Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de julho de 2021

O que podemos aprender com Nelson Mandela?

Julia Monsores
Última atualização: 18 de julho de 2021
Por: Julia Monsores

Dia 18 de julho é comemorado o Dia Internacional de Nelson Mandela. Confira algumas frases marcantes ditas por ele.

O que podemos aprender com Nelson Mandela? Imagem:

Depois de  27 anos preso, em 11 de fevereiro de 1990 Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e ativista contra a segregação racial, foi finalmente libertado. Sua trajetória de vida, marcada por lutas em defesa dos direitos humanos, serve de inspiração até os dias de hoje.

Leia também: 17 mulheres que marcaram a história do Brasil

Não à toa, 18 de julho é comemorado o Dia Internacional Nelson Mandela. Nesse dia, as pessoas são convidadas a refletirem sobre a igualdade entre as raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade. 

O que podemos aprender com Nelson Mandela?

A fotógrafa e escritora Antoinette Haselhorst conversou com várias pessoas sobre Nelson Mandela. A eles, ela fez uma pergunta simples: “O que você acha que a humanidade pode aprender com os valores e virtudes de Mandela?”

“Perdão. Se toda as pessoas do mundo se tornassem amigas das pessoas que elas mais odeiam, elas e o mundo seriam mais felizes.

– Richard Branson

“Ele nos ensinou a ter dignidade em face da adversidade, orgulho em sua herança e direitos humanos; uma combinação de Malcolm X e Martin Luther King.”

– Trevor Nelson

“Ele nos ensinou a importância de se compartilhar. Ele é um homem extraordinário, mas ele nunca trabalhou como agente único. Ele nos ensinou que, com a ajuda de outras pessoas, você pode deixar sua marca no mundo. Eu aprendi que todos nós devemos brilhar e, ao nos escondermos, você não pode servir ao mundo. Eu aprendi que a dedicação e o altruísmo são muito mais poderosos do que simplesmente dizer às pessoas que você quer “fazer a diferença”.

Kathi Scott

“Sua luta ao longo da vida pela liberdade, justiça e fraternidade inspirou gerações. A humanidade pode aprende muito de seus valores e virtudes— sua humildade, disciplina e compaixão. Ele simplesmente emana bondade e graça.”

– Boris Johnson

Confira, na galeria abaixo, algumas frases marcantes de Nelson Mandela:

  • Canva.com Canva.com

    “Os tolos se multiplicam quando os sábios ficam em silêncio.”


  • Canva.com Canva.com

    “Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão.”


  • Canva.com Canva.com

    “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”


  • Canva.com Canva.com

    “Sempre parece impossível, até que seja feito.”


  • Canva.com Canva.com

    “A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.”


  • Canva.com Canva.com

    “A grandeza da vida não consiste em não cair nunca, mas em nos levantarmos cada vez que caímos”


  • Canva.com Canva.com

    “Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”


  • Canva.com Canva.com

    “Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável.”


  • Canva.com Canva.com

    “Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado.”


  • Canva.com Canva.com

    “Ser livre não é apenas quebrar as próprias correntes, mas viver de uma maneira que respeite e aumente a liberdade dos outros.”