Faça uma busca
|
Publicado em: 27 de maio de 2021

Por que gostamos tanto de assistir reality show? Psicanalista explica

O ex-BBB e atual participante do “No Limite”Kaysar Dadour e Thiago Bertoldo, do Power Couple”, contam o porquê aceitaram participar de reality shows

Imagem: iStock

Estamos vivendo um momento diferente em nossas vidas. O mundo está mudado ou alterado, o jeito que nos relacionamos e consumimos mudou. Essas mudanças também interferem no tempo que vemos televisão, no tempo que ficamos com as nossas famílias e navegamos nas redes sociais. Por exemplo, o reality show Big Brother Brasil, exibido por 100 dias pela Rede Globo, bateu recordes de audiência e colocou em pauta assuntos importantes como, por exemplo, a cultura do cancelamento, o machismo e a busca pela beleza. 

Leia também: Participantes ‘No limite’: saiba quem são os ex-BBBs

A campeã do BBB 21, Juliette Freire, é um fenômeno, um verdadeiro sucesso. Só no seu perfil oficial do Instagram ela conquistou mais de 29 milhões de seguidores.

Conversamos com o Dr. Junior Silva, Psicanalista, Hipnólogo e Coach, sobre reality shows e como o programa mexe com a sociedade como um todo.

“Quando entramos num reality nossa vida vai para vitrine da vida, entramos na intimidade de milhões de brasileiros que irá buscar alguém para amar, odiar, sorrir, chorar e até mesmo excluir e julgar. Quando as pessoas são excluídas e julgadas no reality, ela está fazendo isso com aqueles que a ferem no seu dia a dia e não conseguem mudar ou resolver. Quem nunca foi humilhado como o Lucas pela vida e pelas pessoas, e não teve força ou oportunidade de resolver? Quando cancelaram a Carol Conka, todos cancelaram os que os maltratam, uma forma de alívio de suas dores é defender alguém que pode através de um voto ou deixar de seguir”, explica Dr. Junior. 

Confira a entrevista completa a seguir!

O que as pessoas buscam ao assistir esse tipo de programa?

Dr. Junior Silva: As pessoas buscam diversão, mas também se comparam, julgam, criam laços. Queremos ver como os famosos ou anônimos se comportam. Fazemos uma comparação com a nossa realidade e que às vezes pode até gerar inveja. O ser humano gosta de analisar a vida de outras pessoas, comentar sobre e se comparar!

Por que nos espelhamos em pessoas que participam de reality?

Dr. Junior Silva: Quando vemos a ganhadora do BBB21 Juliette Freire, por exemplo, podemos ver uma mulher forte e justa. Pois, todos querem pessoas justas, resilientes, entre outras qualidades, do seu lado. Queremos ter pessoas como ela ao nosso lado e queremos ser iguais a ela para vencer na vida. Aí nosso voto vai para aqueles que desejamos ser próximos e também nos inspiramos. Ela é o reflexo de muitos que não conseguem ter voz na vida e isso inspira muitas pessoas.

Ser brincalhona e divertida traz a imagem do brasileiro, porque queremos gente assim do nosso lado. A sinceridade dela para muitos lá dentro fazia com que ela fosse chata, mas para muitos aqui fora uma pessoa justa.

Por que normalmente o reality tem grande audiência e causa interesse no público?

Dr. Junior Silva: Todo mundo gosta de observar a vida das outras pessoas, seja para se comparar ou para apenas comentar. Gostamos de ver e contar histórias, queremos fazer parte.

Dr. Junior, por que as pessoas gostam de ver brigas em reality?

Dr. Junior Silva: Todo mundo gosta de um final feliz. Mas o que é um final feliz se não tiver uma adrenalina antes, e uma história de dificuldades e conflitos? Ver conflitos e briga gera em nós uma adrenalina enorme, causando curiosidade de como será o final. Se a gente olhar as próprias novelas, ela sempre vai ter um final feliz, mas com um bom conflito que gera adrenalina na trama.

Por exemplo, no Power Couple, que traz a proposta de testar afinidade do casal, de ver como o casal lida com as adversidades propostas pelo programa e pelo convívio com outros casais, muitas vezes com personalidades diferentes, e isso vai trazer à tona a afinidade que o casal tem na sua vida real.

