9 dicas para ter um banheiro econômico e evitar desperdício de água

O banheiro é o lugar que consome mais água na casa, mas é também onde se pode evitar desperdício. Descubra como ter um banheiro econômico!

Julia Monsores | 15 de Janeiro de 2020 às 10:00

jordieasy/iStock -

O banheiro é o ambiente que consome a maior quantidade de água na casa, mas é também onde se pode realizar a maior contribuição para evitar o desperdício de água – esse valioso recurso natural. Instalando um chuveiro econômico você diminuirá o consumo de água mais do que com qualquer outra providência. Mas não pare por aí – há outras maneiras de reduzir a conta no fim do mês.

Confira também: 5 dicas para evitar o desperdício de alimentos e economizar

Dicas para evitar o desperdício de água

Você sabia que é possível, com banhos mais curtos, economizar quase 30 litros d'água a cada minuto? Descubra outras ações que você pode colocar em prática para evitar o desperdício de água!

  1. Se você achar difícil se controlar, compre um timer e ajuste-o para 3 ou 4 minutos, para se lembrar da hora de sair do chuveiro. 
  2. Enquanto espera a água esquentar, recolha a água fria num balde. Depois, você poderá usá-la em plantas dentro de casa ou no jardim. Se a pia tiver água quente, faça o mesmo. 
  3. A banheira em geral requer mais água que o chuveiro; por isso, deixe para usá-la apenas quando realmente precisar. Mas evite enchê-la demais: a água deve ser suficiente apenas para cobrir seu corpo quando estiver deitado. 
  4. Verifique a temperatura da água enquanto enche a banheira, para evitar que fique muito quente e depois seja necessário acrescentar grande quantidade de água fria. 
  5. Verifique a tampa do ralo para se certificar de que a água não está escoando. Acrescente um filtro à tampa para evitar que fios de cabelo e outros resíduos entupam o ralo. 
  6. Instale torneiras com arejadores, capazes de reduzir a vazão de água em até 50%, garantindo uma economia de 5.000 litros por ano. Outra opção é instalar arejadores de aparafusar às torneiras existentes. 
  7. Não abra completamente as torneiras – até 90% da água pode ser desperdiçada. Adote o hábito de abrir apenas o necessário. 
  8. Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros de água por minuto.
 

Ao fazer a barba, encha um copo com água para molhar o barbeador, em vez de fazê-lo sob água corrente ou na pia cheia.