Se você pensava que a meia-calça servia apenas como um acessório de moda, ledo engano! Ok, essa função também é importante. Mas a verdade é que esse acessório pode ter muitas outras utilidades! Duvida? Então confira a lista abaixo.

Mas antes, uma curiosidade: você sabe como a meia-calça foi inventada? Segundo a Associação da Indústria de Brinquedos dos Estados Unidos, a fabricante de bonecas Madame Alexander foi quem chegou ao conceito da meia-calça, no início da década de 1950, quando começou a costurar pequenos pares de meia de seda nas calcinhas das bonecas, para evitar que escorregassem.

Porém, Allen Gant, de Burlington, também nos EUA, inventou o acessório como nós o conhecemos, e estas foram fabricadas pela primeira vez em 1959 pela Glen Raven Mills, a empresa têxtil da família. Outra pioneira da meia-calça é a atriz hollywoodiana Julie Newmar, mais conhecida como a Mulher-gato original, da antiga série de TV Batman, do final da década de 1960; ela possui a patente da meia “ultrafina, ultraconfortável”.

  • 1. Organize a mala de viagem

    Como qualquer viajante sabe, você pode levar mais coisas no espaço de uma mala se enrolar as roupas. Para impedir que os rolos maiores desenrolem, entube-os com náilon. Basta cortar as pernas de meias-calças velhas, retirar a parte dos pés e esticar as meias, de modo a envolver os rolos de roupa. E boa viagem!

    Denisfilm/iStock
  • 2. Improvise um elástico de cabelo

    Por que gastar dinheiro em prendedores de cabelo se você pode fabricar um sem gastar nada? Basta cortar uma tira horizontal de cerca de 7,5 cm de largura da perna de uma meia-calça, amarrar algumas vezes em volta do cabelo, e está pronto!

    Zlatko_Ruskovsky/iStock
  • 3. Mantenha limpa a escova de cabelos

    Se você detesta limpar a escova de cabelos, esta é uma idéia para facilitar o trabalho. Corte uma tira de 5 cm da parte da perna de uma meia-calça e estique por cima das cerdas da sua escova nova ou recém-lavada. Se necessário, use um grampo de cabelo ou pente para empurrar a meia através das cerdas. Da próxima vez que precisar limpar a escova, retire o pedaço de meia – com todos os fios de cabelo, fiapos etc. que ficaram por cima – e substitua-o por uma nova tira.

    ipopba/iStock
  • 4. Guarde o papel de presente

    Evite que os rolos de papel de presente rasguem ou desenrolem, guardando-os em tubos feitos da perna de um velho par de meia-calça. (Não se esqueça de deixar a parte do pé intacta.) Ou, se tiver muitos rolos, você pode guardá-los um em cada perna do par de meia-calça e pendurá-las num cabide no armário.

    ronstik/iStock
  • 5. Remova o esmalte

    Não consegue achar as bolinhas de algodão? Umedeça tiras de meia-calça com removedor de esmalte para retirar o esmalte das unhas. Corte o tecido em quadrados de 7,5 cm e guarde uma pilha deles num estojo de curativos ou de maquiagem.

    Kerkez/iStock
  • 6. Evite o entupimento do spray

    Se você recicla os frascos spray para usar com soluções de limpeza caseiras, pode evitar possíveis entupimentos cobrindo a extremidade aberta do tubo – a parte que entra na garrafa – com um pequeno quadrado de meia preso com um elástico pequeno. Esse procedimento funciona especialmente bem para filtrar soluções para o jardim feitas com produto concentrado.

    Evgeniia Siiankovskaia/iStock
  • 7. Torne os brinquedos mais fofos

    O ursinho de pelúcia ou a boneca está perdendo o enchimento? Pegue agulha e linha e prepare o paciente para um “transplante de enchimento” de emergência. Substitua o recheio perdido por tiras finas de meias-calças usadas e lavadas (faça bolinhas, se possível). Costure bem a abertura, e a recuperação completa está garantida. Também funciona com travesseiros e almofadas.

    howtogoto/iStock
  • 8. Encontre pequenos objetos perdidos

    Você passou horas de joelhos procurando no tapete a pedra de uma joia, lentes de contato ou algum outro objeto pequeno de valor? Se a resposta for negativa, considere-se sortudo. Se você já passou por essa situação, experimente o seguinte: corte uma das pernas de uma meia-calça, certificando-se de que a parte dos dedos dos pés esteja intacta, e, com ela, cubra o cano do aspirador de pó. (Se desejar mais segurança, corte a outra perna da meia e coloque-a por cima da primeira.) Prenda a meia no lugar com um elástico bem apertado. Ligue o aspirador de pó e passe cuidadosamente o cano pelo tapete. Você vai logo, logo encontrar seu objeto precioso preso no filtro de meia.

    Jevtic/iStock
  • 9. Aspire o aquário

    Se possuir um aspirador que também sirva para água, você pode trocar a água do aquário sem ter de se preocupar com as pedrinhas e os acessórios. (Você vai precisar retirar os peixes antes, obviamente.) Cubra o cano do aspirador com o pé de uma meia-calça velha, prenda-a com um elástico e aspire a água.

