O oceano não é mais azul e risco de extinção é real; entenda o fenômeno

A mudança na cor dos mares foi detectada através da análise de imagens feitas por satélite.

Cadu Guarieiro | 24 de Julho de 2023 às 20:12

A mudança na cor dos mares foi detectada através da análise de imagens feitas por satélite. - Imagem: Zuberka/iStock

Através da análise de imagens feitas por satélites nas últimas duas décadas, pesquisadores americanos e ingleses detectaram um fenômeno bastante curioso: a água dos oceanos está ficando verde. De acordo com os especialistas, 56% do oceano já não é mais azul. Além de inusitado, essa mudança de cor nos mares, causada pelas mudanças climáticas, pode causar um efeito devastador na natureza.

Leia também: Inteligência artificial: robô capaz de cuidar de idosos é promessa da tecnologia.

O estudo publicado na revista científica Nature afirma que o aquecimento gerado na água aumenta a produção dos fitoplânctons, organismo microscópicos que fazem fotossíntese a partir da clorofila verde, explicando desta maneira o tom esverdeado dos oceanos.

Porém, além da alteração da cor dos mares, uma maior população de fitoplânctons pode criar zonas mortas hipóxicas, isto é, grandes extensões de água que contêm pouquíssimo ou nenhum oxigênio. Ocasionando assim no sufocamento e morte de animais marinhos em meio às manchas verdes.

 

Em 2018, uma pesquisa publicada na revista Sciente, indicou que o tamanho das áreas esverdeadas e sem oxigênio em mar aberto ficaram quatro vezes maiores desde meados do século XX.

Apesar das notícias em um primeiro momento serem bastante desanimadores, os cientistas contam que serão necessárias aproximadamente mais três décadas de estudo para entender quais são as reais mudanças no ecossistema dos oceanos.

"Em conjunto, esses resultados sugerem que os efeitos das mudanças climáticas já estão sendo sentidos nos ecossistemas microbianos marinhos de superfície, mas ainda não foram detectados", escreveram os pesquisadores.

Ainda que não se saiba a causa específica do fenômeno com exatidão, é possível afirmar que a mudança de cor tem maior destaque nos oceanos tropicais, próximos à Linha do Equador, o que sugere alguma mudança abaixo das ondas.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

oceano azul verde fotonssíntese fitoplânctons organismo microscópico mar clorofila verde

Leia também

Ator da Globo sofre acidente e preocupa fãs

Você sabia que 4 famosos desistiram de embarcar no Titanic? Saiba quem são!

5 curiosidades sobre o Titanic que pouca gente sabe

Submarino desaparecido: descubra quem eram os 5 bilionários a bordo da expedição ao Titanic

Poluição do oceano Atlântico por plástico é maior do que se imaginava, aponta pesquisa

Os campeões aquáticos do reino animal