O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de banana. A banana é até sinônimo de produto com preço acessível e um alimento rico do ponto de vista nutricional. Sendo uma ótima fonte de vitaminas A, B1, B2 e C, a fruta também fornece fibras e sais minerais e é ótima para evitar cãibras. Além de toda essa riqueza do fruto, a casca pode ser reaproveitada no preparo de bolos, doces e pães. Mas não é só na culinária que a banana mostra o seu valor. Confira a seguir como usar casca de banana no dia a dia e economizar:

Polimento para prataria e sapatos

Usar casca de banana é uma excelente maneira de devolver o brilho à prataria e aos sapatos de couro. Primeiro, remova todo o material viscoso remanescente no interior da casca; depois, basta esfregar o interior da casca nos sapatos e na prataria. Quando você tiver acabado, dê polimento aos objetos com uma toalha de papel ou um pano macio.

Você também poderá usar essa técnica para recuperar a mobília de couro ou bancos de carro. Experimente primeiro numa pequena parte antes de usar na poltrona inteira.

Limpeza de plantas de interior

As folhas das plantas que vivem dentro de sua casa parecem desbotadas ou empoeiradas? Nem pense em borrifá-las com água: isso só vai espalhar a sujeira. Experimente limpar cada folha com o interior de uma casca de banana. Ela removerá toda a sujeira da superfície e deixará em seu lugar aquele brilho lustroso.

Tratamento contra pulgão

Os pulgões estão atacando suas plantas? Enterre cascas de banana secas ou cortadas a 3 cm ou 5 cm de profundidade em torno da base das plantas infestadas, e logo os minúsculos parasitas farão as malas e partirão. Mas não use cascas inteiras nem as próprias bananas: elas costumam ser consideradas ótimas refeições por pequenos mamíferos e roedores, que tratarão de cavar as plantas.

Fertilizante ou cobertura protetora

A casca de banana, assim como a própria fruta, é rica em potássio – nutriente importante tanto para você como para o seu jardim. Seque cascas de banana em telas durante os meses de inverno. No começo da primavera, bata-as no liquidificador ou processador e use-as como cobertura protetora para propiciar um começo saudável a plantas novas.

Muitas espécies de rosas e outras plantas também se beneficiam dos nutrientes encontrados na casca de banana. Corte algumas delas e utilize-as como fertilizante de plantas já crescidas.

Veja também: 9 dicas infalíveis para cultivar e cuidar de suas rosas

Adubo

Com seu alto teor de potássio e fósforo, as cascas de banana e as próprias frutas são excelentes aditivos a qualquer adubo. A banana se decompõe especialmente rápido em temperaturas elevadas. Mas não se esqueça de tirar possíveis adesivos grudados na casca e certifique-se de enterrar as frutas no fundo do adubo armazenado, senão elas podem acabar virando apenas refeição de visitantes indesejáveis.

Carne assada mais macia

A casca de banana é usada em muitos países asiáticos para embrulhar a carne durante o cozimento e torná-la mais macia. Algumas pessoas dessas regiões dizem que a própria banana também possui essa capacidade. Então, na próxima vez que você achar que a carne que está cozinhando ficará dura, experimente amaciá-la acrescentando à panela uma banana madura descascada.

Dica extra contra o desperdício: sorvete e máscara facial de banana

Você já sabe como usar casca de banana no dia a dia, mas os frutos estão amadurecendo rápido e não tem como consumi-los? Veja as receitas de sorvete light e máscara de beleza:

Sorvete light: Passe as bananas bem maduras pelo processador e leve ao congelador por 2 horas. Passe novamente pelo processador e leve ao freezer por mais 2 horas.

Máscara: Você pode usar a banana como uma máscara hidratante que deixa a pele com aparência e sensação de maciez. Amasse uma banana com 1⁄4 de xícara de iogurte natural e 2 colheres de sopa de mel e aplique-a suavemente no rosto. Deixe agir por 10 a 20 minutos, depois lave com água fria.

Confira também como fazer a máscara facial ideal para cada tipo de pele!