Aprender a economizar pode ser um grande desafio no início, mas com certeza vale a pena. Se você precisa economizar, seja para equilibrar os gastos ou investir em um bem, é preciso adotar algumas atitudes para as finanças ficarem sob seu controle. Confira as 8 dicas para economizar dinheiro dos poupadores abaixo.

1 Tenha um orçamento mensal

Pensar em poupar requer refletir também sobre quanto você pode gastar. Faça um levantamento de suas finanças: gastos fixos como contas de luz, telefone e internet são prioridades. Em seguida, veja o seu rendimento por mês e calcule quanto de seu dinheiro será retirado para isso. Ponha todos os valores em uma planilha para visualizar melhor.

Para ajudar, temos o artigo Descubra o planejamento ideal para suas finanças com todas as informações que você precisa para organizar o orçamento doméstico.

2 Segure o dinheiro no bolso

Para economizar, é preciso modificar algumas práticas. Pense em detalhes como, por exemplo, os itens que você pega no caminho para o caixa no supermercado – eles estão ali de propósito, para que você gaste mais antes de sair. Outros hábitos mais consolidados, como uma assinatura cara de TV por satélite, por exemplo, podem ser substituídos por outros meios, como a internet. Com isso, você reduz dois gastos a apenas um. Reflita com consciência e mude!

3 Não deixe contas no débito automático

Para muitas pessoas, pode parecer mais fácil deixar alguns gastos como débito automático todo mês. Entretanto, esse hábito pode fazer você perder o controle sobre o quanto você gasta, principalmente se os valores são flutuantes, ou seja, mudam de mês para mês.

4 Guarde sempre um valor reserva

É importante saber que uma quantia reserva é necessária para que você não se encontre em uma situação difícil futuramente. Para isso, estipule um valor de acordo com os seus rendimentos mensais e guarde em um local seguro, como uma conta poupança. Assim, você terá dinheiro reserva e ele renderá ao menos um pouco por mês, ajudando você a economizar ainda mais.

5 Cuidado com o cartão de crédito

Você pode usar o cartão de crédito sem problemas – desde que saiba que seus ganhos cobrirão as dívidas. Consulte as tarifas cobradas no cartão de crédito pelo seu banco para não cair em armadilhas. Evite andar com o cartão no bolso se você for um comprador impulsivo. Guarde-o na gaveta e use apenas em emergências, se houver.

6 Não tenha vergonha dos cupons de desconto

Muitas pessoas escondem que usam cupons de desconto por vergonha. Não seja uma delas! Sites de compra coletiva, como o Groupon ou o Peixe Urbano, podem oferecer boas oportunidades de comprar um produto ou experiência que, em outros casos, custariam muito ao seu bolso. Use os cupons e economizar ficará mais fácil!

7 Ajuste-se a novos hábitos

A vida muda, isso é um fato. E mudanças requerem novas formas de pensar. Se você tem facilidade de se adaptar a um novo estilo de vida, terá menos problemas na hora de economizar. Mas, se a adaptação for um problema, procure começar aos poucos. Talvez seja uma boa ideia manter por algum tempo alguns gastos que não agridam o orçamento, como a assinatura da Netflix, mas não hesite se realmente precisar encerrar. Encontre um amigo que assine e combine uma maratona de uma série, por exemplo.

8 Seja honesto com as mudanças em sua vida

Talvez seja difícil enxergar como alguns problemas de saúde podem afetar o dia a dia até que eles cheguem. Entretanto, é preciso enxergar a realidade: sua saúde vai bem? Há gastos que você precisará dispor para tratar alguma doença? Considere tudo isso na hora de repensar o orçamento e poupar suas economias.

Quer saber mais sobre como administrar seu dinheiro? Confira em Como ficar rico: 5 atitudes preciosas para começar já!