Pode falar a verdade: você já parou ao menos uma vez para se perguntar como lavar roupa. A tarefa, que parece tão rotineira para algumas pessoas, pode ser um terror para muitas outras, principalmente se você mora sozinha.

Preferir uma lavanderia pode significar mais tempo para outras atividades, mas atenção para os cuidados básicos. Dependendo da lavagem, algumas roupas podem ser danificadas ou desgastadas. Se você preferir lavar em casa, opte por lavar as peças aos poucos, para não sobrecarregar o seu dia nem as próprias roupas!

Se você quer ou precisa economizar e procura saber como lavar roupa da melhor forma possível, confira as dicas que separamos abaixo:

1. Lave com menos frequência

Você lava uma roupa cada vez que a usa? Bem, é um desperdício de esforço e sabão em pó! Além disso, diminui a vida útil das suas peças. Não a atire logo no cesto de roupa suja. Verifique antes se ela precisa de uma das seguintes providências:

  • Consertos

Se houver botões faltando, se a bainha tiver despencado, algum zíper tiver quebrado, coloque-a numa pilha especial marcada “para consertar” ou conserte-a imediatamente.

  • Remoção de manchas

Há manchas difíceis de sair ou de óleo? A peça precisa ser levada à lavanderia um dia depois do “acidente” para aumentar as chances de a mancha ser removida.

  • Lavagem

Só faça isso se a roupa tiver nódoas ou sujeira aparente.

  • Exposição ao ar

Algumas peças não precisam de lavagem completa. Uma hora pendurada na corda e uma passada a ferro certamente darão um jeito, removendo o “cheiro de corpo” e outros odores. Você, então, pode levá-las de volta ao armário.

Veja também: 7 truques para deixar a sua vida mais fácil

2. Reduza o sabão

A maioria das pessoas usa sabão em excesso. Os especialistas estimulam a deixar de lado os sabões biodegradáveis, pois enfraquecem as fibras.

Uma lavagem regular pode ser realizada usando metade da quantidade de sabão não-biodegradável recomendada na embalagem. Você também deve regular a máquina a uma temperatura nunca superior a 30ºC.

Para roupas de algodão ou de linho branco muito sujas, use temperaturas mais altas e uma dose completa de sabão.

Veja também: 9 utilidades criativas e úteis para o sabão e o detergente

3. Use extras só se for necessário

Os fabricantes tentam vender todo o tipo de produtos que auxiliam na lavagem. Só que, se você quer entender como lavar roupa devidamente, deve saber que elas não precisam de amaciante ou de agentes antiestática.

Se peças de vestuário grudam umas às outras por causa da estática, simplesmente molhe as mãos e passe-as sobre os tecidos para tirar a eletricidade. Os atoalhados absorvem melhor a água se não estiverem cheios de amaciante.

Entretanto, o amaciante pode ser útil para peças mais finas ou feitas de cashmere. Com o tempo, as fibras longas tendem a formar bolinhas nas partes sujeitas a maior fricção, como debaixo dos braços. E a única forma de evitar isso é guardando essas peças para ocasiões especiais e usando amaciante para “relaxar” as fibras.

4. Renove sua máquina

Algumas empresas desenvolveram tambores para máquinas que não agridem tanto os tecidos. Os furos dos tambores convencionais sugam o tecido no ciclo de centrifugação, o que faz com que as fibras se rompam. Isso é um risco para as peças e essas máquinas devem ser excluídas dos manuais de como lavar roupa.

Porém a superfície texturizada dos tambores novos contém furos menores nos cantos de uma estrutura que se parece com um favo de mel, o que diminui a possibilidade de destruição.

Também evite secar na secadora. Para ver o efeito destruidor que ela tem sobre as fibras de um tecido, observe o número de fios que o filtro retém.

Veja também: como fazer um uso mais consciente e econômico da sua máquina de lavar

5. Preserve peças preciosas

Antes de guardar o vestido de noite especial ou o terno que você usa para entrevistas, sempre os lave com água ou a seco. Mesmo que ele pareça impecável, você corre o risco de estragá-lo se o guardar como está.

Ele pode ainda estar com manchas “invisíveis” tais como de limonada, vinho branco e até de suor. Se não forem retiradas, ficarão amarelas ou marrons com o tempo e, então, impossíveis de serem removidas.

Além disso, tome cuidado com as traças. Elas não são apenas atraídas por fibras naturais, como lã e algodão, mas também adoram roupas sujas, manchadas ou suadas.

Tome cuidado especial com o seu vestido de noiva, talvez a peça mais cara e delicada do armário. Pergunte como cuidar dele quando o comprar ou encontre uma lavanderia que ofereça tratamento especial para protegê-lo.

Veja também: como utilizar o vinagre para lavar as suas roupas

Se recorrer a uma lavanderia, certifique-se de que ela possua a expertise para fazer um bom trabalho. Pegue recomendações de outras pessoas que já tenham usado os serviços. Também descubra como o vestido será guardado.

Prefira que ele seja guardado a vácuo. Isso preservará o tecido e impedirá que oxide e que adquira um tom castanho-amarelado. Se ele não for guardado a vácuo, deve ser embrulhado em papel livre de ácido – mais uma vez, para impedir que amarele – e embalado numa caixa de papelão de pH neutro, que permita ventilação.

6. Racione a ida à lavanderia

É óbvio que a lavanderia não vai lhe dizer como lavar roupa em casa, mas a maioria das pessoas leva peças para lavar com frequência excessiva. Os produtos químicos usados na lavagem a seco irão, gradualmente, enfraquecer o tecido da roupa, diminuindo sua vida útil.

Ternos, em especial, podem ficar horríveis após apenas alguns meses de uso se você mandar lavá-los a cada duas ou três semanas. Se o terno estiver apenas um pouco amassado, use um ferro a vapor para relaxar o tecido. Ou então peça ao dono da lavanderia que o faça.

Se você deixar cair algo no terno, primeiramente tente remover usando um lenço descartável. A maioria das pessoas que trabalha na indústria da moda confidencia que muitas peças com a indicação “lavagem a seco” podem ser lavadas à mão ou mesmo na regulagem para lãs de uma máquina de lavar moderna.

Veja também: depois de aprender como lavar roupa, conheça também os melhores métodos para passar suas peças