De acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias endividadas no Brasil representa 64% da população. Diante deste cenário, a economia doméstica é indispensável.

Economia colaborativa: saiba como ela pode mudar a sua vida

Com o País mergulhado em uma crise econômica sem precedentes, é preciso fazer ajustes nas finanças para fechar o mês no azul. Por isso, separamos 15 dicas de economia doméstica para toda família. Confira nos slides a seguir!

9 dicas de economia de água para ter um banheiro sustentável

kaitlyn baker/iStock

1. Compare preços na internet

Aparentemente boba, esta dica pode fazer você economizar muito. O maior ganho aqui não é dinheiro, é tempo. Existem sites que comparam o preço do que você pretende comprar em vários sites ao mesmo tempo.


PointImages/iStock

2. Faça você mesmo

Faça suas próprias coisas. Com a enxurrada de tutorais disponíveis na internet, hoje você pode aprender a fazer muita coisa. Desde sabão até itens de decoração, por exemplo. Esta hoje é uma tendência na internet, conhecida como DIY — sigla para Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo.


William_Potter/iStock

3. Use programas de relacionamentos de pontos

Com programas de relacionamentos de pontos, é possível trocar sua pontuação desde viagens até itens para sua casa. A grande vantagem aqui é que você não precisa gastar mais para trocar seus pontos por benefícios. Você vai pegar os gastos que já faz e convertê-los em benefícios.


Viacheslav Peretiatko/iStock

4. Troque programas fora por programas de casa

Sair é sempre mais caro do que fazer um programa em casa. Portanto, na medida do possível, intercale sua programação.