O que é dorama? Saiba o significado da palavra do momento

Entenda o que é dorama e saiba as diferenças dessas produções para as novelas e séries que conhecemos.

Gabriela Botafogo | 16 de Dezembro de 2022 às 19:00

-

Você provavelmente já ouviu falar sobre dorama. Mas você sabe o que significa essa palavra? Dorama é o nome dado às séries de televisão produzidas em países asiáticos como, por exemplo, Japão, China, Coreia do Sul, Tailândia e Taiwan. Mas nem sempre foi assim. Inicialmente, o nome dorama era usado para se referir apenas às séries de drama japonesas, mas hoje o termo se popularizou e engloba as produções de diversos países asiáticos.

Embora muitas pessoas digam que doramas são "novelas orientais", não é bem assim. Essas produções têm um formato mais parecido com as séries norte-americanas, possuindo poucos personagens e episódios.

Os episódios dos doramas geralmente são semanais e a história gira em torno de um único núcleo e não vários núcleos como nas séries americanas e novelas brasileiras que estamos acostumados a assistir aqui no Brasil. Cada episódio costuma durar pouco mais longos do que 40 minutos.

Diferente das novelas brasileiras, os doramas não têm centenas de episódios e tendem a ser mais curtos, contando normalmente com 10 a 20 episódios. O dorama sul-coreano "Descendentes do Sol" (2016), por exemplo, tem apenas 16 episódios. 

Assim como todas as séries e novelas, existem doramas de todos os gêneros: romance, comédia, comédia romântica, policial, ficção científica, terror, suspense, escolar etc.

Qual é o significado de dorama?

O nome dorama tem origem da palavra "drama". No Japão, a pronúncia da palavra "drama" soa como "dorama", então por isso o nome. Assim, dorama se tornou o nome das produções dramáticas asiáticas.

Tipos de doramas

Como originalmente o nome dorama foi usado para se referir somente às séries japonesas, foram criados nomes para se referir a cada tipo de dorama de acordo com a sua nacionalidade:

Agora que você já sabe o que é dorama, que tal conferir a nossa lista com 15 doramas dublados disponíveis na Netflix e maratone nesse final de semana!

Doramas