Faça uma busca


|
Publicado em: 8 de julho de 2020

30 benefícios do vinagre para facilitar o seu dia a dia em casa

Entenda como utilizar o vinagre de diversas formas em casa e resolva problemas de forma simples.

Imagem: belchonock/iStock

Quando o assunto é economizar, as receitas caseiras são mais do que aliadas: elas podem certamente salvar quem está em apuros. Seja por conta de uma mancha no carpete ou um ralo entupido, os benefícios do vinagre para essas situações são inúmeros, como você verá a seguir.

Alguns dos ingredientes utilizados nas receitas são simples e facilmente encontrados em casa. O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um componente versátil e muito utilizado tanto na cozinha quanto para resolver problemas simples dentro de casa, como eliminar odores até mesmo desentupir ralos.

E assim, somado ao vinagre, torna-se um componente muito útil, resultando em uma solução potente que pode acabar com muitos outros problemas como os citados nesta galeria.

Bicarbonato de sódio: conheça 15 usos incomuns no dia a dia

Os vinagres utilizados na maioria das receitas variam entre o branco e o de maçã, mas, essencialmente, não há diferença. Por isso, experimente utilizar os dois ou o que estiver à mão. Você verá que os benefícios do vinagre nesse caso são muitos para os dois tipos.

E não apenas para emergências dentro de casa, mas também para cuidados com a saúde e com a pele ou até mesmo para uma lavagem mais eficiente das roupas — caso queira conferir algumas dicas específicas para lavar roupas com vinagre, clique aqui!

Viu só quantas utilidades? Confira abaixo os principais benefícios do vinagre para a sua casa. E, depois, comente se algum deles te ajudou.

Confira 30 benefícios do vinagre para facilitar o seu dia a dia em casa:

  • CoinUp/iStock

    1. Tire a poeira de computadores e outros aparelhos

    O computador, a impressora e outros equipamentos de escritório vão funcionar melhor se foram mantidos limpos e sem poeira. Antes de começar a limpeza, assegure-se de que o equipamento esteja desligado. Então, num balde pequeno, misture vinagre branco e água em partes iguais. Umedeça um pano limpo com a solução — jamais use borrifador, pois não é conveniente que o líquido atinja os circuitos internos — e, depois de torcê-la ao máximo, inicie a limpeza. Mantenha alguns cotonetes à mão para retirar a sujeira de reentrâncias e locais mais estreitos (como em torno das teclas do computador).


  • Patricia Marshall/iStock

    2. Passe nas persianas

    Dê um tapa de luva nas persianas e venezianas para que a tarefa de limpá-las seja menos penosa. Vista uma luva de algodão branco — o tipo vendido para jardinagem é perfeito — e umedeça os dedos numa solução de vinagre cada lâmina, e se prepare para ter uma grande surpresa. Use um balde com água limpa para ir lavando a luva de vez em quando.

    Confira aqui outras dicas para cuidar de suas persianas. 


  • Marco Tulio/iStock

    3. Aplique no cromo e no aço inoxidável

    Para limpar os objetos cromados e de aço inoxidável de dentro de casa, aplique uma camada leve de vinagre branco puro com um borrifador. Em seguida, esfregue com uma flanela para dar brilho.


  • releon8211/iStock

    4. Desentupa e desodorize os ralos

    Como já comentamos, a combinação de vinagre e bicarbonato de sódio é uma das maneiras mais eficientes de desentupir e desodorizar os ralos. Além disso, é menos agressiva para os canos (e seu bolso) do que os produtos comerciais para desentupir.

    • Para desentupir a pia e a banheira, use um funil para despejar nos ralos 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, seguida de 1 xícara de vinagre. Quando passar a efervescência, abra a torneira quente e deixe a água escoar. Aguarde 5 minutos e faça o mesmo com a torneira de água fria. Além de desentupir, essa técnica também elimina as bactérias que causam o mau cheiro.
    • Para a água escoar com maior rapidez, despeje 1/2 xícara de sal seguida de 2 xícaras de vinagre fervente, depois abra a torneira quente e fria, deixando escoar bastante água.

    Confira também como desentupir vaso sanitário de forma rápida e prática.


  • Trifonov_Evgeniy/iStock

    5. Elimine o odor de queimado ou de fumaça

    Caso tenha queimado o bife — ou sua tia, fumante inveterada, recentemente tenha feito uma visita-surpresa —, elimine o odor desagradável colocando um recipiente raso com 3/4 de vinagre branco ou de maçã no cômodo em que o cheiro estiver mais acentuado. Use vários recipientes se o odor tiver se alastrado pela casa inteira. O cheiro vai desaparecer em menos de 1 dia. Outra maneira de eliminar o odor recente de cigarro é umedecer uma estopa com vinagre e agitá-la um pouco no ar.

