Os consumidores estão optando pelo mercado local em meio à pandemia do coronavírus. Muitas vezes sem taxa de entrega, revelam o novo panorama das compras online e pelo telefone. Além da economia, sem dúvida, a sustentabilidade começa perto de casa.

À medida que os consumidores reconhecem que alimentos da estação e orgânicos são mais saborosos e nutritivos do que os vindos de lugares distantes, o mercado local se desenvolve. Economia e 99,8% a menos de CO2.

Eis uma dúzia de pontos-chave que podem fazer você reconsiderar as suas idas semanais ao mercado, mesmo que seja pelos aplicativos.

Saiba como economizar nas compras em atacarejos.

SbytovaMN/iStock

5. Você tem mais escolhas

Quando os produtores cultivam hortifrutícolas para os supermercados, podem se restringir às variedades de frutas e hortaliças populares. Se venderem diretamente ao consumidor, poderão se adaptar aos gostos dos compradores e oferecer uma gama maior de hortifrutícolas. Isso significa que você terá à disposição um leque de sabores bem amplo. Veja também nossas 17 dicas infalíveis para escolher os melhores legumes e frutas.


ksena32/iStock

6. Os alimentos são mais saborosos

Experimente ervilhas tiradas diretamente das vagens e compre milho verde colhido algumas horas antes. Esses vegetais muitas vezes estão extraordinariamente doces e tenros. A partir do momento em que o alimento é colhido, os açúcares naturais começam a se transformar em amido. Assim, quanto mais longe os hortifrutícolas tiverem de viajar e quanto mais demorarem para chegar até você, menos saborosos estarão.

Conheça os 10 alimentos que curam.


flyparade/iStock

7. Você come produtos da estação

Comprar diretamente de mercados produtores ensina a você os produtos de cada estação, quando os hortifrutícolas estão mais saborosos e abundantes – e, portanto, mais baratos. Os melhores chefs sabem que para criar pratos maravilhosos é preciso usar, apenas, ingredientes de primeira. Por isso muitos deles são fãs de mercados produtores.


8romrodinka/iStock

8. É um programa para toda a família

Comprar morangos no supermercado pode ser rápido e fácil, mas, se você tiver a oportunidade, passe um dia divertido ao ar livre. Vá até uma fazenda onde lhe é permitido colher os seus próprios produtos. Você pagará menos e aprenderá sobre o que é necessário para levar um alimento até a sua mesa.

Aprenda a fazer geleia caseira de morango e outras frutas.