Descubra como ganhar dinheiro participando de pesquisas

Sabia que você pode ser remunerado pela sua opinião? Veja como ganhar dinheiro com pesquisas.

Redação | 1 de Maio de 2018 às 13:46

SIphotography/iStock -

Sabia que é possível ganhar dinheiro com a sua opinião? A sua opinião ou experiência com a utilização de produtos e serviços pode render uma renda extra ou a possibilidade de receber produtos ou utilizar diversos tipos de serviços gratuitamente. Confira abaixo como ganhar dinheiro participando de pesquisas, fique atento às regras de participação e se previnir para não ser vítima de golpes.

O que é

A pesquisa qualitativa de mercado é uma forma tradicional de uma empresa conhecer a opinião do público. Ela  também serve para entender melhor o mercado no qual atua buscando informações sobre produtos concorrentes, a aceitação de seu produto ou serviço, ou outras informações. Empresas especializadas neste tipo de pesquisa são capacitadas para realizar diversas formas de análises utilizando-se de diversos tipos de ferramentas, entre elas, entrevistas com clientes e potenciais clientes dos produtos, serviços ou marcas. Essas entrevistas costumam acontecer em grupos, e não individualmente. Para captar pessoas que se disponibilizem a serem entrevistadas, dentro de um perfil selecionado, costumam oferecer um cachê ou “incentivo” de participação, em dinheiro. O valor é fixado por pesquisa e leva em conta o perfil selecionado para a formação do grupo que será entrevistado.

Como ganhar dinheiro participando de pesquisas online

Nos últimos anos, com a ampliação das redes sociais via internet, começaram a surgir novas formas de pesquisas. Assim, surgiram diversos grupos, comunidades, blogs e sites que convidam consumidores por e-mail para se cadastrarem e participarem dando sua opinião. Alguns disponibilizam questionários on line sobre produtos ou marcas, concedendo uma pontuação para a troca por outros produtos e serviços em sites. Alguns oferecem até a troca por dinheiro a partir de um determinado saldo de pontos. Outros enviam amostras e exemplares dos produtos que estão sendo pesquisados para as residências dos participantes (sem custo) ou concedem vantajosos descontos de preços para a aquisição do produto que deverá ser testado. Através da participação nesses grupos, pode ser solicitado que o participante não só emita sua opinião sobre aquilo que está testando, mas também divulgue nas suas redes sociais pessoais a marca dos produtos que recebeu para testar. Esta “ação” resulta em mais pontos ou em melhor “posicionamento” nas comunidades para as próximas seleções de testes. Então acaba não sendo tão fácil ser selecionado para testar um produto ou serviço, já que a empresa espera que seja feita uma mídia – preferencialmente – positiva sobre os produtos e serviços testados.

Cuidado com os golpes

Agora que você já viu como ganhar dinheiro com as pesquisas, é muito importante ficar atento para não cair em golpes. Os convites para participar grupos de pesquisas são feitos por e-mail, por aplicativos de mensagens ou por indicação de outras pessoas que já tenham participado. Ao se cadastrar para participar de campanhas deste tipo, principalmente em sites, blogs, comunidades e redes sociais, não informe dados pessoas como seu CPF, identidade e endereço sem antes verificar a veracidade e confiabilidade do canal solicitante. E jamais informe senhas (quaisquer sejam elas, de contas bancárias, do seu computador, do seu celular, etc). Em regra, as empresas de pesquisa qualitativa de mercado efetuam os pagamentos em dinheiro pessoalmente no dia da realização das entrevistas com os grupos de pessoas selecionadas. Elas costumam entrar em contato após uma indicação de uma pessoa que já tenha participado de entrevistas anteriores. Questione quem o indicou para participar da pesquisa. Navegue no site ou blog do canal verificando se há comentários negativos ou reclamações. Pesquise sites de opiniões de consumidores, como o Reclame Aqui . Verifique também se a empresa possui um endereço fixo ou CNPJ em links do tipo “Quem somos”. Além disso, observe sempre se há o símbolo do cadeado no rodapé da página do site que indica que o site é seguro ou está protegido.  

Por Samasse Leal