Sem gastar muito, pequenas mudanças na decoração da sala fazem toda a diferença! Por exemplo, revestimentos novos e retalhos de tecido dão nova vida à casa, sem haver necessidade de trocar a mobília.

Veja também nosso artigo sobre como as cores ajudam a mudar um ambiente.

KatarzynaBialasiewicz/iStock

Dê às janelas uma roupagem elegante

Persianas rolô creme são muito simples, são baratas e evitam que o sol desbote os móveis. Se você é habilidoso, por mais alguns reais pode transformá-las – e também o seu cômodo – em uma tarde. Cole um papel de parede bem ousado à lâmina de cada persiana. Isso funciona melhor com as que têm 68 cm de largura (a largura-padrão de um rolo de papel de parede) ou menos. Desça a persiana até o fim, corte uma folha de papel de parede na justa largura, porém cerca de 5 cm mais comprida do que a persiana. Usando um rolo de tinta limpo, espalhe um pouco de cola de papel de parede na face interna da persiana.

Disponha o pedaço de papel cortado sobre a superfície com cola, deixando os 5 cm sobressalentes passarem por baixo da persiana. Então, pressione com os dedos e alise com um rolo de pastel para que não se formem bolhas. Apare o excesso de papel. Como o papel de parede deixa a persiana mais dura e mais difícil de enrolar, o truque funciona melhor em janelas cujas persianas costumam ficar parcialmente baixadas. Saiba mais sobre o uso de persianas aqui.


SonerCdem/iStock

Faça um quadro de avisos 

Um quadro de avisos na sala de estar merece uma grade e pequenos pregadores de roupa para segurar os papéis. Podem ser coloridos para combinar com o ambiente.