O que podemos aprender com Nelson Mandela?

18 de julho é comemorado o Dia Internacional Nelson Mandela. Confira algumas frases marcantes dessa grande personalidade!

Douglas Ferreira | 18 de Julho de 2021 às 08:00

-

Depois de  27 anos preso, em 11 de fevereiro de 1990 Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e ativista contra a segregação racial, foi finalmente libertado. Sua trajetória de vida, marcada por lutas em defesa dos direitos humanos, serve de inspiração até os dias de hoje.

Leia também: 17 mulheres que marcaram a história do Brasil

Não à toa, 18 de julho é comemorado o Dia Internacional Nelson Mandela. Nesse dia, as pessoas são convidadas a refletirem sobre a igualdade entre as raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade. 

O que podemos aprender com Nelson Mandela?

A fotógrafa e escritora Antoinette Haselhorst conversou com várias pessoas sobre Nelson Mandela. A eles, ela fez uma pergunta simples: “O que você acha que a humanidade pode aprender com os valores e virtudes de Mandela?”

“Perdão. Se toda as pessoas do mundo se tornassem amigas das pessoas que elas mais odeiam, elas e o mundo seriam mais felizes.

– Richard Branson

“Ele nos ensinou a ter dignidade em face da adversidade, orgulho em sua herança e direitos humanos; uma combinação de Malcolm X e Martin Luther King.”

– Trevor Nelson

“Ele nos ensinou a importância de se compartilhar. Ele é um homem extraordinário, mas ele nunca trabalhou como agente único. Ele nos ensinou que, com a ajuda de outras pessoas, você pode deixar sua marca no mundo. Eu aprendi que todos nós devemos brilhar e, ao nos escondermos, você não pode servir ao mundo. Eu aprendi que a dedicação e o altruísmo são muito mais poderosos do que simplesmente dizer às pessoas que você quer “fazer a diferença”.

Kathi Scott

“Sua luta ao longo da vida pela liberdade, justiça e fraternidade inspirou gerações. A humanidade pode aprende muito de seus valores e virtudes— sua humildade, disciplina e compaixão. Ele simplesmente emana bondade e graça.”

– Boris Johnson

Confira, na galeria abaixo, algumas frases marcantes de Nelson Mandela: