A economia doméstica também está ligada a fazer pequenos reparos em sua casa e em sua mobília. Assim, há a possibilidade de escolher não trocar os móveis que ainda desempenham suas funções. Deixe para trocá-los apenas quando não for possível ajeitá-los e se não houver mais jeito.

Você pode também ousar e reformar seus móveis. Que tal?

  • Solução 1 

    Faça uma xícara de café bem forte e aplique sobre o arranhão com um pano macio. Isso deve manchar a madeira exposta na cor mais escura da madeira com acabamento.

    brunorbs/iStock
  • Solução 2

    Esconda o arranhão esfregando um pouco de graxa de sapato da cor correspondente. Ou tente com um lápis de olho marrom, ideal para camuflar qualquer coisa, dos arranhões pequenos aos mais profundos.

    txking/iStock
  • Solução 3

    Se o arranhão for mais profundo, assalte a caixa de lápis de cera das crianças. Rale parte de um lápis numa vasilha pequena, deixe em banho-maria para derreter a cera e pingue no sulco, nivelando com uma faca sem serra. Você pode misturar as cores para obter a mesma da sua madeira, acrescentando raspas de lápis de diversas cores.

    Você pode encontrar produtos na despensa que servem para a limpeza da casa. Experimente!

    txking/iStock
  • Solução 4

    Óleos de noz são perfeitos para consertar madeira danificada. Esfregue a parte de dentro de uma noz num arranhão para diminuí-lo, ou aplique um pouco de óleo de amêndoas com um pano macio.

    Aksenovko/iStock
  • Solução 5

    Trate a madeira rachada com maionese por dois ou três dias. Os óleos nela presentes ajudarão a inchar a madeira e a preencher a rachadura.

    Descubra outros usos surpreendentes da maionese.

    bonchan/iStock
  • Solução 6

    Manteiga de amendoim é um bom tratamento de beleza para madeira danificada. Passe um pouco, deixe secar, limpe e lustre.

    inewsistock/iStock
  • Solução 7

    Espalhe vaselina sobre um arranhão e deixe de um dia para o outro. Ela pode ajudar a madeira em volta a inchar e preencher a fissura. Retire pela manhã e dê polimento.

    Yoyochow23/iStock
  • Solução 8

    Num tampo polido com goma-laca, lustre o arranhão com cera de carro. Faça isso de leve, para que o restante do acabamento não abrase.

    Se não houver outro jeito para a sua mobília, então pense em repor os móveis da casa com economia.

    igor_kell/iStock
  • Solução 9

    Em primeiro lugar, certifique-se de que o assento frouxo é de ratã ou casca de árvore – e não de fibra de papel. Desse modo, vire a cadeira de cabeça para baixo e molhe o verso do assento com uma esponja limpa embebida em água morna. Então, quando estiver bem molhado – a parte de cima do assento deve permanecer seca –, empurre a parte inferior suavemente para cima e coloque a cadeira, outra vez, na posição normal. Uma vez seco, o assento deverá estar bem mais firme.

    juriskraulis/istock
  • Solução 10

    Faça o mínimo possível para mudar a montagem e o acabamento originais de móveis antigos. Ao dar um novo polimento, você pode reduzir drasticamente o valor de uma peça antiga. Se uma cadeira estiver um pouco bamba ou se a tampa laqueada de uma mesa estiver rachada, deixe como está.

    Francesco Scatena/iStock
  •  

    Solução 11

    Ao contrário do que dizem os fabricantes de lustra-móveis em spray com aroma de limão, você não precisa de produtos químicos sofisticados para limpar e proteger baús, escrivaninhas, mesas e cadeiras de madeira. De fato, tais produtos podem fazer mais mal do que bem. O desbotamento em função da exposição solar e o escurecimento causado pela absorção de substâncias químicas e umidade são os maiores inimigos de móveis de madeira. A fim de evitar que tais problemas ocorram, especialistas sugerem o seguinte:

    Proteja a madeira da umidade usando porta-copos e secando imediatamente qualquer líquido derramado. Evite limpar com água, sempre que possível.

    Tire o pó com um pano macio e seco.

    Encere uma vez ao ano com uma cera em pasta – mas apenas se o polimento da madeira estiver intacto. Uma cera em pasta protegerá sem penetrar na madeira e impedirá que a poeira faça liga com a superfície. Em seguida, escolha uma cera que combine com a cor da madeira. Se a madeira estiver rachada ou o polimento tiver saído, esqueça a cera em pasta.

    leungchopan/iStock
  • Solução 12

    Muitas vezes, um talho numa superfície de madeira pode ser removido fazendo com que as fibras comprimidas voltem ao tamanho normal por meio de umidade e calor. Antes de tudo, fure o verniz da área afetada diversas vezes com um alfinete bem fino, de maneira que qualquer umidade aplicada penetre a madeira abaixo. A seguir, cubra o talho com um pano molhado, coloque sobre ele uma tampinha de metal (para espalhar o calor) e, por cima, um ferro quente. Deixe por alguns minutos. Tenha cuidado para não queimar o polimento. Mais tarde, quando a madeira estiver completamente seca, preencha os furinhos de alfinete com uma camada de verniz.

    BarrySheene/iStock
  • Solução 13

    Uma vez arranhados plásticos em móveis velhos, há muito pouco que fazer para remediar a situação. Mas uma solução é pintar o objeto danificado. As tintas mais modernas cobrem plásticos com facilidade, deixando a superfície lisa, sem necessidade de duas camadas. Se você estiver com pressa, use tinta spray.

    luxxtek/iStock
  • Solução 14

    Não exponha os móveis de madeira e as peças estofadas aos raios solares. Os raios ultravioleta desbotam e danificam a madeira e o tecido. Se a luz do sol estiver batendo nos móveis diretamente, feche um pouco as cortinas, pois pode manchá-los. Depois deixe que entre a luz indireta do sol.

    Você pode se interessar em como fazer a limpeza de estofados e deixá-los novinhos

    KatarzynaBialasiewicz/iStock
  • Solução 15

    Evite colocar bons móveis em lugares muito úmidos, muito secos ou próximos de aquecedores e lareiras. Com a umidade alta, a madeira se expande, e sob o calor, pode rachar.

    vubaz/iStock
  • Solução 16

    Proteja as superfícies de madeira do calor e de líquidos com descansos de copos, jogos americanos e descansos para pratos. Para remover queimaduras de cigarro, experimente esfregar um pouco de pasta de dentes.

    Outros usos para a pasta de dente que podem interessar a você.

    AlexStepanov/iStock
  • Solução 17

    Limpe a madeira, se necessário, com um sabão suave e água.

    Para madeira não envernizada ou outros tipos de acabamento diferentes de poliuretano, use apenas a espuma do sabão em esponja ou pano quase seco.

    Economize e conserve a casa sem necessidade de produtos químicos caros.

    JackF/iStock
  • Solução 18

    Para limpar e tratar superfícies sem ou com pouco verniz, use um lustrador feito de quantidades iguais de azeite de oliva (ou óleo de linhaça) e vinagre branco misturadas com algumas gotas de óleo essencial. Aplique com um pano macio.

    Outros produtos naturais para a limpeza da sua casa podem ser úteis para você.

    artursfoto/iStock
  • Solução 19

    Para limpar pinho cru, use água fria e sabão, pois a água quente pode amarelá-lo. Para remover manchas de gordura, esfregue com lixa fina e limpe com um pano úmido.

  • Solução 20

    Um acabamento de verniz brilhante é suscetível a danos por calor e por todos os solventes, até mesmo a água. Limpe a superfície cuidadosamente com um pano quase seco. Se precisar lustrar, use apenas a cera virgem de abelhas, trabalhando na direção do veio.

    aerogondo/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!