Saiba o que é tereré e aprenda a fazer a bebida que conquistou Cauã Reymond

Feita a base de erva-mate e plantas medicinais, a bebida Tereré é natural do Paraguai e já foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade

Rafaella Gazzaneo | 31 de Janeiro de 2023 às 16:55

- RHJ/istock

Tereré é uma bebida ancestral, servida fria e feita a partir da erva-mate e plantas medicinais. Saborosa e refrescante, geralmente é mais consumida nos meses mais quentes do ano e traz inúmeros benefícios à saude pois a erva-mate é rica em vitaminas B, C e E. Além disso, a erva também possui cafeína em sua composição, o que auxilia na circulação sanguínea. Estudos comprovam que o consumo de tereré também pode auxiliar na perda de peso, dedivo à função termogênica da erva. Rica em antioxidantes, o consumo de tereré é um ótimo aliado no combate à doenças e um diurético natural de qualidade.

Existem diversas versões históricas sobre a invenção do Tereré, uma delas é que teria acontecido durante a Guerra do Chaco, duelo entre Bolívia e Paraguai em meados dos anos 30. A lenda diz que soldados de ambos os lados apreciavam beber erva-mate quente, porém, para que não precisassem usar fogo e denunciar sua posição eles optaram por beber a erva-mate fria mesmo. Tecnicamente, essa história ocorreu na região de Ponta Porã, que hoje pertence ao Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul. Outra hipótese é que teria sido inventada pelos povos guaranis, antes da invasão e colonização dos povos.

O que é lenda e o que é verdade nós não sabemos com certeza, porém, sabemos que o tereré é uma bebida tradicional do Paraguai. Inclusive, em 2020, o país sul-americano conquistou o reconhecimento global de "Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade" fornecido pela Unesco dado às "Práticas e Saberes Tradicionais do tereré na cultura Pohã Ñana". 

O teteré é muito consumido no estado de Mato Grosso do Sul, onde está sendo gravada a nova novela de horário nobre da Globo. Cauã Reymond, um dos protagonistas da novela, também está lá para as gravações e já se rendeu à bebida mais querida da região e até compartilhou em suas redes sociais. Confira:


E aí, curtiu esta notícia? Então siga a gente em nossos perfis no FacebookInstagramTwitter e Pinterest  para conferir muito mais!