Saiba como sobreviver a todos os blocos de carnaval

Antes de correr para a folia, veja como sobreviver às horas atrás dos blocos de carnaval com essas dicas simples e super eficazes!

Texto escrito originalmente por Amanda Santos e atualizado por Laura Oliveira | 23 de Fevereiro de 2020 às 18:00

klebercordeiro/iStock -

É Carnaval! Hora de entrar na maratona dos blocos e cair na folia. Mas para sobreviver ao dias de intensa diversão, é preciso estar preparado. Sair atrás de vários blocos de carnaval até a quarta-feira de cinzas é uma aventura e tanto, que exige fôlego e muita animação.

Além disso, em cidades como Rio e São Paulo, algumas pessoas emendam os blocos com os desfiles das escolas de samba. Por isso, é importante ficar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença para os foliões nesses dias de muita movimentação.

Leia mais: Quando é o Carnaval 2023? Saiba que dia é feriado e os dias da folia

6 dicas para sobreviver a todos os blocos de Carnaval

Desde como manter-se hidratado, evitar indigestão e até dicas de segurança para se proteger de possíveis roubos e furtos, nenhum cuidado é desnecessário. Assim, para te ajudar a evitar imprevistos e não ficar sem energia no meio da folia, listamos 7 dicas fundamentais para cair na folia.

1. Comece com um suco energizante

A combinação perfeita para curtir o carnaval é disposição e alegria. E, para impedir que o cansaço chegue antes do previsto, uma dose extra de energia pode ser a solução. Alguns legumes, como a beterraba, podem ser o reforço que você precisa. Ela possui um pigmento chamado betaína que garante a diminuição da fadiga muscular. Juntamente com o gengibre, um alimento termogênico, é possível fazer um suco energizante. Assim, sua animação estará garantida.

2. Hidrate-se

Nessa época do ano, o calor é muito forte em todo o Brasil e a desidratação é um perigo real durante a folia. Por isso, separamos algumas soluções práticas para você estar sempre bem hidratado. 
Adquira uma garrafinha térmica para levar água gelada de casa. Deixe na geladeira de um dia para o outro. Mesmo com o calor, ela manterá a água gelada por um bom tempo.

3. Se alimente entre um bloco e outro

Passar horas pulando e dançando pode levar a um grande desgaste físico. Porém, você pode repor toda essa energia consumindo os alimentos certos. Se ainda não está com muita fome, coma algumas oleaginosas: amendoim, castanhas, nozes etc. Além de trazer saciedade, são incríveis fontes de energia. Frutas também são ótimas opções para aguentar até a hora do almoço. Leve algumas frutas picadas em um recipiente de plástico e saboreie antes de reiniciar a folia.

4. Selecione bem o que comer

Durante os dias de carnaval, muitos estabelecimentos fecham. Por isso, não é muito fácil ter boas opções para almoçar ou fazer um lanche mais reforçado. Se não houver jeito, evite consumir alimentos à base de maionese ou de difícil digestão. Assim você não correrá o risco de passar mal na rua. Se preferir, leve um lanche saudável de casa para evitar alimentos de difícil digestão.

5. Esconda o dinheiro

Infelizmente, temos que contar com os imprevistos que podem acontecer, como furtos e assaltos. Portanto, evite colocar todo o seu dinheiro e documentos em um único lugar. Separe o dinheiro do transporte, o da alimentação, o da reserva e coloque em bolsos diferentes.

A pochete pode ser uma grande aliada nessa situação. Deixe-a sempre virada para frente e evite abrir a todo momento. Com esses cuidados você poderá curtir tranquilamente sem ter medo de ficar sem lenço e sem documento no meio da rua! 

6. Atenção para o calçado

Sabemos que nem toda fantasia combina com um tênis de corrida. Mas saiba que esse calçado pode te salvar de inúmeros problemas nos pés. Se você substituir a sapatilha ou o chinelo pelo tênis, estará fazendo um bom negócio. Além de te proteger de cacos de vidro no chão, ou outros materiais cortantes, ele também pode evitar dores futuras nas articulações.

O sistema de amortecimento desses calçados impedirá que você tenha dores nos joelhos e na lombar, por exemplo. Além disso, dará mais firmeza aos seus pés e conforto para pular por horas seguidas. Avalie essa possibilidade!

7. Evite bebidas alcóolicas

Se você quiser beber algo diferente enquanto pula atrás do trio, experimente preparar chás gelados ou sucos. Porém, evite os chás diuréticos, como o chá preto. Sucos também podem ser uma boa opção; confira algumas receitas de sucos refrescantes. A água de coco, por exemplo, possui nutrientes essenciais para o corpo. Inclusive, ela pode ajudar no combate a cãibras e no controle da pressão alta. 
Não esqueça de levar um canudinho de alumínio ou um copo reutilizável para se hidratar na rua.


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

carnaval