7 melhores filmes sobre mulheres que fizeram história

O mundo foi marcado por mulheres que fizeram história, e algumas delas podem ser conhecidas através do cinema. Confira os melhores filmes sobre elas.

Laura Oliveira | 12 de Agosto de 2022 às 12:00

- insta_photos/iStock

O dia da mulher é todo dia! E para comemorar nós temos o ano inteiro. Por isso, fizemos uma seleção de ótimos filmes que retratam vidas de mulheres que fizeram história no Brasil e no mundo inteiro, contribuindo para as evoluções de diversos âmbitos da humanidade. 

Infelizmente, grande parte delas não foram reconhecidas por muitos anos. Porém, é o momento de dar o devido crédito a elas. Inspire-se com as decisões, os pensamentos e o legado que essas personalidades maravilhosas nos deixaram.

Leia também: Top 20 filmes mais aguardados de 2023

1. Amelia

Amelia Earhart foi a primeira mulher aviadora do mundo! Se não bastasse ser a primeira a pilotar um avião, Amelia decide embarcar na aventura de dar a volta ao mundo pelos ares. Essa mulher forte e destemida, apaixonada por aviação desde criança, encontra muitos obstáculos pelo caminho, mas não desiste de seus objetivos. Conheça a história de desafios e aventura que a americana Amelia, interpretada por Hilary Swank, viveu nos anos 1920-1930. Vale dizer que o filme é dirigido também por uma mulher, a indiana Mira Nair.

2. As sufragistas

Para nós, mulheres, nada foi fácil. Para ter o direito ao voto, inclusive, foi preciso muita luta e coragem; em todo o mundo. E é sobre esse momento histórico vivido na Inglaterra que As Sufragistas trata. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de vida de mulheres que tinham direitos básicos negados e que precisavam ter o direito de votar para mudar essa realidade. Confira os dificuldades e repressões que elas passaram para que pudessem ser ouvidas. No elenco, mulheres talentosas como: Meryl Streep, Helena Bohan Carter e Carey Mulligan. 

3. Nise – O Coração da Loucura

Para mudar a realidade dos hospitais psiquiátricos, Nise da Silveira teve que enfrentar muita resistência. Mas, essa brasileira não desistiu em aplicar uma nova maneira de tratar esquizofrenia, por meio do amor e da arte. Suas ideias não foram bem aceitas pela equipe do hospital, mas com o tempo os resultados puderam ser comprovados. Portanto, não deixe de ver todo o percurso desse trabalho importante que Nise deixou como legado para a Psiquiatria. No papel principal, a incrível Glória Pires. 

4. A Guerra dos Sexos

A Guerra dos Sexos traz o cenário sexista dos torneios de tênis nos Estados Unidos dos anos 1970. Billie Jean King é uma grande tenista que, na época, era líder no ranking mundial e precisa provar que era tão boa, ou melhor, do que os homens, já que ganhavam bem menos do que eles e tinham menos prestígio; parece que nada mudou, não é mesmo? Para isso, precisa aceitar o desfio do tenista aposentado e fanfarrão Bobby Riggs. A disputa toma proporções mundiais e se torna um símbolo pela busca pela igualdade no esporte. Veja a atuação de Emma Stone e o desfecho desse momento histórico.

5. Estrelas Além do Tempo

O talento e a capacidade dessas mulheres são infinitos. Mas Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson lutaram muito para serem reconhecidas e ouvidas como verdadeiras profissionais. Vivendo no auge das segregação racial, elas precisavam trabalhar e estudar mais do que os outros para serem levadas a sério. Porém, elas não se abateram e foram responsáveis por um dos principais êxitos da NASA durante a corrida espacial. Descubra os desafios que essas mulheres tiveram que superar por meio da interpretação brilhante de Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe.

6. Marielle, o Documentário

Um crime com muitas perguntas e nenhuma resposta. O documentário "Marielle" acompanha os anos de investigação sobre o assassinato da socióloga, ativista dos direitos e vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e Anderson Gomes, seu motorista. O crime que aconteceu em 2018 segue sendo um dos mais comentados em todo o país, mas ainda não foi solucionado.

7. Radioactive

O filme interpretado pela atriz Rosamund Pike mostra as dificuldades enfrentadas por Marie Curie, uma cientista polonesa que vivia em uma época em que mulheres não ocupavam tais espaços. A cientista foi responsável pela descoberta do rádio e do polônio, que a enrederam um Nobel de Química e uma fama mundial, sendo referência até hoje para cientistas.

Se você gostou dessa lista de filmes, aproveite e conheça também 5 séries perfeitas para assistir de uma vez só!


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

filmes dia internacional da mulher mulheres mulheres que fizeram história