    Confira 17 dicas para manter o ar limpo em sua casa.


  • gustavomellossa/iStock

    6. Mande o mofo embora

    Para remover manchas de mofo, passe primeiro vinagre branco. Esse produto, além de ser usado com segurança sem a necessidade de ventilação adicional, pode ser aplicado em quase todo tipo de superfície – piso e peças de banheiro, roupa, mobília, superfícies pintadas, cortinas plásticas etc. Para eliminar grande acúmulo de mofo, use o vinagre puro. Para manchas mais leves, dilua o vinagre em água, em partes iguais. Também é possível evitar o mofo que se cria na parte de baixo dos tapetes e carpetes, borrifando-a com vinagre branco puro.

    Aprenda a acabar com o mofo de uma vez!


  • hanohiki/iStock

    7. Lustre a prataria

    Faça com que os talheres de prata — bem como pulseiras, anéis e outras joias desse metal — brilhem como novos mergulhando-os numa mistura de 1/2 xícara de vinagre branco e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, por 2 a 3 horas. Enxágue com água fria e seque com uma flanela.


  • 3drenderings/iStock

    8. Dê polimento ao cobre e ao bronze

    Devolva o brilho dos objetos de latão, bronze e cobre preparando uma pasta de vinagre branco e sal, em partes iguais, ou vinagre e bicarbonato de sódio (espere passar a efervescência antes de aplicar). Use um pano macio ou uma toalha de papel para esfregar a pasta em cada item, até o desbotado desaparecer. Depois, enxágue com água fria e seque com uma toalha macia.


  • Pridannikov/iStock

    9. Apague marcas de canetas esferográficas

    O jovem artista acaba de decorar a parede pintada da casa com um original feito a caneta esferográfica? Não perca a calma. Em vez disso, passe uma esponja ou pano umedecido com vinagre branco puro na “obra-prima”. Repita a operação até as marcas sumirem. Depois, saia e compre uma boa tela para a criança pintar.


  • AlexandrBognat/iStock

    10. Descole adesivos, decalques e etiquetas

    Para remover adesivos ou decalques afixados nas paredes ou nos móveis pintados, simplesmente sature os cantos e as laterais do adesivo ou do decalque com vinagre branco puro para retirá-lo. Raspe com cuidado. Remova qualquer resíduo com mais vinagre. Aguarde 1 ou 2 minutos e, depois, passe um pano limpo. Isso também serve para remover etiquetas de preços e outros adesivos colados em vidro, plástico ou outras superfícies.


  • VlaDee/iStock

    11. Lustre as tesouras 

    Não limpe as lâminas da tesoura com água quando elas ficarem viscosas ou escurecidas, pois talvez as lâminas e os parafusos possam enferrujar. Em vez disso, limpe a tesoura com um pano umedecido em vinagre branco puro e enxugue com um pano de prato ou outro pano limpo.


  • Atiwat Studio/iStock

    12. Limpe as teclas do piano

    Eis uma maneira fácil e eficiente de tirar marcas de dedo e outras manchas das teclas do piano. Umedeça a flanela com uma solução de 1/2 xícara de vinagre branco e 2 xícaras de água, torça bem até não pingar mais e em seguida passe a mistura suavemente em cada tecla. Use outra flanela para enxugar o teclado, conforme vai limpando, e deixe a tampa do piano aberta por 24 horas.


  • OksanaKiian/iStock

    13. Desodorize lancheiras, marmitas, baús e porta-malas

    O velho baú está, digamos, com cheiro de baú velho? Ou talvez a lancheira de seu filho tenha guardado o cheiro do sanduíche de atum da semana passada? E aquele cheiro de mofo que exala do porta-malas? Não precisa tapar o nariz toda vez que abrir um desses objetos. Em vez disso, ensope uma fatia de pão de fôrma em vinagre branco e deixa-a no lugar fedorento por uma noite. De manhã cedo, o odor terá sumido.

    Confira aqui algumas dicas para arrumar a merenda do seu filho.


  • Kwangmoozaa/iStock

    14. Clareie os tijolos aparentes

    Que tal uma maneira fácil de clarear o piso de tijolos sem tirar o polimento? É só passar uma estopa umedecida com uma mistura de 1 xícara de vinagre branco em 4 litros de água morna. O piso ficará tão bom que você não vai mais querer limpar de outra maneira. Essa mesma solução pode ser usada para clarear os tijolos em volta da lareira.


