Recentemente falamos sobre o tingimento de roupas velhas ou manchadas para reaproveitá-las e deixá-las como novas. Entretanto, muitas vezes gostamos do tom da roupa mas ela encontra-se manchada. É neste momento que muita gente se desespera e acaba deixando de lado uma ótima peça ou até mesmo gasta dinheiro comprando uma nova por não saber como tirar mancha de roupa.

Sabemos que se deparar com manchas em uma roupa de que se gosta é uma experiência horrível. Ficamos com receio de que a macha não saia e começamos a pensar em formas de como lavar as roupas a fim de removê-las, mas muitas vezes sem sucesso. Para te ajudar a salvar a sua roupa preferida, separamos abaixo um guia de como tirar mancha de roupa de forma eficaz e bem baratinha, e o melhor, sem usar produtos caros.

Antes de mais nada lembre-se sempre que a regra número 1 é agir rápido caso tenha manchado alguma roupa. Quanto mais tempo o tecido ficar manchado, mais difícil será para livrar-se dela.

Verifique abaixo como tirar manchas de roupas para cada tipo de situação:

Como tirar mancha de chá, café e suco de frutas da roupa

Dê batidinhas de leve na mancha com uma solução fraca de vinagre branco; então, lave de acordo com as instruções do fabricante. Se a mancha grudou, aplique vinagre branco na parte de trás do tecido e com a parte de trás de uma colher pressione a mancha contra um papel-toalha antes de lavar.

Como tirar mancha de sangue da roupa

Enxágue a mancha em água fria e deixe de molho por 15 minutos numa solução fria de detergente. Se o sangue secou, mantenha a peça de molho durante a noite numa forte solução de sal. Lave como de costume.

Como tirar mancha de vinho da roupa

Remova a mancha imediatamente com um pano limpo embebido em vinagre branco ou vinho branco. Se não funcionar e a roupa for branca, tente algumas gotas de água oxigenada.

Como tirar mancha de suor da roupa

Triture duas aspirinas solúveis numa xícara de água morna e esfregue a solução na mancha. Deixe descansar por duas horas antes da lavagem.

Como tirar mancha de grama da roupa

Dê batidinhas de leve na mancha com álcool antes de lavar.

Como tirar mancha de graxa ou óleo da roupa

Se há muita graxa, primeiro espalhe talco para bebê ou amido de milho sobre a mancha; em seguida, retire com delicadeza a sujeira oleosa com uma colher. Raspe o óleo em excesso e cuide da mancha com um pouco de xampu ou borrife com WD-40 antes da lavagem.

Leia também: 13 diferentes usos para o talco de bebê

Como tirar mancha de batom da roupa

Use o dedo para espalhar um pouco de vaselina na mancha; depois, lave na temperatura mais alta recomendada pelo fabricante.

Como tirar mancha de desodorante da roupa

Para tirar a mancha de desodorante misture uma colher de bicarbonato de sódio no suco de um limão. Coloque a solução sobre a mancha, esfregue levemente e deixe agir por cinco minutos. Depois, retire a solução com água corrente e lave a roupa normalmente. Se a mancha não sair logo na primeira vez, repita o processo.

Como tirar mancha de ferrugem da roupa

Antes de mais nada, para evitar que a mancha de ferrugem passe para o outro lado da roupa, inclua um pano entre a mancha e a parte de trás da peça. Esprema um pouco de limão sobre as manchas e espere agir por 10 minutos. Depois disso é só lavar normalmente.