Como você pode economizar com reciclagem doméstica

Em várias cidades existem cooperativas de reciclagem que coletam materiais de todos os tipos os vendem bem barato. O lixo de uns é o tesouro de outros.

Redação | 3 de Julho de 2018 às 15:00

nastenkapeka/iStock -

A reciclagem doméstica é fundamental. A melhor forma de reciclaré dar o que você não quer mais para alguém que precise. Outra forma é certificar-se de que o que pode ser reciclado seja separado do lixo comum. No Brasil, a reciclagem das embalagens é de:
– plásticos (17%),
– papel/papelão (de 43% a 73%),
– latas de aço (de 45% a 78%),
– vidro (44%) e
– alumínio (87%).

Passe adiante 

Assim, antes de jogar fora objetos usados, procure saber se é possível doá-los a alguém. Em várias cidades existem cooperativas de reciclagem que coletam sobras de materiais de todos os tipos de negócios e os vendem bem barato. Portanto, o lixo de uns é sempre o tesouro de outros.

– As salas de espera de consultórios médicos e hospitais geralmente precisam de revistas e brinquedos ou livros infantis para os pacientes se distraírem enquanto aguardam a consulta.

Muitas instituições de caridade aceitam móveis em boas condições; algumas aceitam também aparelhos elétricos.

Livros, sobretudo, podem ser doados a bibliotecas de escolas públicas.

– Verifique se existe em sua área reciclagem para rolhas de cortiça das garrafas de vinho.

–  Apicultores e vendedores de geleias em feiras estão sempre precisando de potes de vidro.

Alguns donos de animais de estimação aceitam jornais para usar como forro.

Pares de óculos velhos podem ser doados para pessoas carentes. Pergunte ao seu oftalmologista se ele conhece algum programa desse tipo.

Algumas instituições de caridade aceitam roupas de cama e de outros tipos para vender e arrecadar fundos, distribuir para pessoas carentes ou transformar em trabalhos manuais, como colchas de retalho.

Separe com atenção

Se os itens não recicláveis forem misturados aos recicláveis, o lote se tornará inútil, então é importante separar o lixo com atenção. Um caco de louça pode inutilizar uma tonelada de vidro.

As garrafas PET (de plástico): a cada município tem uma combinação diferente de tipos, então sempre consulte primeiro a prefeitura.

Retire as tampas das garrafas.

Separe as tiras elásticas e os invólucros de plástico dos papéis.

– Retire a tampa e o bico de plástico das latas de aço de aerossóis, mas não tente amassá-las.

Alguns municípios exigem que se remova o pedaço de plástico dos envelopes com janelas de endereçamento antes de reciclar, por exemplo.

Não coloque os recicláveis em sacos plásticos.

Resíduos perigosos

Alguns itens são recicláveis mas contêm metais pesados ou substâncias tóxicas e portanto devem ser manuseados e descartados com cuidado. A princípio, descubra o que pode ser reciclado e como fazer isso consultando a prefeitura ou a Internet.

– Informe-se sobre os estabelecimentos em sua cidade que aceitam baterias de automóveis e pilhas para reciclagem. Seja como for, muitas contêm metais pesados como chumbo, zinco e cádmio.

Drene o óleo de motor usado em um recipiente limpo e procure oficinas ou postos que o aceitem para reciclagem.

Descubra se as latas de tinta podem ser incluídas no lixo doméstico ou se precisam ser recolhidas separadamente.

Pergunte em lojas de telefones celulares se aceitam seu telefone celular velho para reciclagem.

Recicle os cartuchos de impressoras e toners. Alguns fornecedores aceitam os cartuchos usados e os reaproveitam.

Os computadores relativamente novos podem ser doados para instituições de caridade; ao passo que os modelos mais velhos podem ser reciclados para que se aproveitem as peças. Informe-se, antes de mais nada, com seu fornecedor ou na Internet.

No caso de eletrodomésticos e outros aparelhos, funcionando ou não, quase sempre é fácil encontrar alguém interessado em aproveitá-los. Dessa forma, se precisar descartar geladeiras, é preciso ter cuidado para assegurar que o gás refrigerante não vaze para o meio ambiente.

Os pneus de borracha podem ser recauchutados e reutilizados. Nesse sentido, procure borracheiros ou fornecedores de pneus.

Para reciclar sucata de metal, consulte sites de reciclagem na Internet ou peça informações sobre esse serviço à prefeitura.

Colaborando com a reciclagem doméstica local, a economia pode não aparecer de imediato, mas, quando sua casa entrar na rota de coletores de lixo e do que não é lixo, você vai perceber que entrou no circuito mundial. Você se torna parte de um todo.