A cebola, além de um delicioso tempero para diversos pratos, pode ser também um grande aliado nas tarefas domésticas, principalmente para quem sempre busca soluções simples e econômicas. É possível utilizá-la para resolver uma infinidade de problemas domésticos, além de evitar insetos ou tratar ferimentos. Por esse motivo, nós separamos uma lista de 7 incríveis utilidades para a cebola no dia a dia. Quem sabe quando você vai precisar?

Veja também: descubra 6 utilidades surpreendentes da maçã

Além dos utilidades da cebola, conheça alguns dos seus benefícios para a saúde

Optar por trazer a cebola para a sua casa pode trazer incríveis benefícios para a sua comida. A cebola é rica em minerais como cálcio e magnésio, além de grandes quantidades de vitamina C. Veja o que ela pode fazer pela sua saúde:

  • Combater a gripe e resfriados, assim como evitar a amigdalite e outras inflamações;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL) do corpo;
  • Combate a hipertensão arterial;
  • É um grande antioxidante para o corpo, reduzindo o envelhecimento precoce;
  • Seus nutrientes fortalecem o corpo, combatendo, assim, diversos tipos de câncer.

Agora que você já sabe que a cebola só tem a oferecer benefícios, conheça as 7 utilidades que separamos para o dia a dia:

Turma da Mônica e Corpo Humano
1 / 8 próximo →
Uma das utilidades da cebola pode ser a retirada de ferrugem de facas

Imagem: goglik83/iStock


1. Remova ferrugem das facas

Nem pense em usar palha de aço ou substâncias químicas fortes. Que tal esta maneira fácil de eliminar ferrugem das facas? Enfie as lâminas enferrujadas numa cebola grande 3 ou 4 vezes (se estiver muito enferrujada, talvez sejam necessárias algumas estocadas a mais). As únicas lágrimas que você vai derramar serão de alegria, pela recuperação da faca.

1 / 8 próximo →
Remova o cheiro de tinta fresca com cebola

Imagem: fotokostic/iStock


2. Acabe com o cheiro de tinta fresca

O novo tom de cor do seu quarto está lindo, mas o cheiro de tinta não deixa você dormir. O que fazer? Coloque várias fatias recém-cortadas de cebola num prato, com um pouco de água. Isso absorverá o cheiro em poucas horas.

Se o seu bichinho faz as necessidades no lugar errado, use a cebola para educá-lo

Imagem: Cunaplus_M.Faba/iStock


3. Ensine “boas maneiras” aos seus bichinhos

Se o cãozinho ou o bichano ainda não respeita sua casa – seja mordendo, arranhando ou sujando –, você talvez consiga ensinar-lhes uma lição esfregando um pouco de cebola no local da “infração”. Nem cachorro nem gato gostam do cheiro de cebola, e os animais evitarão voltar à cena do crime. Mas cuidado: apenas esfregue a cebola, não deixe as fatias no local. Alguns podem ser mais curiosos e acabar comendo uma fatia e passando mal.

A cebola também pode aliviar dores e picadas de abelha

Imagem: Prompilove/iStock


4. Alivie a ferroada de abelha

Se você tiver um incidente com uma abelha, pegue uma fatia de cebola e coloque-a sobre a ferroada. Isso aliviará a dor. Entretanto, se você for alérgico a ferroadas de abelha ou outros insetos, busque socorro médico imediatamente.

Use uma cebola para tentar acordar uma pessoa que desmaiou

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock


5. Socorra um amigo

Se acontecer de você estar numa festa ou num restaurante com alguém que de repente sente tontura, pegue uma cebola recém-cortada. O cheiro forte deverá ajudar a pessoa a se recuperar. Mas atenção: se a pessoa der sinais além de desmaios, como fala enrolada ou espasmos pelo rosto, pode ser que ela esteja tendo um AVC. Em todo caso, procure socorro médico imediatamente.

Use a cebola para espantar insetos de sua casa

Imagem: DZM/iStock


6. Use como pesticida natural

Crie um eficaz repelente de insetos e outros bichos para as flores e os legumes do jardim e da horta. No liquidificador, bata 4 cebolas, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de pimenta-de-caiena e 1 litro de água. Reserve a mistura. Agora dilua 2 colheres de sopa de sabão em flocos em 7,5 litros de água. Despeje o conteúdo no liquidificador, bata ou mexa bem, e você terá um poderoso remédio natural para borrifar nas plantas.

← anterior 8 / 8

Imagem: SERGEY ALESHIN/iStock


7. Faça repelente

Algumas pessoas acreditam que aumentar o consumo de alho e cebola no verão – ou esfregar uma fatia de cebola na pele exposta – é uma boa maneira de afastar mosquitos e outros insetos (sem falar em amigos e familiares).

← anterior 8 / 8

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!