Se você pensava que a meia-calça servia apenas como um acessório de moda, ledo engano! Ok, essa função também é importante. Mas a verdade é que esse acessório pode ter muitas outras utilidades! Duvida? Então confira a lista abaixo.

Mas antes, uma curiosidade: você sabe como a meia-calça foi inventada? Segundo a Associação da Indústria de Brinquedos dos Estados Unidos, a fabricante de bonecas Madame Alexander foi quem chegou ao conceito da meia-calça, no início da década de 1950, quando começou a costurar pequenos pares de meia de seda nas calcinhas das bonecas, para evitar que escorregassem.

Porém, Allen Gant, de Burlington, também nos EUA, inventou o acessório como nós o conhecemos, e estas foram fabricadas pela primeira vez em 1959 pela Glen Raven Mills, a empresa têxtil da família. Outra pioneira da meia-calça é a atriz hollywoodiana Julie Newmar, mais conhecida como a Mulher-gato original, da antiga série de TV Batman, do final da década de 1960; ela possui a patente da meia “ultrafina, ultraconfortável”.

Denisfilm/iStock

1. Organize a mala de viagem

Como qualquer viajante sabe, você pode levar mais coisas no espaço de uma mala se enrolar as roupas. Para impedir que os rolos maiores desenrolem, entube-os com náilon. Basta cortar as pernas de meias-calças velhas, retirar a parte dos pés e esticar as meias, de modo a envolver os rolos de roupa. E boa viagem!


Zlatko_Ruskovsky/iStock

2. Improvise um elástico de cabelo

Por que gastar dinheiro em prendedores de cabelo se você pode fabricar um sem gastar nada? Basta cortar uma tira horizontal de cerca de 7,5 cm de largura da perna de uma meia-calça, amarrar algumas vezes em volta do cabelo, e está pronto!


ipopba/iStock

3. Mantenha limpa a escova de cabelos

Se você detesta limpar a escova de cabelos, esta é uma idéia para facilitar o trabalho. Corte uma tira de 5 cm da parte da perna de uma meia-calça e estique por cima das cerdas da sua escova nova ou recém-lavada. Se necessário, use um grampo de cabelo ou pente para empurrar a meia através das cerdas. Da próxima vez que precisar limpar a escova, retire o pedaço de meia – com todos os fios de cabelo, fiapos etc. que ficaram por cima – e substitua-o por uma nova tira.


ronstik/iStock

4. Guarde o papel de presente

Evite que os rolos de papel de presente rasguem ou desenrolem, guardando-os em tubos feitos da perna de um velho par de meia-calça. (Não se esqueça de deixar a parte do pé intacta.) Ou, se tiver muitos rolos, você pode guardá-los um em cada perna do par de meia-calça e pendurá-las num cabide no armário.