Quando Bea e Jim Strickland de San José, Califórnia, casaram-se há 50 anos, a personalidade financeira de cada um se chocou quase que imediatamente.

“Jim acredita em dinheiro como segurança – a moeda compra comida, casa e prepara para o futuro”, diz Bea. “Para mim, o dinheiro é para ser aproveitado. Uso-o para me divertir. Entramos em conflito por muitos anos e com muitos silêncios e sermões, antes que chegássemos à conclusão de que víamos o dinheiro de maneiras muito diferentes e precisávamos nos adaptar. Hoje nos beneficiamos da combinação de nossos estilos distintos, pois eles se complementam.”

Jim acrescenta: “Eu me visto melhor e dirijo um carro melhor do que eu mesmo teria escolhido, porque Bea incentiva. E, tenho de admitir, gosto disso. Por outro lado, economizamos cuidadosamente. Usamos minhas habilidades e estilo financeiro para garantir que temos o que precisamos. Não que seja fácil. Ainda temos conflitos de vez em quando.”

Todo mundo tem um estilo financeiro. E descobrir qual é o seu é o primeiro passo para você aprender a lidar com o seu dinheiro. Escolha a resposta que melhor descreve como você agiria. 

Descubra sua personalidade financeira

1 Gastador

Cai em tentações momentâneas, de carros a férias de luxo, outro par de sapatos ou dispositivos high-tech. Alguns gostam da ideia de economizar, mas não conseguem fazê-lo de modo disciplinado. Outros simplesmente desistiram da ideia de fazer orçamento, poupar e planejar sonhos e objetivos de curto e longo prazos.

Confira: como investir dinheiro para conseguir mais dinheiro

2 Financista

Gosta de poupar e de fazer planos financeiros inteligentes. Está disposto a correr riscos calculados para fazer seu pecúlio aumentar. Seu objetivo: um futuro seguro, sem dívidas, e dinheiro no banco para a educação dos filhos, a aposentadoria e outras coisas importantes.

Confira: você não sabe, mas já tem uma carteira de investimentos!

3 Poupador

É tão cuidadoso com dinheiro que hesita em correr riscos. Os poupadores são muitas vezes compradores frugais e economizam mais do que investem. Como resultado, podem desperdiçar estratégias inteligentes e de baixo risco que poderiam fazer o dinheiro crescer.

Confira: reserva de emergência: faça a sua imediatamente!

4 Batalhador

Enfrenta problemas financeiros tão graves que demoram a tomar a maioria das decisões de compra. Entre os apuros encontram-se: perda de emprego, desastres naturais, doenças e excessos de gastos no passado, que mantêm a dívida alta e a poupança baixa.

Confira: planeje seu patrimônio de acordo com os seus objetivos

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!