6 países que aceitam a nota do Enem: como se inscrever?

Saiba como você pode aproveitar a sua nota do Enem para estudar em faculdades internacionais

Laura Oliveira | 16 de Junho de 2023 às 14:17

O Enem é a principal porta de entrada par ao Ensino Superior - Imagem: SeventyFour/iStock

O Enem 2023 está chegando e é esse o momento perfeito para avaliar todas as suas possibilidades. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma importante avaliação realizada anualmente no Brasil, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio e servir como critério de seleção para ingresso no Ensino Superior.

Além de ser utilizado para acesso às universidades brasileiras, o Enem também tem sido reconhecido por diversos países ao redor do mundo como uma forma de avaliação qualificada. Veja abaixo alguns dos países que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de avaliação.

Países que aceitam a nota do Enem

A nota do Enem tem se tornado um importante instrumento para estudantes brasileiros que desejam buscar oportunidades de estudo no exterior.

1. Portugal

Portugal é um dos países mais populares entre os estudantes brasileiros que desejam buscar uma formação no exterior.

O país possui diversas universidades renomadas que aceitam a nota do Enem como critério de seleção. Algumas instituições de destaque incluem a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra.

Para ingressar em uma universidade portuguesa utilizando a nota do Enem, é necessário que o estudante faça sua candidatura por meio do sistema de acesso ao ensino superior de Portugal (Concurso Nacional de Acesso). Além da nota do Enem, podem ser exigidos outros documentos e requisitos específicos de cada instituição.

2. França

Para estudar na França com a nota do Enem, é necessário uma apresentação de aprovação em uma instituição de nível superior brasileira reconhecida pelo MEC, sendo pública ou privada. E, além disso, a aprovação deve ser em um curso relacionado ao pretendido no país europeu. 

Além disso, os candidatos devem possuir proficiência no idioma francês pelo menos no nível B2 (avançado na fala, escrita e ótima compreensão de textos complexos), e boas notas no histórico escolar. 

Algumas universidades que aceitam o Enem são:

3. Irlanda

A Irlanda é um dos países que aceita brasileiros em universidades com a nota do Enem. E, além desta nota, o estudante brasilerio deve:

Algumas das universidades que aceitam a nota do Enem são a University College Dublin, University College Cork e a National College of Ireland.

4. Reino Unido

No Reino Unido, os pré-requisitos, além da nota do Enem, vão variar de acordo com a universidade. Em cada site, você pode ver o que as instutições pedem. Confira:

5. Estados Unidos

Nos Estados Unidos, uma das universidades mais famosas está na lista. A NYU (New York Univertisty), em Nova York.

Para ingressar nesta universidade, os candidatos devem apresentar o certificado de conclusão do ensino médio, a nota do Enem e um dos exames de proficiência em inglês, como o TOEFL, IELTS Academy, iTEP, dentre outros. Além desta, outras universidades aceitam a sua nota do Enem. São elas:

6. Canadá

Outra famosa universidade está na lista de universidades estrangeiras que aceitam a nota do Enem, a University of Toronto, no Canadá. Lá, também é necessário apresentar o histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio e certificado de proficiência em inglês no nível sênior. 

Além da famosa universidade de Toronto, as universidades canadenses que permitem ingresso através do Enem são: 

É importante lembrar que a validade da nota do Enem no exterior varia de acordo com cada instituição.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

enem países que aceitam nota do Enem universidade

Leia também

Edital Enem 2023 é divulgado: veja datas e regras dessa edição para não passar sufoco

7 técnicas de estudo que vão te ajudar a passar no vestibular

15 dicas de como escrever uma boa redação