Você já deve ter percebido o aumento de comerciantes vendendo peixe nesta semana, não é? Tradicionalmente vendidos na Semana Santa, os frutos do mar requerem atenção do consumidor na hora de comprar. Alguns sinais podem dar dicas do melhor produto – e evitam que você desperdice dinheiro.

Para além da tradição religiosas, os peixes são ricos em ômega-3, um óleo essencial ao corpo humano. Ele previne inflamações, além de agir diretamente em benefício da saúde cardiovascular e cerebral. Aproveite a época com bons preços para cuidar da saúde!

1. Preste atenção ao odor

Na hora de escolher, perceba o odor que o peixe exala. Depois de muito tempo expostos, o ventre dos peixes começa a se deteriorar. Prefira frutos do mar que exalem odor de maresia, como se tivessem acabado de sair do mar.

 

Assine nosso conteúdo exclusivo

2. Procure ir às compras bem cedo

A maioria dos comerciantes de pescados vende suas mercadorias diretamente do mar. Quanto mais cedo você comprar o seu peixe, mais fresco ele estará. Além disso, você evita filas e consegue os melhores preços logo pela manhã.

 

3. Observe o corpo do peixe

Toque o pescado antes de comprar. Verifique se ele encontra-se firme, se a carne não se solta em alguns pontos. Procure por inchaços no ventre; se encontrar, o peixe não é o ideal para a compra.

 

4. Atenção às escamas

As escamas são um sinal visível da qualidade do peixe. Passe o dedo por elas e observe se elas se soltam com facilidade. Se sim, escolha outro; este já não pode oferecer um almoço de qualidade.

 

5. De olho no olho

Quer escolher o melhor peixe? Os olhos são um dos melhores indicadores para você não desperdiçar dinheiro. Procure por peixes que tenham olhos brilhantes, como se tivessem acabado de sair do mar; olhos opacos e sem vida devem ser descartados.

 

6. Inspecione as brânquias

As brânquias fornecem um ótimo sinal para saber se a sua escolha foi a melhor. Ponha o dedo indicador em uma das brânquias do animal e levante. Se a coloração interna estiver avermelhada, é um sinal de que o peixe está bom para o consumo. Ignore se observar uma coloração rosada ou acinzentada.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!