É inspirador ver fotos de “antes e depois” de um cômodo monótono que sua iniciativa de faça você mesmo transformou em um ambiente deslumbrante.

Aprenda truques com cores e faça você mesma

Primeiramente, decoradores que conseguem essa mágica são considerados criativos. Muitos, de fato, possuem uma bossa especial. Mas normalmente trata-se de um talento alimentado por anos de estudo e muito trabalho – e com a aprendizagem das regras fundamentais do bom design. Existe método nessa mágica – e é aí que você entra. Não é preciso se matricular num curso de decoração; basta seguir alguns truques básicos:

1 / 10 próximo →
faca voce mesmo

Imagem: Relentless_one/iStock


1 Dê uma levantada no teto 

Já notou quantas casas tradicionais e ricas têm pé-direito alto? Por que não deixar os aposentos mais altos com uma espertíssima ilusão de ótica? Costure uma tira de tecido contrastante, mais escura, nas laterais das cortinas ou persianas. Se forem bege, acrescente uma listra chocolate; se forem lilases, use vinho. O teto parecerá bem mais alto.

Leias também sobre fazer móveis de palets de madeira.

1 / 10 próximo →
faca voce mesmo

Imagem: Valeriy_G/iStock


2 Acrescente um “atrativo arquitetônico”

Dê um toque de elegância a um cômodo sem atrativo acrescentando alguns detalhes. Coloque uma moldura na junção da parede com o teto, uma sanca ou rosa decorativa no teto. A seguir, pinte esses acréscimos – e as portas – de um tom um pouco mais escuro do que o das paredes. Se você tem janelas de guilhotina, com caixilhos profundos, use a mesma cor mais escura aí também, e escolha um tom ainda mais escuro para as molduras das janelas.

faca voce mesmo

Imagem: snorkulencija /iStock


3 Atraia os olhos para o exterior

Se você tiver qualquer tipo de porta de vidro que leve a um pátio ou jardim vistoso, pinte a moldura ou parte de madeira de uma cor escura. Isso atrairá os olhos para o que se encontra além. E certifique-se de que há, de fato, algo que vale a pena ser olhado lá fora: um vaso de plantas bem grande com um arbusto imponente funcionará. Tenha vários e, à medida que cada um florescer ou as folhas adquirirem coloração mais vibrante, coloque-os numa posição de maior destaque, perto do vidro.

faca voce mesmo

Imagem: EloisaConti/iStock


4 Evite assentos previsíveis

Por que você sempre escolhe um sofá, duas poltronas combinando e uma mesa de centro? Você não está tentando recriar a sala de espera do dentista, está? Em vez disso, tente fazer da sua sala um local onde as pessoas queiram, de fato, estar em vez de desejarem sair. Escolha assentos que não combinem entre si. Tornar a mistura um pouco menos uniforme resultará em um visual ousado e único. Vá a uma loja em que você normalmente não compraria e selecione uma peça que dará um toque diferente no conjunto que você já tem.

faca voce mesmo

Imagem: KatarzynaBialasiewicz


5 Faça o máximo com os básicos

Os designers de primeira linha sabem que você não precisa gastar muito para obter resultados satisfatórios. Ter necessariamente de se ater a um orçamento apertado muitas vezes força as pessoas a correr riscos que não correriam de outra forma, comprando um móvel ou tecido caro. E são essas oportunidades que acabam se transformando nos destaques de maior sucesso da sua casa. Uma capa nova para o sofá e para as almofadas que você já tenha. Dê asas à sua imaginação.

faca voce mesmo

Imagem: psisa/iStock


6 Reforme velhas almofadas  

Quando jogar fora um sofá, guarde as almofadas do assento, em especial se forem grandes e retangulares. Cubra-as com um tecido bonito e espalhe-as pelo chão como assentos sobressalentes. Se escolher um tecido apropriado para uso ao ar livre, poderá usá-las no jardim. Guarde-as empilhadas num armário debaixo das escadas, por exemplo, de maneira que possam estar à mão quando seus filhos convidarem os amiguinhos para assistirem a filmes ou se divertirem com jogos de computador.

Faça sua decoração reutilizando objetos.

faca voce mesmo

Imagem: Yobro10 /iStock


7 Construa um balanço estiloso no jardim

Aproveite um velho banco de jardim ou compre um baratinho numa loja de artigos para o lar. A seguir, corte os pés. Prenda correntes ou cordas resistentes e pendure-o, usando ganchos de metal, se necessário, nas pilastras da varanda de uma casa de veraneio, se ela for especialmente resistente. Você talvez tenha de colocar correntes nas laterais para que não balance alto demais.

faca voce mesmo

Imagem: bondrish /iStock


8 Personalize objetos comuns 

Pegue uma cúpula de abajur barata e branca. A seguir, cole uma elegante fita vermelha em volta do topo e da parte inferior e você terá algo que é, ao mesmo tempo, atraente e único. O truque é não economizar no embelezamento. Use a melhor fita que puder comprar. Você só vai precisar de uns 60 cm, assim pode conseguir uma aparência de altíssima qualidade com pouco gasto. Da mesma forma, pode usar botões finamente confeccionados ou tiras da mais delicada renda. 

← anterior 10 / 10
faca voce mesma

Imagem: Grigorev_Vladimir/iStock


9 Porta de madeira

Se tiver uma porta de madeira lisa, torne-a mais interessante com uma maçaneta decorativa. Lembre-se, apenas, de manter o resto do cenário econômico.

Leia também como consertar porta se janelas emprerradas.

← anterior 10 / 10

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!