Com um pouco de planejamento, habilidade e criatividade, é possível economizar muito dinheiro na cozinha; sem precisar abdicar da boa comida. Assim, reveja os seus equipamentos de cozinha, os seus hábitos de compras e a sua maneira de lidar com sobras. Veja como praticar a consciência na culinária:

#1

Não deixe os alimentos estragarem: as frutas podem ser transformadas em purês, geleias ou compotas. Congele até mesmo pequenas quantidades de molho em fôrmas de gelo, por exemplo, para mais tarde dar um toque especial a determinados pratos. A carne moída pode ser refogada e, em seguida, congelada.

#2

Faça compras conscientemente: carne para sopa, de qualidade, pois fornece um bom caldo que pode ser utilizado em outra receita.

#3

Atenção aos velhos truques culinários: portanto, ao fazer geleias, economize açúcar e evite o escurecimento das frutas acrescentando o suco de 1 ou 2 limões-sicilianos.

#4

Os restos de bebidas também podem ser aproveitados: utilize um vinho azedado como vinagre, ou água mineral gasosa aberta há algum tempo para o preparo de chás.

#5

Prepare antecipadamente: você pode cozinhar a quantidade dobrada de ensopado ou massa. Um ou dois dias depois, basta aquecê-las.

Deixou o pão dormir? Reviva o pão velho!

Para aqueles que depois de uma noite o pão perde seu sabor, existem receitas em que são imbatíveis com esse ingrediente. O resultado não poderia ser diferente: delicioso.

Além do pudim de pão, o pão velho amolecido é usado em bolo de carne moída e bolinhos. Se o pão for molhado em caldo de carne, o prato ficará ainda mais saboroso.

Se não estiver muito velho, o pão pode se transformar em croûtons para saladas ou sopas. Nesse caso, corte-o em cubos e jogue-os na panela com um pouco de óleo para dourar. O sabor será ainda maior se você acrescentar cebolas picadas, nozes ou queijo parmesão.

No verão, uma salada de pão é sempre um sucesso. Desse modo, basta cortar o pão branco em fatias e misturar com tomates e cebolas picados. Tempere com azeite, vinagre, sal, pimenta-do-reino e ervas e deixe marinar um pouco.

Veja também como economizar na compra de supermercado.