A economia doméstica envolve também a conservação da mobília da casa, não sendo necessário trocá-la com frequência. A madeira tem uma durabilidade muito maior que outros materiais, permitindo que o mesmo móvel dure por um longo tempo. E móveis de madeira, que geralmente são de herança, dão um ar acolhedor à casa e remetem a recordações de infância. 

 

Para que isso de fato aconteça, é preciso tomar alguns cuidados na hora de limpar a madeira. Além disso, escolher o local onde colocar os móveis também é importante. A seguir, veja oito dicas para fazer durar seus móveis de madeira por muito mais tempo. 

A decoração também pode ser bastante econômica e tornar a casa ainda mais aconchegante.

1 / 9 próximo →
economia domestica

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock


1 Sol diretamente na madeira 

Não exponha os móveis de madeira e as peças estofadas aos raios solares. Os raios ultravioleta desbotam e danificam a madeira e o tecido. Se a luz do sol estiver batendo nos móveis diretamente, feche um pouco as cortinas, pois pode manchá-los. Depois deixe que entre a luz indireta do sol.

Você pode se interessar em como fazer a limpeza de estofados e deixá-los novinhos

1 / 9 próximo →
economia domestica

Imagem: vubaz/iStock


2 Móveis próximos a fontes de calor

Evite colocar bons móveis em lugares muito úmidos, muito secos ou próximos de aquecedores e lareiras. Com a umidade alta, a madeira se expande, e sob o calor, pode rachar.

economia domestica

Imagem: AlexStepanov/iStock


3 Use porta-copos e jogos americanos

Proteja as superfícies de madeira do calor e de líquidos com descansos de copos, jogos americanos e descansos para pratos. Para remover queimaduras de cigarro, experimente esfregar um pouco de pasta de dentes.

Outros usos para a pasta de dente que podem interessar a você.

economia domestica

Imagem: JackF/iStock


4 Produtos de limpeza caros não são necessários

Limpe a madeira, se necessário, com um sabão suave e água.

Para madeira não envernizada ou outros tipos de acabamento diferentes de poliuretano, use apenas a espuma do sabão em esponja ou pano quase seco.

Economize e conserve a casa sem necessidade de produtos químicos caros.

economia domestica

Imagem: JackF/iStock


5 Economize conservando sua mobília de madeira

Comece a limpeza tirando o pó com um pano ligeiramente úmido. Se aplicar lustrador em madeira empoeirada, poderá danificar a superfície.  Mude a maneira de limpar a madeira e você estará economizando, preservando a peça por muito mais tempo.

economia domestica

Imagem: Valeriya/iStock


6 Limpando com produtos naturais

Para limpar e tratar superfícies sem ou com pouco verniz, use um lustrador feito de quantidades iguais de azeite de oliva (ou óleo de linhaça) e vinagre branco misturadas com algumas gotas de óleo essencial. Aplique com um pano macio.

Outros produtos naturais para a limpeza da sua casa podem ser úteis para você.

economia domestica

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock


7 Conservar seus móveis com pequenos cuidados

Para limpar pinho cru, use água fria e sabão, pois a água quente pode amarelá-lo. Para remover manchas de gordura, esfregue com lixa fina e limpe com um pano úmido.

← anterior 9 / 9
economia domestica

Imagem: aerogondo/iStock


8 Com verniz

Um acabamento de verniz brilhante é suscetível a danos por calor e por todos os solventes, até mesmo a água. Limpe a superfície cuidadosamente com um pano quase seco. Se precisar lustrar, use apenas a cera virgem de abelhas, trabalhando na direção do veio.

← anterior 9 / 9