Toblerone perde status de chocolate “suíço” e mudará embalagem; entenda motivo

Além de perder o status de chocolate suíço, a marca também não poderá mais usar imagem icônica da montanha do país em seu logotipo. Entenda o caso

Rafaella Gazzaneo | 7 de Março de 2023 às 16:00

- SlayStorm/istock

A marca toblerone, da barra de chocolate conhecida pelo formato triangular, será obrigada a mudar de embalagem, não poderá mais ser chamada de produto suíço e nem ter a icônica montanha Matterhorn em seu logotipo. Isso porque a marca decidiu transferir parte de sua produção para outro país.

Depois que o proprietário americano da marca Mondelez decidiu transferir parte de sua produção para Bratislava, capital da Eslováquia, as futuras embalagens do chocolate toblerone terão que apresentar um design genérico de montanha.

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A mudança deverá ocorrer devido as regras de marketing da Suíça, que não permitem que um produto tenha referência suiça sem ser produzido no país. “O redesenho da embalagem apresenta um logotipo de montanha modernizado, que se alinha com a estética geométrica e triangular”, afirmou o porta-voz da marca Mondelez ao jornal suíço Aargauer Zeitung.

Entenda a nova legislação do país

Ainda de acordo com a legislação Suiça, que entrou em vigor desde o ano de 2017, as empresas devem mostrar que seus produtos são "suficientemente suíços” para reivindicar esse rótulo, que há muito tempo é associado a produtos de prestígio, como os relógios suíços por exemplo.

Na época, autoridades suiças chegaram a citar estudos comprovando que uma associação com o país pode aumentar em até 20% o preço de um produto, ou até mais, se forem itens de luxo. Atualmente, os produtos alimentícios devem obter pelo menos 80% de suas matérias-primas na Suíça para se qualificarem como fabricados na Suíça.

No caso de leite e produtos lácteos, a porcentagem já atinge os 100%. Menos para o cacau, que é uma exceção pois se enquadra na categoria de itens naturais que não são produzidos localmente. Contudo, a marca do chocolate toblerone "Mondelez" não respondeu imediatamente ao pedido de comentário sobre a mudança de marca.


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