Veja como reformar móveis de madeira com dicas simples

Entenda como reformar móveis de madeira com dicas simples e econômicas para dar aos cômodos de sua casa um visual novo e criativo!

Redação | 28 de Outubro de 2018 às 20:00

JFsPic/iStock -

Seus móveis estão precisando de uma cara nova, mas você não tem dinheiro para uma reforma? Então entenda como reformar móveis de madeira em casa, sem gastar quase nada! Com poucas ferramentas e muita criatividade, é possível renovar a decoração.

Entenda como reformar móveis de madeira de formas simples e econômicas:

A mesa de cabeceira pode ser reformada de diversas formas (Foto: keladawy/iStock)

1. Mesinha de cabeceira mais elegante

Remova o puxador da gaveta com a chave de fenda. Pinte as superfícies da mesinha com uma demão de primer e deixe secar. Aplique uma demão de tinta. Aparafuse um puxador mais vistoso para completar o visual, se quiser.

Mas é possível reformar a mesinha de cabeceira de outras formas. Se a gaveta estiver ruim, por exemplo, por que não retirá-la de vez? Instale uma chapa de madeira que se adeque ao móvel e prenda-a com fixadores abaixo. Aplique uma demão de tinta nova para o acabamento e pronto!

Pegue um pincel e personalize seus móveis com pinturas e desenhos (Foto: Stefan Rotter/iStock)

2. Compartimentos com personalidade

Que tal aplicar tintas novas que sejam mais a sua cara em móveis antigos? Ponha a caixa de cabeça para baixo em cima do jornal; cubra-a com tinta spray fosca e deixe secar.Aplique fita-crepe formando listras, xadrez ou zigue-zague. Dê a segunda demão de tinta spray em outra cor e deixe secar. Retire a fita-crepe e veja como ficou legal o desenho.

Se você quiser, também pode utilizar pincéis para fazer desenhos personalizados, como na foto acima. Nesse caso, busque por pincéis mais finos, que possam aplicar melhor os detalhes.

Renove a aparência da mesinha de centro com papel de parede ou adesivos (Foto: photomanx21/iStock)

3. Mesinha de centro na moda

As mesinhas de centro também podem passar por uma reforma facilmente. Corte dois pedaços de papel de parede com a largura e o comprimento do tampo da mesa e da prateleira. Cubra-os com adesivo em spray e aplique neles os pedaços de papel.

Se você tem mesas como essa da foto, com muitos detalhes, vale a pena aplicar os pedaços de papel no tampo e pintar as outras partes com tinta para madeira.

Para criar um efeito diferente no cômodo, por que não unir a pintura na parede aos móveis? Você pode, por exemplo, pintar listras em sua parede e continuá-las no criado-mudo. Assim, você não precisa comprar um móvel novo para combinar com a nova pintura e ainda criar um efeito bacana no quarto.

É fácil renovar cadeiras com apenas algumas almofadas ou tintas para cobrir as imperfeições (Foto: Halfpoint/iStock)

5. Renove suas cadeiras

Está achando a aparência das cadeiras da sala de jantar repetitiva e monótona depois de tantos anos? Você não precisa comprar um conjunto novo. Use tinta com uma cor vibrante e almofadas (caso não haja estofado) para remodelar o assento e até cobrir imperfeições.

Prenda as almofadas com tachinhas ou pregos para madeira, ou adicione cordões às bordas da almofada. Depois, é só amarrá-la às partes da cadeira. Simples assim!

Pratique o upcyle para reaproveitar objetos de madeira antiso (Foto: yulyao/iStock)

6. Não sabe como reformar móveis de madeira? Adote o upcycle

O upcycle é uma técnica que consiste em reinventar usos para móveis e objetos velhos. É basicamente uma forma de reciclar dando asas à imaginação e ainda economizar ao comprar móveis novos, além de ser uma forma de como reformar móveis de madeira.

Você se lembra, por exemplo, daquele skate velho que seu filho usou na adolescência, mas hoje está largado em algum canto da casa? Utilize a prancha (a parte em que alguém se equilibra para andar) para fazer um banquinho improvisado. Use um adesivo ou algum tecido para cobrir a lixa e acople a prancha em um suporte de madeira. Pode cair muito bem no jardim!

Você pode reaproveitar ainda estrados de madeira para formar cadeiras, como na foto acima. Lixe a superfície, aplique uma demão de tinta e coloque algumas almofadas. O resultado final será incrível!