9 dicas de economia de água para ter um banheiro sustentável

Economizar e colaborar com o meio ambiente são duas atitudes possíveis. Confira estas 9 dicas de economia de água para tornar o seu banheiro sustentável!

Thaís Garcez | 18 de Agosto de 2019 às 16:06

Diy13/iStock -

Em residências e apartamentos, o banheiro é o campeão de consumo por cômodo. Com banhos demorados, torneiras abertas e descargas demoradas, o consumo pode triplicar. Assim, para evitar o desperdício, é possível adotar algumas dicas de economia de água que podem melhorar esse cenário.

A água é um recurso finito, que vem sendo ameaçado pelo uso constante e não sustentável. Para se ter uma ideia, no Brasil, uma pessoa consome, em média, 200 litros de água por dia – o suficiente para aumentar a conta em 30% no fim do mês.

Os números assustam, não é? Pois então está na hora de ajudar o meio ambiente adotando estas dicas de economia de água:

1. Use chuveiros econômicos

Existem no mercado modelos de chuveiros que reduzem a quantidade de água gasta durante o banho. Procure por aparelhos que ofereçam economia de água, além de regular a energia.

2. Mas a melhor maneira de economizar ainda é você

Em outras palavras, é melhor que a mudança parta de você! Evite banhos demorados, pois cada minuto a menos pode reduzir o consumo em 23 litros. Você também pode ajustar um timer que controlará o tempo embaixo da água.

3. Use a banheira moderadamente

A banheira geralmente gasta mais água do que o chuveiro. Se você possui uma em casa, utilize-a apenas quando for realmente necessário. Ainda assim, evite enchê-la demais: a água deve ser suficiente apenas para cobrir o seu corpo enquanto estiver deitada.

4. Instale torneiras econômicas

Optar por torneiras econômicas pode fazer a diferença no fim do mês, e é uma das dicas de economia de água mais comuns e fáceis de seguir. Prefira as que possuam arejadores, que são capazes de reduzir a vazão de água em 50%. Essa medida pode representar uma economia de 5.000 litros por ano!

5. Não abra a torneira toda!

Por que abrir a torneira inteira quando a metade pode oferecer água suficiente para lavar as mãos ou escovar os dentes? Uma torneira completamente aberta representa um desperdício de 90% da água que sairá. Em média, a torneira aberta pode gastar 15 litros de água apenas por alguns minutos.

6. Preste atenção ao fazer a barba

Se alguém na casa tem barba, preste atenção: se a pessoa mantiver a torneira aberta por 5 minutos, pode gastar 12 litros de água. Peça para que use um copo de água apenas para limpar o barbeador. Para limpar a espuma do rosto, um banho em seguida é a melhor opção.

7. Verifique os encanamentos

Essa dica vale não apenas para o banheiro, como também para o resto da casa. Esteja sempre em dia com a manutenção dos encanamentos da sua casa: qualquer vazamento pode representar um risco enorme para a economia de água.

8. Mantenha um balde por perto

A água que cai do chuveiro enquanto você toma banho pode servir também para lavar o banheiro e outros cômodos. Utilize-a também para regar plantas.

9. A descarga demorada é a sua pior inimiga

Se a descarga comum de um vaso sanitário é acionada por 6 segundos, de 10 a 14 litros de água se vão desnecessariamente. Portanto dê descarga apenas quando necessário, e por pouco tempo.