A economia do país vem observando o aumento de atividades que as pessoas passaram a exercer para complementar a renda e, com cada vez mais frequência, essas atividades vão ganhando papel principal na renda das famílias. Os maiores exemplos são de artesãos, doceiros e cozinheiros.

Mas, algumas atividades fogem desse nicho mais comum. Já são muitos os passeadores de cachorros e pessoas que hospedam bichinhos de estimação em suas casas, cobrando diárias, quando os donos viajam. Provar ração de cachorro, te apetece? Também é uma opção do mercado pet. O público infantil também rende boas oportunidades. Que tal encarnar uma princesa ou super-herói em festas infantis, recebendo por festa? Mágicos e animadores também estão em alta. Os médicos de bonecas e consertadores de brinquedos também inspiram novos profissionais! E tem sempre aquelas profissões duvidosas, como testadores de produtos como repelentes (imagine colocar o braço todo dentro de uma caixa de vidro e cronometrar quanto tempo eles levam para atacar!).

Trabalhos virtuais em alta

Na tendência virtual, os influencers e youtubers publicam opiniões, imagens e vídeos nas redes sociais e quando alcançam visibilidade, ou seja, seguidores e curtidas de seus conteúdos, se tornam formadores de opiniões. A partir daí começam a movimentar o consumo de produtos e serviços e capitalizar seus conteúdos. Para quem curte se conectar 24 horas por dia, acompanhar os movimentos e assuntos das redes sociais e tem criatividade, essa pode ser uma boa pedida.

Jogadores e desenvolvedores de games on line também já ganharam espaço como profissionais. Grandes empresas de tecnologia já contratam jovens para aprimorar seus produtos e desafiar os amantes de jogos virtuais. Ainda nesse mundo tecnológico, empresas de segurança na internet investem em jovens gênios que conseguem violar sistemas de segurança bancária, de sites de vendas e demais plataformas que envolvem circulação de dinheiro, justamente para anular as fragilidades e melhorar a segurança.

E você? Já pensou em exercer uma atividade totalmente diferente das carreiras tradicionais e ser remunerado por isso? Brasileiros são famosos pela sua criatividade e capacidade de se reinventar. Algumas atividades curiosas já estão se transformando em carreiras. Um reconhecido site que publica opiniões de empregados sobre suas carreiras, salários e empresas, divulgou recentemente uma lista de 15 empregos diferentes: acrobata, analista de buzz (avalia o que se fala sobre marcas nas redes sociais), aromista, barista, cervejeiro, coach, concierge, cronometrista, degustador, enólogo, museólogo, ourives, roteirista, vitrinista e xaropeiro. Te inspiram?

 

Por Samasse Leal