Já estamos com um pé em dezembro, mas o calor típico do final do ano já deu o ar da graça em algumas cidades brasileiras. Em locais onde a temperatura pode chegar a mais de 40ºC, encontrar uma forma de melhorar a sensação térmica em casa é essencial.

Pensando nisso, é bom conhecer alguns truques que ajudam a afastar o calor em casa, que pode atrapalhar a qualidade de vida e até mesmo prejudicar a saúde.

Entenda como melhorar a sensação térmica de sua casa de forma econômica:

1. Congele um travesseiro

Às vezes o calor pode não dar trégua nem à noite. E, como o ar-condicionado pode acabar aumentando a conta de luz, certamente muitas pessoas procuram por alternativas para aliviar o calor.

Uma delas pode ser bem simples e curiosa: deixe um travesseiro pequeno embalado em um saco plástico dentro do freezer durante algumas horas. Pode ser que ele ao menos alivie a sensação térmica quente que incomoda muita gente pouco antes de cair no sono.

2. Não se esqueça de beber muita água

Beber água não é apenas uma dica que pode melhorar a sensação térmica momentaneamente. É uma questão de saúde: hidratar-se pode melhorar a sua qualidade de vida.

Procure beber um litro a cada hora, utilizando cascas de limão ou folhas de laranja na água para torná-la mais refrescante. Aposte nas garrafinhas squeeze mesmo que você fique apenas em casa. Cada garrafinha pode conter até 200 ml de água ou mais.

3. Ajeite suas persianas ou cortinas

As janelas podem ser aliadas ou vilãs da climatização da sua casa. Tudo depende de como você seleciona o tipo de vidro, cortina ou persiana que utiliza nelas.

Sem contar que, dependendo do posicionamento da sua casa, o sol pode invadir seus cômodos transformando-os em verdadeiras saunas!

A fim de evitar que isso aconteça, é muito importante saber escolher o material de persianas ou cortinas. As persianas verticais, por exemplo, são capazes de reduzir em 76% o ganho de calor de um cômodo. Alguns toldos retráteis instalados na parte de fora das janelas também são ótimas opções para regular a luz que aquece a casa.

4. Construa um ar-condicionado caseiro

Como já dissemos anteriormente, um ar-condicionado ligado o tempo todo pode ser o terror da sua conta de luz. Por esse motivo, é recomendado ligá-lo apenas em determinados horários.

Mas, como o ventilador comum geralmente não dá conta, uma opção rápida e barata é fazer um ar-condicionado improvisado com eles.

Consiga duas garrafas pet de dois litros, preencha-as de água e duas colheres (sopa) de sal, deixando também um espaço para o ar. Em seguida, congele as garrafas. O sal fará com que a temperatura fique abaixo de zero.

O ar ao redor das garrafas se resfriará quando o gelo começar a derreter. Ponha-as em frente a um ventilador e o ar será soprado até você.

5. Refrigere seu notebook

Já teve que trabalhar com o notebook no verão? Os eletrônicos também sofrem!

Com o calor, o eletrônico pode fazer as suas mãos suarem, aumentando o incômodo. Além disso, o suor pode acabar prejudicando o aparelho se cair no teclado.

Existe uma forma de melhorar a situação: compre uma base com coolers específica para o seu modelo. Existem diversos modelos no mercado, então prefira as que possuem as mesmas dimensões que o seu notebook e travas para a base. Além disso, prefira também as bases que contenham mais de uma ventoinha, já que uma ventoinha maior não apenas consumirá mais energia, como também poderá ser menos eficiente dependendo das saídas de ar do seu aparelho.

Porém, não será apenas a mesa que trará bons resultados. Instale o seu notebook em locais arejados e que não concentrem muita poeira. Assim, você diminui o calor e aumenta a vida útil do seu dispositivo.

6. Aposte nas cores claras

Já ouviu falar que vestir roupas mais claras no verão ajuda a reduzir o calor?

Isso é verdade. Acontece que roupas mais escuras podem reter o calor por mais tempo, aumentando a sensação térmica.

Isso também vale para a casa: aposta em fronhas e tecidos brancos para forrar móveis, camas e travesseiros. Isso também ajudará a iluminar o ambiente durante o dia.

7. Evite vazamentos de água

Vazamentos de água no verão podem ser fatais, principalmente porque é nessa época que os reservatórios começam a esvaziar mais frequentemente.

Verifique se há algum vazamento ou desperdício de água em sua casa. É de suma importância preservar a água nesta estação e, de modo geral, a água do planeta.