    Andrey Nikitin/iStock
  • 10. Dê novo brilho aos sapatos

    Use um pedaço de meia-calça para dar brilho aos sapatos que você acabou de engraxar. Funciona tão bem que você pode aposentar definitivamente a flanelinha.

    AGCreativeLab/iStock
  • 11. Prepare um banho cítrico

    Prepare seu próprio banho de óleo perfumado: seque e moa cascas de laranja e/ou limão e despeje esse material nos pés de uma meia-calça reciclada. Faça um nó cerca de 2,5 cm acima das cascas e deixe mais uns 15 cm de meia acima dele antes de cortar o restante. Amarre a meia-calça na torneira da banheira com a bolsa de casca de cítricos suspensa sob a água corrente. Além de dar ao banho uma suave fragrância cítrica, você pode usar a meia para esfoliar a pele.

    Caroline Durocher/iStock
  • 12. Embrulhe naftalina ou pot-pourri

    Está procurando uma maneira fácil de guardar a naftalina no armário ou de fazer sachês de pot-pourri para colocar nas gavetas? Ponha um dos ingredientes na parte do pé de sua meia reciclada. Faça um nó sobre o conteúdo e, depois, corte o restante da meia. Se estiver pensando em pendurar a naftalina, deixe uma margem de vários centímetros antes de cortar a meia.

    Raunamaxtor/iStock
  • 13. Pendure suéteres sem deixar marcas

    Evite as marcas de pregadores nos suéteres que acabou de lavar, inserindo uma meia-calça velha pela gola e colocando as mangas dentro das pernas da meia. Depois, pendure o suéter para secar no varal, fixando os prendedores na meia, e não na malha.

    undefined undefined/iStock
  • 14. Amarre cobertores para guardar

    Uma maneira simples e segura de atar cobertores e colchas antes de guardá-los temporariamente por conta da nova estação é amarrá-los com “elásticos” gigantes tirados da cintura das meias-calças usadas. Você pode reutilizá-los todo ano, se necessário.

    golubovy/iStock
  • 15. Junte caixas, jornais, revistas

    Se o barbante acabar (ou precisar de algo mais resistente – por exemplo, para uma grande pilha de revistas), amarre as trouxas de caixas, jornais e outros tipos de artigos recicláveis de papel, usando um velho par de meia-calça. Corte as pernas e a cintura e você vai conseguir juntar tudo sem complicações.

    Lordn/iStock
  • 16. Armazene cebolas

    Prolongue a vida útil das cebolas pendurando-as em suportes de náilon que proporcionam uma boa ventilação, necessária para mantê-las frescas. Ponha as cebolas, uma de cada vez, na perna de uma meia-calça limpa. Deixe a primeira entrar na parte do pé, dê um nó logo acima e acrescente a próxima cebola – repita o procedimento até ter acondicionado todas elas. Corte o que sobrar da meia e pendure-a na cozinha, em local arejado e seco. Você pode remover as cebolas com facilidade quando for necessário, cortando nó após nó, começando por baixo.

    Luciano_Marques/iStock
  • 17. Faça uma esponja

    Limpe as manchas das panelas antiaderentes fazendo você mesmo uma esponja. Embole uma meia-calça limpa, molhe-a com um pouco de água morna, acrescente umas gotas de detergente e pronto. Você também pode fazer ótimas esponjas para pratos – bem como para paredes e outras superfícies não porosas – cortando a parte dos dedos, cobrindo uma esponja e dando um nó na extremidade.

    Wojtek Skora/iStock
  • 18. Use para polvilhar farinha de trigo

    Quer uma maneira fácil de polvilhar fôrmas e superfícies com a quantidade exata de farinha de trigo? Corte a parte do pé de uma meia-calça velha limpa, encha-a com farinha de trigo, dê um nó e mantenha-a no pote da farinha. Dê uma sacudidela nesse novo aplicador de farinha de trigo sempre que for polvilhar uma assadeira ou preparar a superfície para sovar massas.

    Timmary/iStock
  • 19. Evite que a massa grude no rolo

    Obter a consistência ideal de uma massa é uma arte. Embora seja sempre possível acrescentar água a uma massa que esteja muito seca, geralmente o resultado é uma consistência pegajosa que faz com que a massa grude no rolo. Evite a bagunça cobrindo o rolo com um pedaço de meia-calça. Ela conserva farinha de trigo suficiente para evitar que mesmo as massas mais úmidas grudem.

    ksenija18kz/iStock
  • 20. Use para fechar sacos de lixo

    Quantas vezes já abriu a lixeira da cozinha e descobriu que o saco de lixo se soltou e alguém ainda jogou mais lixo por cima? Você pode evitar esse transtorno prendendo firmemente o saco de lixo à lixeira com a cintura elástica de uma meia-calça reciclada; dê um nó no elástico para apertar bem. Você também pode usar esse método para evitar que os sacos de lixo escorreguem da borda das lixeiras que ficam ao ar livre.