  • SVproduction/iStock

    15. Revitalize os lambris de madeira

    Os lambris de madeira de seu quarto estão com uma aparência gasta? Renove-os com uma simples solução caseira: num recipiente com 1/2 litro de água morna, coloque 4 colheres de sopa de vinagre branco ou de maçã e 2 colheres de sopa de azeite de oliva, agite bastante e aplique com um pano limpo. Deixe a madeira embeber a mistura por alguns minutos, depois dê polimento com um pano seco.


  • mariakraynova/iStock

    16. Revigore um closet bolorento

    “Isto não está me cheirando bem…” Se estiver falando do seu closet, faça o seguinte: primeiro, esvazie-o, depois, passe nas paredes, no teto e no chão um pano umedecido com uma solução de 1 xícara de vinagre e outra de amônia e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio em 4 litros de água. Mantenha o closet aberto e deixe o interior secar bem antes de recolocar as roupas e outros objetos no lugar.  Se o cheiro de mofo persistir, coloque dentro do closet um pequeno recipiente com areia sanitária. Substitua a areia regularmente até o odor desaparecer.


  • winnond/iStock

    17. Restaure os tapetes

    Se os tapetes ou carpetes estiverem com aparência gasta e encardida de tanto uso ou pelo excesso de brincadeiras das crianças com blocos, caminhõezinhos e outras coisas desse tipo, dê-lhes nova vida esfregando-os com uma vassoura de pelos limpa mergulhada numa solução de 1 xícara de vinagre branco em 4 litros de água. A trama vai tomar ares novos, e nem é preciso enxaguar a solução.

    Confira aqui algumas dicas para lavar tapetes e carpetes sem dificuldade.


  • joebelanger/iStock

    18. Remova manchas do carpete

    Muitas manchas do carpete podem ser tiradas com vinagre:

    • Esfregue as manchas leves do tapete com uma mistura de 2 colheres de sopa de sal dissolvidas em 1/2 xícara de vinagre branco. Deixe a solução secar, depois passe o aspirador de pó.
    • Para manchas maiores ou mais escuras, acrescente 2 colheres de sopa de bórax à mistura e siga as mesmas instruções.
    • Para manchas fortes e resistentes, faça uma pasta com 1 colher de sopa de vinagre e 1 colher de sopa de maisena e esfregue nas manchas usando um pano seco. Deixe agir por 2 dias e depois passe o aspirador de pó.
    • Para fazer um removedor de manchas em spray, encha um borrifador com 5 partes de água e 1 parte de vinagre. Encha outro borrifador com 1 parte de amônia antiespumante e 5 partes de água. Embeba a mancha com a solução de vinagre. Deixe descansar por alguns minutos, depois seque bem com um pano limpo e seco. Em seguida, borrife e seque o local usando a solução de amônia. Repita a operação até a mancha sair.

  • Andrei Stanescu/iStock

    19. Remova adesivos do para-choque

    Se os velhos e gastos adesivos no para-choque de seu carro causam mais raiva do que nostalgia, chegou o momento de pôr o vinagre em ação. Sature a parte superior e os cantos do adesivo com vinagre destilado puro e espere 10 a 15 minutos para fazer efeito. Depois, use um cartão de crédito vencido para raspar. Utilize mais vinagre para se livrar dos resíduos ainda grudados. A mesma técnica serve para remover os decalques engraçadinhos com os quais a criançada decorou o para-brisa traseiro.


  • welcomia/iStock

    20. Dê um trato no limpador de pára-brisa

    Quando o para-brisa fica embaçado depois de usar o limpador numa tempestade, em geral isso significa que as hastes do limpador estão sujas. Para deixá-las novas em folha, umedeça um pano ou estopa em vinagre branco puro e passe 1 ou 2 vezes por toda a extensão da haste.


  • jaksa95/iStock

    21. Cuide dos tapetes do automóvel

    O aspirador retira a areia e outros resíduos soltos do tapete do carro, mas não adianta muito para as manchas e as sujeiras que ficam agarradas. para isso, passe no tapete uma espoja embebida numa solução de água e vinagre branco em partes iguais. Deixe a mistura agir por alguns minutos; depois, remova tudo com um pano ou uma toalha de papel.

