Durante festivais, é fundamental ter atenção para evitar furtos ou acidentes. Confira algumas dicas.
Nesta quinta (19) começa a segunda semana de shows do Rock in Rio 2024. Embora a edição comemorativa de 40 anos do festival prometa momentos memoráveis, os primeiros dias de evento resultaram em mais de 400 registros de boletim de ocorrência em várias delegacias do Rio de Janeiro.
A principal queixa é de furtos de celulares, mas será que é possível curtir o festival sem preocupações? Confira algumas dicas para evitar problemas durante os shows.
Você também pode gostar:
Cuidados para tomar durante o Rock in Rio
Ter atenção a alguns fatores pode evitar perrengues, confira algumas dicas.
1. Não deixe o celular em lugares de fácil acesso
Se você precisar guardar o aparelho para ir ao banheiro ou assistir às apresentações, não guarde o celular no bolso da roupa ou de bolsas e mochilas. O ideal seria usar uma doleira/porta dólar, que é um tipo de pochete que ficar por baixo da roupa e é mais difícil de outra pessoa mexer.
2. Cuidado com multidões
Alguns dos relatos das pessoas que tiveram seus celulares furtados detalharam que os criminosos aproveitaram os momentos de multidão para pegar os dispositivos, pois o público costuma ficar mais vulnerável e distraído. Então, como o Rock in Rio é muito cheio, é muito importante ter cuidado o tempo todo, mas redobre a atenção quando o ambiente estiver lotado e evitar usar o aparelho nessas ocasiões.
3. Use cordões de bolso ou pescoço
Você pode colocar um cordão de bolso ou pescoço na capa do celular, o te dá mais firmeza ao segura e dificulta que alguém puxe o aparelho. Além disso, pode evitar quedas e danos!
4. Desinstale aplicativos de bancos
O recomendado também é remover temporariamente os aplicativos de bancos dos celulares, pois em caso de furto você reduz o prejuízo. Um homem entrevistado pela matéria do G1 contou que após o roubou, perdeu mais R$16 mil através de transações digitais, então tente levar dinheiro físico ou cartão de crédito.
5. Apague informações bancárias
Alguns outros aplicativos, como Uber e iFood, também salvam dados de cartões e contas, portanto apague essas informações também.
6. Contrate um seguro de celular
Se você não quer mesmo correr risco de ter o prejuízo de perder ou quebrar seu celular, pode ser interessante investir em um seguro.
7. Anote o IMEI
O IMEI é um número que pode ser encontrado na caixa do celular ou discando *#06#. Caso você seja furtado, pode informar o seu código no aplicativo Celular Seguro e o aparelho passará a ser inutilizável, evitando transações ou outros problemas.
Vale ressaltar também que o governo do Rio está implantando medidas para aumentar a segurança do público, então tenha bastante atenção, mas não deixe de aproveitas as apresentações!
Confira também: Dia das crianças: veja 5 dicas de brinquedos que ela vão amar