O interesse do público, por muitas vezes de uma forma inconsciente, não é ver a briga, mas como o casal resolve as brigas. Por exemplo: Será que é igual lá em casa? Como aquele artista trata a esposa (o) quando ele(a) está bravo(a)? É igual como meu esposo(a) me trata? Ter briga, conflito e situações difíceis no reality é o caminho para ver como se resolve tudo isso também, seja com famosos ou com pessoas anônimas.

Existe um segredo para conquistar o participante conquistar o público?

Dr. Junior Silva: Uma personalidade forte ou fraca não atrapalha e nem ajuda num reality, pois o telespectador procura o autêntico, e não o que se faz de forte. Simplesmente porque ela foi o que todos querem ter por perto e o que todos gostam em alguém. Por exemplo, a Juliette com seu jeito conquistou o que precisava: o povo.

Famosos em reality show

Kaysar Dadour

Kaysar Dadour
Imagem: Divulgação/Kaysar Dadour

Em 2018, Kaysar Dadour participou da décima oitava temporada do Big Brother Brasil e ficou em segundo lugar. No BBB ele se destacou muito e chamou a atenção do público com sua história, garra e superação. Kaysar entrou para a história do programa também no quesito resistência. Kaysar, ao lado de Ana Clara, permaneceram na prova de maior duração da história do reality. Foram 43 horas em uma plataforma giratória, protegidos por um cinto de segurança. No fim, a produção decretou empate.

“Eu entrei no BBB com um sonho. Eu queria ganhar e trazer minha família para o Brasil, estava há 8 anos sem ver eles. Graças a Deus eu consegui trazer minha família e fiquei em segundo lugar. O programa me abriu portas e sou muito grato por tudo que vive e conquistei”, relembra Kaysar, ator e cantor.

Leia também: “No Limite”: educador físico revela como foi treinamento de Kaysar Dadour

Após sair do programa foi convidado para alguns testes para atuação e fez sua estreia como ator no filme Carcereiros. No ano seguinte ele integrou o elenco da novela Global Órfãos da Terra, interpretando o capanga Fauze e também participou do Quadro “Dança do Famosos”, do Domingão do Faustão, e foi campeão.

Em 2020, interpretou Mikhail na série “Galera FC”, exibida pelo canal Warner Brasil, além de gravar mais uma temporada de Carcereiros. Em 2021, além da carreira musical – ouça aqui -- ele também gravou séries e filmes e agora está participando do reality Global “No Limite”

"Sempre tive vontade de me desafiar e participar de um outro reality. Em fevereiro desse ano fui convidado para participar do No Limite e fiquei extremante feliz. Estou muito feliz, animado e ansioso com esse novo desafio! Conto com a torcida e o apoio de vocês! Vamos com tudo, caracos!”, contou antes de entrar no confinamento Kaysar.

Antes de entrar no confinamento, Kaysar gravou uma série especial. Ele uniu algumas das suas grandes paixões e criou um novo projeto. O Kaysar Rambour é uma série de comédia e muita aventura.

“A ideia de criar o personagem veio após receber o convite para parcelar do No Limite. Pensei em um personagem cômico com uma personalidade aventureira. Estou muito feliz e ansioso para as pessoas assistirem”, conta Kaysar.

Thiago Bertoldo

Imagem: Cris Santoro

O cantor Thiago Bertoldo, que faz dupla com a Thaeme, está participando do reality Power Couple, transmitido pela Record TV, ao lado da sua namorada Geórgia Fröhlich. Em comemoração a esse novo desafio, Thiago lançou o single “Seguro as Pontas.

Além de ser uma homenagem a seu relacionamento com Geórgia Fröhlich e servir de trilha sonora do reality, também é uma collab do casal, onde Thiago assina a produção musical e Geórgia a direção geral e roteiro do videoclipe. Juntos desde o início de 2020, o casal, que se completa e é parceiro para tudo, uniu suas profissões para fazer todo conteúdo dessa faixa.

Thiago ficou responsável por toda a parte de áudio, junto do produtor musical Thiago Marques, e Geórgia, que é produtora, atriz e jornalista, dirigiu e roteirizou o videoclipe, que teve direção de fotografia de Jon Ricciardo.

“Sempre fomos discretos, nunca abrimos muito sobre a nossa intimidade, mas já que topamos esse desafio do programa, nada mais justo do que marcar essa fase com música, que é a minha profissão e o que sei fazer de melhor”, descreveu Thiago antes de entrar no programa.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close