     


  • Ridofranz/iStock

    22. Remova a cera das velas

    As velas são maravilhosas para criar uma atmosfera romântica, mas o clima pode ir por água abaixo se a cera derretida grudar nos seus móveis caros. Para removê-la, primeiro amoleça a cera com o secador de cabelos na temperatura mais quente, tentando absorvê-la com toalhas de papel. Depois, esfregue os resíduos com um pano embebido numa solução de vinagre branco e água em partes iguais. Limpe com um pano macio e absorvente.


  • SementsovaLesia/iStock

    23. Acabe com as manchas de gordura

    Elimine as manchas de gordura da bancada ou da mesa da cozinha passando um pano umedecido numa solução de vinagre branco e água em partes iguais. Além de remover as manchas de gordura, o vinagre neutraliza os odores existentes (quer dizer, depois que seu próprio aroma tiver evaporado).

    Confira aqui outras dicas para tirar manchas de roupas.


  • SasinParaksa/iStock

    24. Disfarce os arranhões nos móveis

    Um arranhão no tampo da mesa de madeira teima em chamar sua atenção a todo instante? Para torná-lo quase imperceptível, misture num pequeno pote vinagre destilado ou de maçã com iodo e passe a mistura sobre o arranhão com um pincel pequeno. Para madeiras escuras, use mais iodo, para as tonalidades claras, mais vinagre.


  • Mukhina1/iStock

    25. Livre-se das marcas de copo

    Para remover os círculos claros deixados por copos molhados nos móveis de madeira, misture vinagre e azeite de oliva em partes iguais e aplique a mistura com um pano macio no sentido do veio da madeira. use um pano macio limpo para dar polimento. Para remover os círculos claros dos móveis de couro, dê batidinhas suaves na parte afetada com uma esponja umedecida em vinagre branco puro.


  • Amphawan Chanunpha/iStock

    26. Restaure a mobília de couro

    O couro do sofá ou da poltrona perdeu o brilho? Para recuperar a aparência gloriosa de antes, misture vinagre branco e óleo de linhaça fervente em partes iguais num borrifador, agite bem e borrife o couro. Espalhe a mistura por igual na superfície do móvel, usando um pano macio, aguarde alguns minutos para que faça efeito, e retire-a em seguida com um pano limpo.

    Confira como utilizar o shampoo para a limpeza de couros.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    27. Remova o excesso de cera ou do lustra-móveis

    Quando a cera ou o lustra-móveis se acumular nas superfícies dos móveis de madeira ou de couro, remova com vinagre branco diluído. Para tirar o excesso dos produtos, mergulhe um pano numa solução de vinagre e água em partes iguais, e torça bem. Em seguida, na direção do veio da madeira, limpe o excesso de polidor. Enxugue com uma toalha ou pano macio. Para limpar a maior parte dos tampos de mesa de couro é preciso apenas passar um pano macio umedecido numa mistura de 1/4 de xícara de vinagre e 1/2 xícara de água. Use uma toalha limpa para enxugar qualquer líquido remanescente.


  • AndreyPopov/iStock

    28. Revigore a geladeira

    Você sabia que o vinagre é mais eficiente que bicarbonato de sódio na limpeza da geladeira? Use vinagre branco e água, em partes iguais, para lavar tanto a parte interna como a externa do eletrodoméstico, inclusive a vedação da porta e as gavetas de frutas, legumes e verduras. Para impedir o desenvolvimento de mofo, lave as laterais e o interior das gavetas com vinagre puro num pano. use vinagre diluído para limpar, também, a poeira e a sujeira acumuladas na parte superior externa da geladeira. Quando terminar, o ideal é manter um pequeno recipiente com bicarbonato de sódio dentro do refrigerador para mantê-lo com aquele cheirinho de limpo.


  • NosUA/iStock

    29. Limpe o micro-ondas com o vapor

    Para limpar o micro-ondas, coloque dentro dele um recipiente de vidro com uma solução de 1/4 de xícara de vinagre em 1 xícara de água e ligue o forno na temperatura mais alta por 5 minutos. Depois que o recipiente esfriar, umedeça um pano ou esponja no líquido e use para retirar marcas ou respingos grudados no interior.


  • Jay_Zynism/iStock

    30. Desodorize a lixeira

    Eis uma maneira incrível de manter a lixeira higienizada e com cheiro de limpa: misture num recipiente água e vinagre em partes iguais, despeje a solução numa forma de gelo e leve ao freezer. Depois é simples: coloque 1 ou 2 cubos de vinagre na lixeira, semana sim, semana, não, seguidos de um enxágue de água fria.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados