A cebola, além de um delicioso tempero para diversos pratos, pode ser também um grande aliado nas tarefas domésticas, principalmente para quem sempre busca soluções simples e econômicas. É possível utilizá-la para resolver uma infinidade de problemas domésticos, além de evitar insetos ou tratar ferimentos. Por esse motivo, nós separamos uma lista de 7 incríveis utilidades para a cebola no dia a dia. Quem sabe quando você vai precisar?

Veja também: descubra 6 utilidades surpreendentes da maçã

Além dos utilidades da cebola, conheça alguns dos seus benefícios para a saúde

Optar por trazer a cebola para a sua casa pode trazer incríveis benefícios para a sua comida. A cebola é rica em minerais como cálcio e magnésio, além de grandes quantidades de vitamina C. Veja o que ela pode fazer pela sua saúde:

  • Combater a gripe e resfriados, assim como evitar a amigdalite e outras inflamações;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL) do corpo;
  • Combate a hipertensão arterial;
  • É um grande antioxidante para o corpo, reduzindo o envelhecimento precoce;
  • Seus nutrientes fortalecem o corpo, combatendo, assim, diversos tipos de câncer.

Agora que você já sabe que a cebola só tem a oferecer benefícios, conheça as 7 utilidades que separamos para o dia a dia:

KatarzynaBialasiewicz/iStock

5. Socorra um amigo

Se acontecer de você estar numa festa ou num restaurante com alguém que de repente sente tontura, pegue uma cebola recém-cortada. O cheiro forte deverá ajudar a pessoa a se recuperar. Mas atenção: se a pessoa der sinais além de desmaios, como fala enrolada ou espasmos pelo rosto, pode ser que ela esteja tendo um AVC. Em todo caso, procure socorro médico imediatamente.


DZM/iStock

6. Use como pesticida natural

Crie um eficaz repelente de insetos e outros bichos para as flores e os legumes do jardim e da horta. No liquidificador, bata 4 cebolas, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de pimenta-de-caiena e 1 litro de água. Reserve a mistura. Agora dilua 2 colheres de sopa de sabão em flocos em 7,5 litros de água. Despeje o conteúdo no liquidificador, bata ou mexa bem, e você terá um poderoso remédio natural para borrifar nas plantas.


SERGEY ALESHIN/iStock

7. Faça repelente

Algumas pessoas acreditam que aumentar o consumo de alho e cebola no verão – ou esfregar uma fatia de cebola na pele exposta – é uma boa maneira de afastar mosquitos e outros insetos (sem falar em amigos e familiares).