Louise, esse tipo de questão poderia ser facilmente resolvida com uma câmera profissional moderna. Contudo, para aqueles que
não estão com o equipamento tão a par das tecnologias, o melhor é evitar. Ainda, como explicou Luciano Muniz, é comum pessoas tentarem se posicionar para aproveitar uma luz e tirar uma selfie interessante, mas se posicionar na direção contrária.

A contraluz pode ser um efeito interessante, mas normalmente é apenas mal utilizado
Imagens: aetb/iStock

Dica 8 - Enquadramento e pontos de corte

Conheça os próprios pontos de corte do corpo humano e tire o aspecto amador de suas fotos! Segundo Bruno Hatzfeld, muitas pessoas cometem o erro de não enquadrar corretamente quem está sendo fotografado e cortam pedaços da cabeça ou do corpo. Essa prática leva a foto a um aspecto pouco profissional e polido. A dica que Bruno dá é conhecer os pontos de corte do corpo humano e aproveitar esses pontos. Esse processo garante uma foto mais tradicionalmente bem feita.

O corpo humano possui pontos de dobras e é interessante cortas as fotos a partir disso - como os cotovelos
Imagem: Moostocker/iStock

Dica 9 - Regra dos terços

A dica que todos os fotógrafos com quem conversamos passaram foi: use a regra dos terços, use as grades de seu celular. A regra dos terços é a divisão da tela entre nove partes idênticas e a preferência por enquadrar o objeto principal da foto bem ao meio. O intuito é centralizar e deixar em foco o assunto principal da foto, parar onde a direção do olhar chama mais atenção. A divisão em nove quadrantes também ajuda a entender o espaço da fotografia melhor.

A regra dos terços é sobre a simetria da imagem perante a visão da câmera
Imagem: francisco crusat/iStock

Dica 10 - Retrate com Cuidado

Queridinho de quem tem a foto tirada, o retrato é um estilo de foto que foca em um só assunto e com intensidade, buscando explorar quem é aquele sujeito. Porém, muitas vezes ele não é bem tirado, seja por falta de alguma das dicas anteriores ou por falta de conhecimento de como fazer essa foto. O fotógrafo João Alves, do @caixapreta_foto, explicou que é necessário preencher a imagem inteira com a pessoa (prestando atenção nos pontos de enquadramento) e centralizar no olhar dominante. A marca de um bom retrato é o Efeito Mona Lisa – os olhos que te observam de qualquer direção.

Um retrato bem feito é o que também revela muito sobre a pessoa
Imagem: MangoStar_Studio/iStock

E aí, gostou das dicas? Lembre-se que essas não são regras que precisam ser seguidas a ferro e fogo. Para cada uma citada, há exemplos de pessoas que fizeram ao contrário e foram bem sucedidas. Um dos grandes prazeres para quem tem um interesse pela fotografia é a experimentação e é dessa maneira que muitas coisas são descobertas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close