Quando o assunto é economizar, as receitas caseiras são mais do que aliadas: elas podem certamente salvar quem está em apuros. Seja por conta de uma mancha no carpete ou um ralo entupido, os benefícios do vinagre para essas situações são inúmeros, como você verá a seguir.

Alguns dos ingredientes utilizados nas receitas são simples e facilmente encontrados em casa. O bicarbonato de sódio, por exemplo, é um componente versátil e muito utilizado tanto na cozinha quanto para resolver problemas simples dentro de casa, como eliminar odores até mesmo desentupir ralos.

E assim, somado ao vinagre, torna-se um componente muito útil, resultando em uma solução potente que pode acabar com muitos outros problemas como os citados nesta galeria.

Bicarbonato de sódio: conheça 15 usos incomuns no dia a dia

Os vinagres utilizados na maioria das receitas variam entre o branco e o de maçã, mas, essencialmente, não há diferença. Por isso, experimente utilizar os dois ou o que estiver à mão. Você verá que os benefícios do vinagre nesse caso são muitos para os dois tipos.

E não apenas para emergências dentro de casa, mas também para cuidados com a saúde e com a pele ou até mesmo para uma lavagem mais eficiente das roupas — caso queira conferir algumas dicas específicas para lavar roupas com vinagre, clique aqui!

Viu só quantas utilidades? Confira abaixo os principais benefícios do vinagre para a sua casa. E, depois, comente se algum deles te ajudou.

Confira 30 benefícios do vinagre para facilitar o seu dia a dia em casa:

CoinUp/iStock

1. Tire a poeira de computadores e outros aparelhos

O computador, a impressora e outros equipamentos de escritório vão funcionar melhor se foram mantidos limpos e sem poeira. Antes de começar a limpeza, assegure-se de que o equipamento esteja desligado. Então, num balde pequeno, misture vinagre branco e água em partes iguais. Umedeça um pano limpo com a solução — jamais use borrifador, pois não é conveniente que o líquido atinja os circuitos internos — e, depois de torcê-la ao máximo, inicie a limpeza. Mantenha alguns cotonetes à mão para retirar a sujeira de reentrâncias e locais mais estreitos (como em torno das teclas do computador).


Patricia Marshall/iStock

2. Passe nas persianas

Dê um tapa de luva nas persianas e venezianas para que a tarefa de limpá-las seja menos penosa. Vista uma luva de algodão branco — o tipo vendido para jardinagem é perfeito — e umedeça os dedos numa solução de vinagre cada lâmina, e se prepare para ter uma grande surpresa. Use um balde com água limpa para ir lavando a luva de vez em quando.

Confira aqui outras dicas para cuidar de suas persianas. 


Marco Tulio/iStock

3. Aplique no cromo e no aço inoxidável

Para limpar os objetos cromados e de aço inoxidável de dentro de casa, aplique uma camada leve de vinagre branco puro com um borrifador. Em seguida, esfregue com uma flanela para dar brilho.


releon8211/iStock

4. Desentupa e desodorize os ralos

Como já comentamos, a combinação de vinagre e bicarbonato de sódio é uma das maneiras mais eficientes de desentupir e desodorizar os ralos. Além disso, é menos agressiva para os canos (e seu bolso) do que os produtos comerciais para desentupir.

  • Para desentupir a pia e a banheira, use um funil para despejar nos ralos 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, seguida de 1 xícara de vinagre. Quando passar a efervescência, abra a torneira quente e deixe a água escoar. Aguarde 5 minutos e faça o mesmo com a torneira de água fria. Além de desentupir, essa técnica também elimina as bactérias que causam o mau cheiro.
  • Para a água escoar com maior rapidez, despeje 1/2 xícara de sal seguida de 2 xícaras de vinagre fervente, depois abra a torneira quente e fria, deixando escoar bastante água.

Confira também como desentupir vaso sanitário de forma rápida e prática.