Fralda de pano: entenda os principais motivos para investir

Se você procura alternativas econômicas e sustentáveis para criar o seu bebê, a fralda de pano pode ser uma aliada muito importante. Veja como!

Redação | 23 de Julho de 2018 às 17:00

Laboko/iStock -

Quando o assunto é o bebê, o que vem à sua cabeça? Exceto, é claro, os momentos mais felizes, existem também os tópicos mais delicados, como o lado econômico. Ter filhos requer planejamento financeiro detalhado e muito bem estruturado para que ninguém seja pego de surpresa. E, como um dos principais gastos da criação dos filhos nos primeiros anos está nas fraldas descartáveis, a fralda de pano surgiu como uma alternativa mais barata e muito eficaz na hora de cuidar dos pequenos.

Logo de cara é possível dizer o quanto pode se gastar com fraldas descartáveis. Uma criança geralmente leva de 2 a 3 anos para deixar de usar fraldas. Enquanto isso não acontece, os pais devem investir em fraldas descartáveis.

Entretanto cada criança possui seu próprio ritmo. Isso significa que o tempo médio pode variar, e os pais podem se ver comprando fraldas descartáveis por muito mais tempo. Assim, considerando que uma criança consuma 150 fraldas por mês durante 24 meses, o gasto inicial pode estar entre 2 mil e 3 mil reais, apenas para começar. Porém, lembre-se de que esse número aumenta, já que o uso de fraldas descartáveis é grande nos primeiros meses.

É principalmente por esse motivo que muitos pais optam cada vez mais pela fralda de pano, que trouxe diversas vantagens.

Fralda de pano: econômica, eco friendly e antialérgica

Entre as diversas vantagens da fralda de pano, está, em primeiro lugar, a economia. Investir em fraldas reutilizáveis pode representar um alívio financeiro considerável para os pais, já que podem ser facilmente lavadas. O investimento inicial em fraldas de pano representa um custo muito menor a longo prazo se comparado com a compra contínua de pacotes de fraldas descartáveis.

Além disso, a fralda de pano é sustentável. Uma fralda descartável pode levar até 500 anos para se decompor em aterros sanitários ou fora deles, o que representa um risco enorme ao meio ambiente. Como o impacto é muito menor com a fralda de pano, muitos pais conscientes têm buscado essa solução.

E como se nenhum dos motivos anteriores bastassem, a fralda de pano representa um risco muito menor à saúde do bebê. Fraldas descartáveis tendem a ser produzidas com materiais tóxicos que agridem a pele sensível da criança. Dessa forma, optar por fraldas reutilizáveis também pode evitar o risco de assaduras e outros problemas graves.

Como funciona?

A fralda de pano possui as seguintes camadas:

As trocas da fralda de pano ocorrem da mesma forma que as descartáveis, ou seja, de 2 a 3 horas. Existem modelos de fraldas noturnas com mais camadas absorventes que aguentam por um período ainda maior.

As fraldas de pano podem ser lavadas normalmente na máquina ou no tanque. É recomendável, porém, que se utilize sabão de coco ou detergentes suaves que não deixem resíduos químicos que prejudiquem o bebê.

Se você encontrou os principais motivos para investir na fralda de pano, não hesite! Mas não se esqueça: a saúde do seu bebê é mais importante, então procure saber como ele reage nas primeiras trocas. Procure um especialista se for necessário!