Após a morte de Silvio Santos, o governo decretou luto oficial. Veja o que isso significa
No último fim de semana, o Brasil inteiro lamentou a morte de Silvio Santos. Em meio a muitas despedidas e homenagens ao apresentador, o Presidente Lula decretou luto oficial de três dias no sábado (17), quando o falecimento do dono do SBT foi confirmado.
Mas afinal, o que esse decreto significa?
Você também pode gostar:
O que é o luto oficial?
O luto oficial é um decreto que visa homenagear uma pessoa que foi importante para a nação. Trata-se de um ato simbólico, que celebra a memória do falecido. Em órgãos públicos, as bandeiras são hasteadas a meio mastro.
Assim, por ser um ato simbólico, não é feriado e nem ponto facultativo. Além disso, também não há mudanças no funcionamento de repartições públicas. Portanto, o decreto é uma homenagem a Silvio Santos, mas que não altera bancos, comércios, escolas e universidades.
Vale lembrar que desde a primeira internação de Silvio Santos, a divulgação de informações sobre seu quadro de saúde foi bem restrita. E após a confirmação de seu falecimento, a Família Abravanel contou à imprensa que o apresentador desejava que "não explorassem sua passagem". Logo, tudo foi tratado com muita discrição.
Então, é muito importante respeitar sua decisão e celebrar o que Silvio Santos representou em vida. O seu enterro aconteceu em São Paulo no domingo (18) e foi uma cerimônia curta e privada, para pessoas próximas. Mas todo o povo brasileiro sentiu o impacto de sua partida, e muitos demonstraram seu apoio aos entes queridos e familiares através de mensagens e publicações nas redes sociais. E o seu nome ficará para sempre marcado na história do Brasil.
Confira também Estudo alerta que a fruta que você come pode estar contaminada; entenda