Sem coelho e até vestido de bruxa, veja como a Páscoa é comemorada pelo mundo

Você sabia que em muitos lugares não se comemora a Páscoa com chocolates e coelhos?

Carol Ávila | 31 de Março de 2023 às 14:37

- Imagem: Lobro78 / iStock

A Páscoa brasileira é simbolizada pela sua fartura de doces e celebrações familiares ao redor do país. Mas nem toda cultura celebra o feriado com ovos de chocolate e coelhos de Páscoa. Confira abaixo as diferentes celebrações de Páscoa ao redor do mundo:

Espanha

Imagem: vanbeets / iStock

 

Na Espanha, durante a Semana Santa, a Páscoa é celebrada por 7 dias inteiros. As celebrações começam durante a última semana da Quaresma e são marcadas por grandes desfiles religiosos em quase todas as cidades do país.

As pessoas desfilam pelas ruas em trajes específicos, com carros alegóricos religiosos retratando diferentes cenas da Bíblia, muitas vezes acompanhados por música ao vivo. As passeatas mais conhecidas acontecem nas cidades de Valladolid, Sevilha e Granada.

Guloseimas como torrija, pestiños e bolos também são populares para as celebrações de Páscoa espanholas.

Alemanha

Imagem: LianeM / iStock

 

Na Alemanha, consideram-se feriados nacionais a Sexta-feira Santa e a Segunda-feira de Páscoa. As comemorações incluem acender fogueiras durante o pôr do sol no Sábado Santo.

Algumas cidades alemãs transformaram a "osterfeuer" (fogueira de Páscoa) em festividades com barracas de salsichas, vinhos e parques de diversões, enquanto outras comunidades enfiam enormes fardos de palha em uma roda de madeira, colocam fogo e rolam morro abaixo (conhecido como o Oterrad).

Outras tradições incluem decorar uma "árvore de Páscoa" com ovos pintados à mão, conhecidos como Ostereierbaum.

Austrália e Nova Zelândia

Imagem: Bastetamn / iStock

 

No Brasil, é comumente associado o animal coelho ao feriado da Páscoa. Porém, para os australianos e neozelandeses esse animal é considerado uma praga e, portanto, não simboliza uma época de festividades para as suas culturas.

Em vez disso, eles usam o feriado para celebrar um animal australiano em extinção chamado bilby. Ele tem orelhas compridas e se parece com um coelho, então eles chamam o animal de “Easter Bilby”.

Durante a semana da Páscoa, diversas atividades são realizadas pelas igrejas no Sul do pacífico, como observar o nascer do sol na manhã de Páscoa.

Etiópia

Imagem: Artush / iStock

 

Na Etiópia, as igrejas cristãs celebram a chamada "Faskia", que consistem nos 55 dias que antecedem o dia da Páscoa. Para o país, a Faskia tem maior importância do que o Natal, por exemplo. Durante este feriado, as pessoas passam 55 dias em jejum de carne e produtos de origem animal.

Na noite anterior à Páscoa, os cristãos viram a noite e, quando chega a manhã, começam a dançar e cantar músicas em celebração. Os etíopes passam o domingo de Páscoa nas missas e em suas casas, comendo e celebrando. 

Suécia e Finlândia

Imagem: TiinaKoo / iStock

 

As celebrações de Páscoa na Suécia e na Finlândia podem parecer, para os olhos brasileiros, um grande festival de Dia das Bruxas. 

Durante o feriado, as crianças suecas e finlandesas costumam se vestir como bruxas da Páscoa (chamadas de påskkärring) e vão de porta em porta pedir chocolates nas casas de seus bairros. Em troca, elas oferecem ramos de salgueiro decorados, pinturas e desenhos.

Colômbia

Imagem: Luis Echeverri Urrea / iStock

 

Na Colômbia, as celebrações de Páscoa prevalecem durante a Semana Santa mais do que no domingo de Páscoa. Geralmente, os colombianos tiram folga de seus trabalhos durante parte da semana ou até mesmo a semana inteira. 

Na cidade de Mompox, as mulheres participam das comemorações de Páscoa com suas melhores roupas e jóias mais caras, mostrando seu luto por Jesus Cristo. Já a região de Silvia é famosa pela comemorações indígenas, onde os colombianos se vestem com suas roupas tradicionais e cozinham comidas tradicionais de Páscoa.