Se você começou a cultivar plantas em casa, provavelmente também percebeu que precisa de algumas ferramentas para facilitar o serviço. Felizmente a solução para a maioria dos casos é muito simples, sem a necessidade de comprar ferramentas para jardinagem caríssimas para plantar a sua cebolinha.

Confira 12 ferramentas para jardinagem improvisadas que te ajudam a economizar na hora de plantar:

1. Copos de papel

Se novas mudas andam sumindo do canteiro da noite para o dia, você certamente precisa de um escudo para protegê-las de pragas, como lagartas e lesmas. Com o intuito de evitar essas pragas, corte fora o fundo de um copo de papel e coloque-o sobre a muda. Não se esqueça de retirar o copo no dia seguinte!

2. Cinto de carpinteiro ou um cinto comum

Você provavelmente sabe que é cansativo ir e voltar do armário para buscar ferramentas que esqueceu por lá antes de cuidar das plantas, não é?

Turma da Mônica e Corpo Humano

Se você tem um velho cinto de carpinteiro, use-o para carregar todos os seus instrumentos de jardinagem –  barbante, ferramentas de mão, fita métrica e outros artigos afins. Durante um dia de jardinagem, você poupará viagens de ida e volta ao depósito.

Você também pode utilizar cintos comuns para isso: utilize os furos para pendurar ferramentas com barbantes. Também é possível produzir saquinhos de pano para as sementes e pendurá-las ali.

3. Uma velha mangueira

Um pedaço de mangueira velha ajudará a manter as pontas das ferramentas para jardinagem afiadas e impedirá que elas cortem acidentalmente. Use uma faca ou tesoura resistente para cortar a mangueira do tamanho da ponta da ferramenta. Enfie o pedaço de mangueira na ponta da ferramenta e aperte com barbante ou corda elástica. Para garantir uma camada protetora para o seu pé, quando estiver cavando, corte um pedaço de mangueira na largura da lâmina da pá ou do garfo, corte-o no sentido do comprimento e coloque-o sobre o cabo.

Veja também: Descubra como ter a sua própria horta dentro de casa

4. Sacos de chá

Cultive algumas sementes de grama num saquinho de chá molhado. A grama germinará rapidamente e as mudinhas poderão ser usadas para preencher pequenas partes sem vegetação do gramado.

5. Corda de algodão

Para deixar o cabo da pá ou de qualquer outra ferramenta de jardim mais confortável, enrole-o bem com um pedaço de corda de algodão e, a seguir, cubra a corda com várias camadas de fita isolante. A longo prazo, um cabo mais volumoso e macio será bem mais cômodo para as mãos.

6. Sabão em barra

Antes de enfiar as mãos na terra, raspe as unhas numa barra de sabão. O sabão que ficar acumulado por baixo das unhas criará uma barreira, impedindo que aquela terra tão difícil de limpar se aloje ali. Quando você lavar as mãos, a barreira de sabão se dissolverá.

7. Papel-alumínio

Para manter as lesmas longe das hortaliças, experimente misturar algumas tiras de papel-alumínio ao mulch (cobertura do solo utilizada para compostagem). Ou ajude as mudas a crescerem retas, inserindo-as num recipiente coberto com papel-alumínio. Faça alguns buracos no papel-alumínio e enfie neles as mudas.

Veja também: Já tem ferramentas para jardinagem e quer saber como cuidar delas? Descubra 8 dicas para fazer a manutenção do equipamento

8. Ferro de solda

Se uma mangueira que ainda está em uso estiver com minúsculos vazamentos, vá até a caixa de ferramentas e saque o ferro de solda. Aqueça-o bem e encoste-o com cuidado no local do vazamento, deixando a superfície derreter e soldar.

9. Braçadeiras de plástico para cabos

Estão disponíveis em diversas espessuras, comprimentos e cores em lojas de informática e construção e são de valor inestimável no jardim, podendo servir de amarrações para plantas a gaiolas temporárias para frutas.

10. Pinças de cozinha

Leve uma pinça de cozinha com você na hora de aparar roseiras ou qualquer planta espinhosa. As pinças permitirão que você segure os galhos sem se ferir, enquanto poda com a outra mão.

11. Lixa para madeira

Tenha sempre uma folha de lixa para madeira no depósito de ferramentas. Quando surgir qualquer sinal de ferrugem no serrote de poda ou em outra ferramenta de metal, retire-a com uma lixada suave. A seguir, aplique uma leve camada de óleo – como um pano embebido com um pouco de óleo de motor ou azeite.

12. Borra de café

Quando o pó de café tiver cumprido a sua função dentro de casa, aproveite a borra para o lado de fora. Polvilhe o jardim, onde a borra de café entrará em decomposição e acrescentará nutrientes à terra. Conheça também estas 10 novas formas de reutilizar o filtro de café em casa!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!