Com tantas distrações para tirar o foco do trabalho, é difícil não se deparar com a procrastinação. Procrastinar é o ato de adiar algo, deixar algum assunto para mais tarde. É claro que ela pode atrapalhar muito o seu trabalho e diminuir a sua produtividade. Portanto, para ser uma pessoa produtiva, é necessário algumas mudanças de atitude. Pode não ser fácil no começo, mas, para aumentar sua produtividade e se destacar em seu cargo, o esforço vale a pena.

1. Valorize o seu sono

Uma boa noite de sono é a chave para um dia cheio de energia. Quem está procurando ser mais produtivo no trabalho, deve investir em formas melhores de aproveitar o sono.

2. Organize o seu espaço de trabalho

Ninguém aguenta trabalhar em uma zona de guerra caótica. Se você quer organizar melhor os pensamentos, o seu ambiente deve refletir organização. Então, separe o que você usa diariamente, como canetas, post-its e outros acessórios de escritório e coloque em um pote ao lado do monitor do computador. Depois, organize papeis em um escaninho. Esse passo a passo pode te ajudar; confira! Dica: coloque também uma foto da sua família ou do seu animal de estimação em um local visível. Nas horas de estresse, lembrar de quem você ama pode ajudar a estabilizar a sua mente.

3. Vá por partes

Ao abrir o e-mail de manhã, você se depara com dez assuntos diferentes. O que você faz? Se você respondeu que tenta resolver todos de uma vez, então repense essa atitude. Estabeleça critérios: escolha uma tarefa prioritária e dedique-se a ela. Assim você verá que se sairá muito melhor do que se tentar abraçar todas as outras dez de uma vez.

4. Tente se desconectar por alguns minutos

Sim, é quase impossível para os dias de hoje viver sem internet. Fazemos tudo através dela, inclusive trabalhar. Mas é importante saber a hora de fazer uma pausa. Faça um café, saia para uma caminhada de dez minutos, ou apenas encontre um local quieto para fechar os olhos por alguns instantes. Sem telefones por perto!

5. Faça listas e anote tudo

Para manter a produtividade, também é necessário ter ideias. E às vezes, as melhores ideias aparecem enquanto você está na janela do ônibus, pensando na vida, ou até no chuveiro! Mesmo que elas não pareçam grande coisa no momento, anotar o que você pensa é uma forma de manter o seu cérebro ativo e de fazer um estoque de ideias que podem se transformar em algo concreto no futuro. Mantenha sempre à mão um caderninho e uma caneta e não perca nada!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!