    Михаил Руденко/iStock
  • 21. Tire o pó debaixo da geladeira

    Está tendo problema para alcançar a sujeira embaixo ou ao lado da geladeira? Pegue-os formando uma bola com uma meia-calça velha e prendendo-a com um elástico a um cabide ou uma vareta. A poeira e a sujeira vão aderir ao náilon, que pode ser facilmente lavado antes de ser reaproveitado na limpeza.

    AndreaAstes/iStock
  • 22. Aproveite as sobras de sabonete

    Aqui está uma ótima dica de reciclagem: junte as sobras de sabonete e coloque-as no pé de uma meia-calça velha. Dê um nó e pendure-a próximo à torneira da parte exterior da casa. Use a meia cheia de sabão para lavar rapidamente as mãos após trabalhar no jardim ou fazer outras atividades ao ar livre, sem se preocupar em sujar a maçaneta das portas ou a pia do banheiro.

    liza5450/iStock
  • 23. Estaca para plantas delicadas

    Dê às suas plantas e árvores jovens o suporte de que precisam. Use tiras de meia-calça para prendê-las às estacas do jardim. A flexibilidade do náilon permite que a meia estique à medida que as mudas crescem e amadurecem – ao contrário de barbante e arame, que podem danificar o caule das plantas se você os amarrar muito apertado.

    Zbynek Pospisil/iStock
  • 24. Armazene bulbos de flores

    As pernas de meias-calças formam um ótimo saco para guardar os bulbos de flores, já que permitem a circulação de ar em volta do bulbo, para evitar que mofem e apodreçam. Corte a perna de uma meia-calça e insira os bulbos dentro, dê um nó na ponta e coloque rótulos em cada saco, usando uma tira de fita-crepe. Pendure-os num local arejado e seco, e eles estarão prontos para o plantio quando for a hora.

    ronstik/iStock
  • 25. Evite a erosão do solo em plantas domésticas

    Quando transplantar uma planta caseira para uma acomodação maior ou melhor, ponha um pedaço de meia-calça na base do novo vaso. Ele vai agir como um forro que deixa passar o excesso de água sem deixar levar o solo com ela.

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • 26. Teste superfícies lixadas

    Acha que lixou bem a madeira? Faça o teste da meia-calça. Vista um longo pedaço de meia-calça na palma da mão e esfregue-a na madeira. Se a meia-calça agarrar em algum local, lixe-o até que o náilon possa deslizar livremente sobre a superfície.

    AlexeyBorodin/iStock
  • 27. Aplique tinta em fendas na madeira

    Passar tinta ou verniz nos escaninhos e frestas de uma estante ou mesa de madeira pode ser enlouquecedor. O pincel não cabe neles para dar um acabamento homogêneo. Porém, fica facílimo quando você descobre o segredo. Corte uma tira de uma meia-calça velha, dobre-a algumas vezes e use um elástico para prendê-la na ponta de um palito de picolé. Mergulhe este aplicador doméstico na tinta ou no verniz e não terá mais problemas em alcançar aqueles locais difíceis.

    Manuta/iStock
  • 28. Emende um buraco na tela

    Não convide insetos a picar você. Use um pequeno quadrado de meia-calça para emendar temporariamente aquele buraco na tela da janela. Você pode prender a emenda simplesmente aplicando um pouco de cola de borracha em volta do buraco antes de apertar a emenda no lugar. Quando puder consertar o furo com um pedaço de tela, retire o náilon e a cola. Se qui- ser que o remendo dure um pouco mais, costure-o na tela com agulha e linha.

    wichatsurin/iStock
  • 29. Limpe a piscina

    Quer uma maneira eficaz de retirar a sujeira da superfície da água da piscina? Corte a perna de uma meia-calça e coloque-a por cima da rede da cesta de limpar a piscina. Ela vai reter muitas partículas minúsculas e cabelos que, de outra forma, chegariam ao filtro – provavelmente entupindo-o.

    DragonImages/iStock
  • 30. Faça uma peneira para tinta

    Peneire a sua tinta, como fazem os profissionais: use um filtro de meia-calça para remover os grumos de uma lata de tinta velha. Primeiro, corte a perna de uma meia-calça velha, descarte o pé e corte a perna no sentido do comprimento, de modo a obter um pedaço plano de náilon. Depois, corte a perna em pedaços de 30 cm a 32 cm para fazer os filtros. Estique o náilon sobre um balde limpo ou outro recipiente e prenda-o no lugar com um elástico, ou até mesmo com a cintura elástica da meia-calça. Em seguida, derrame lentamente a tinta na lata.

    kitzcorner/iStock
  • 31. Crie um suporte para melões

    Mantenha melões pequenos como o cantalupo afastados do chão – e livres de pragas e doenças – fazendo bolsos protetores para eles com suas meias-calças. Corte as pernas da meia-calça. Assim que o melão começar a se desenvolver, coloque cada um deles na parte do pé e amarre a perna em uma estaca para suspender o melão acima do solo. Os suportes de náilon esticam à medida que o melão amadurece, evitando que entrem em contato com o solo úmido, onde estariam suscetíveis a apodrecer ou serem devorados por insetos famintos e outras pragas.

    Tuned_In/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!