Ações e investimentos: atenção ao escolher o corretor

O mercado financeiro atrai muitas pessoas com a promessa de altos ganhos. Investir em ações pode ser um bom negócio; desde que você estude bastante e encontre o corretor certo. Confira 3 dicas que vão ajuda-lo a determinar se você encontrou o corretor ideal.

Redação | 17 de Maio de 2018 às 08:00

SARINYAPINNGAM/iStock -

Muitos brasileiros recentemente tiveram que se virar para ganhar o seu sustento depois das demissões em massa que ocorreram por todo o país. A opção de muitos para sair dessa situação foi investir em um negócio próprio. Mas há aqueles que decidiram investir em outra área: o mercado financeiro. A promessa de altos ganhos atrai muitas pessoas para investir neste negócio de alto risco. De fato, investir em ações pode ser sim um bom negócio; desde que você estude bastante e encontre o corretor certo. Para orientá-lo, separamos 3 dicas que vão ajudar a determinar se você encontrou o corretor ideal.

1 Investigue a empresa e o corretor

Para ter certeza de que seu corretor é honesto, sempre confira se a empresa para a qual ele trabalha tem registro na CVM – Comissão de Valores Mobiliários. Para poder atuar, a corretora obrigatoriamente tem de ser registrada na CVM, que fiscaliza a atuação e a solvência da empresa. Se a firma não estiver registrada, evite-a como a uma praga e a denuncie à CVM. Uma firma nessas condições está negociando ilegalmente e você não terá proteção alguma se usar seus serviços.

2 Fique longe de corretores que gostam de empurrar

Comece a se preocupar se o corretor tenta lhe empurrar uma determinada ação, em especial uma que anda estagnada. Empresas inescrupulosas algumas vezes iniciam esquemas conhecidos de “pegar e largar”: recomendam uma ação a seus clientes, o preço sobe quando eles começam a comprá-la e os corretores rapidamente vendem as suas próprias por debaixo dos panos, embolsando grandes somas. É muito feio – e ilegal –, mas acontece. Esse é também o esquema favorito de empresas fora do país – comumente chamadas de boilers –, que desaparecem de repente. Cuidado para não cair nessa.

3 Cuidado com dicas “quentes”

O corretor constantemente menciona dicas “quentes”? As chances de seu corretor saber de alguma coisa que os outros não sabem é quase zero. Na hora que o segredo chega até você, a probabilidade é de que os grandes compradores já tenham avançado para a ação, deixando os atrasados com poucas chances de lucro.