Tomar a decisão de mudar de profissão não é tarefa fácil. Fazer transição de carreira durante uma pandemia requer ainda mais coragem. Mas em todo processo de mudança é preciso cautela. Portanto, seguir alguns passos podem ajudar nesse novo caminho.

Sem dúvidas, o momento atual é de muita incerteza. Entretanto, pode ser muito propício para alçar novos voos, alcançar um patamar profissional mais alto ou tirar os planos do papel. Afinal, toda mudança tem o seu lado bom, e talvez seja a hora exata de tirar proveito desse instante do mercado de trabalho. Veja como fazer essa transição da melhor maneira.

1. Avalie sua realidade

Muitas vezes há a vontade de mudar de carreira, mas é preciso ser um pouco realista antes de dar esse passo importante. Quem ainda possui um emprego hoje, em plena pandemia, deve entender que está em vantagem; visto que até maio deste ano foram contabilizados mais de 12 milhões de pessoas desempregadas, e o número continua a subir. Portanto, vale a pena analisar cautelosamente se a mudança trará mais vantagens nesse momento.

transicao de carreira
Fonte: Gabriel Ramos/iStock

Se existe uma boa proposta de emprego em outra empresa, talvez seja bom. Mas se não há nada em vista, pense duas vezes. Agora, é preferível manter o que se tem do que se arriscar em um mercado tão instável. Mas se o desemprego bateu à porta, com certeza é a hora certa de fazer acontecer.

2. Faça um planejamento

O mundo corporativo requer muitas habilidades, além de constantes atualizações profissionais. Mas durante esse processo muitas pessoas sentem que não se encaixam mais, ou desanimam. Quando isso acontece, nasce a vontade de mudar. Se está preparado para seguir em frente, planeje os seus passos.

Se pretende abrir seu próprio negócio, faça um planejamento de médio prazo. Junte dinheiro por um período de tempo – mantendo o emprego atual – para manter sua estabilidade financeira depois, quando for executar o seu plano. Mas se deseja mudar de profissão, comece a buscar especializações na área pretendida e processos seletivos em andamento. Tudo deve ser feito com calma!

3. Prepare-se para a transição de carreira

Se antes da pandemia as oportunidades de trabalho já não eram abundantes, agora o cenário está mais desolador. Por isso, quanto mais preparado estiver melhor. Prepare-se para a disputa acirrada de vagas ou concursos; se for o caso.

transicao de carreira
Fonte: SvetaZi/iStock

Com as orientações de distanciamento social e a quarentena, diversas escolas adaptaram seus cursos presenciais para o modo on-line. Aproveite essa oportunidade para buscar especializações, cursos complementares, certificações ou cursos preparatórios. As facilidades atuais ajudarão muito no processo de preparação para a transição de carreira.

4. Empreenda no modo digital

O Brasil é um dos países que mais empreendem no mundo. Quase todo mundo tem o sonho de ser o seu próprio chefe. Contudo é preciso estar atento às demandas que o momento exige, e agora tudo precisa ser on-line. Então, independentemente do tipo de negócio que deseja iniciar é preciso que ele esteja presente na internet.

Com as restrições impostas pelo coronavírus, quem já disponibilizava a venda de seus produtos por aplicativos e facilitava a entrega por delivery saiu em vantagem. Esse exemplo ajuda a compreender as mudanças que o mercado exige e que precisam ser consideradas na hora de tirar os sonhos do papel.

5. Pese os prós e os contras para a carreira

Desde o momento em que buscamos estágio, ou o primeiro emprego, já nos é exigido uma certa experiência. Todo o conhecimento adquirido em anos de trabalho não podem ser descartados e precisam ser levados em conta na hora de pensar em mudar de profissão; ainda que sejam profissões bem diferentes. Será possível aproveitar essa vivência na sua próxima carreira?

transicao de carreira
Fonte: mangpor_2004/iStock

Além disso, questione-se qual o motivo de querer mudar de carreira. A nova proposta é realmente boa para a sua carreira? É apenas pela questão financeira? Você crescerá no mercado de trabalho? Qual o seu objetivo nessa transição (desacelerar, mudar de país, ter mais vantagens…)? A nova empresa tem um plano de carreira consolidado? Começar do zero trará grandes impactos para a sua realidade?

Esses são apenas alguns questionamentos que precisam ser feitos, de acordo com suas pretensões. O importante é ter o máximo possível de certeza e segurança sobre a nova fase que pretende viver. Mudar é bom, mas exige sabedoria!

Por Thaís Garcez