Vida de concurseiro não é fácil. E não é só por causa das longas horas de estudo, provas cansativas e editais que demoram a sair. Ao longo da jornada em busca do emprego público dos sonhos os candidatos muitas vezes abrem mão de muitas coisas. E isso sem falar naquela situação pela qual todo concurseiro já passou: ter de enfrentar a decepção quando a conferência do gabarito revela que “não foi dessa vez”. Entretanto, uma coisa é certa: quando o assunto é como começar a estudar para concursos públicos, existem algumas regras de ouro que vão te ajudar a sair na frente.

A primeira nós já adiantamos: sem sombra de dúvidas, estar informado é muito importante. Por isso, organize-se: verifique sempre sempre sites especializados, como a Folha Dirigida, para saber quais editais estão ou serão abertos.

A segunda com certeza é a manter a disciplina e o foco. Quem está querendo entender como começar a estudar para concursos deve também saber que algumas prioridades terão de mudar. A partir disso, é possível se organizar para buscar os seus sonhos. Além disso, os cuidados com o corpo não devem ser negligenciados: mantenha uma alimentação saudável, além de praticar alguns exercícios antes ou depois de estudar. Veja a seguir estas e mais algumas outras dicas valiosas para começar e ser aprovado de cara. Boa sorte!

bernardbodo/iStock

5. Pratique exercícios

Talvez você pense que o necessário para conseguir estudar para um concurso público esteja apenas nos livros e na rotina árdua de estudos. Se você pensa assim, porém, está na hora de rever os conceitos. Exercícios físicos ajudam o corpo a liberar a adrenalina e outros hormônios importantíssimos para a concentração e o foco. Além disso, começar o dia com 30 minutos de caminhada antes de estudar faz com que o cérebro esteja mais ativo e assimile melhor as informações.


kieferpix/iStock

6. Não se esqueça de você

A jornada muitas vezes é longa e cansativa demais. Então, é fundamental que você tenha um tempo para cuidar de você. Se isolar completamente do mundo e viver estudando como um maluco até a exaustão, não vai ajudar. É importante se dedicar aos estudos com afinco e disciplina, mas também é fundamental relaxar um pouco e dar atenção aos amigos e familiares. Reservar um tempo para as atividades de lazer e autocuidado, como ver um filme, cozinhar ou meditar também é importante e ajuda a renovar as energias para seguir estudando.