Pisos sustentáveis: naturais e econômicos (sim!)

Existem vários materiais que consistem em pisos sustentáveis e bonitos. E eles podem ser econômicos também. Atualmente já são várias empresas que trabalham com eles. Não se esqueça disso ao construir ou reformar sua casa.

Redação | 13 de Maio de 2018 às 13:00

DimitarOmi/iStock -

Se você optou por seguir a linha sustentável na construção ou reforma de sua casa, saiba que isso não precisa significar que você vai gastar mais. Quando se trata do piso, por exemplo, existe uma grande variedade de materiais naturais. Faça uma pesquisa cuidadosa de preço e você vai descobrir que existe um número cada vez maior de empresas oferecendo materiais naturais, alguns considerados “alternativos”, para pisos sustentáveis e econômicos.

Materiais para pisos sustentáveis

BAMBU

Tábuas feitas com bambu são duráveis, resis tentes à umidade, não entortam e não têm nódulos e outras falhas de madeira. Verifique se foram aplicados adesivos à base de formaldeídos ou impermeabilizantes sintéticos.

FIBRA DE COCO

Retiradas da casca do coco, as fibras trançadas formam um material bastante resistente. É uma opção perfeita para ambientes de circulação intensa, como corredores e áreas de convívio.

CORTIÇA

Obtida da casca do sobreiro, a cortiça é retirada uma única vez a cada 9 anos, período em que a árvore se regenera. O cultivo não requer irrigação, fertilizantes ou pesticidas. A cortiça é macia e quente, funciona como excelente isolante e não acumula poeira.

LINÓLEO

Feito a partir das fibras e do óleo do linho, cortiça granulada, madeira, farinha e resinas naturais. Usado com a juta, o linóleo não emite gases tóxicos e também é antiestático, fácil de limpar e biodegradável.

ALGA MARINHA

Fibras de várias espécies são usadas em um material resistente, durável e com propriedades antiestáticas e antimanchas. Não é indicado para ambientes úmidos.

SISAL

Feito com fibras da agave, o sisal é durável, antibacteriano e antiestático.

Atenção: Não vá estragar todo o seu projeto natural na hora da aplicação. Certifique-se de que os benefícios de pisos naturais não sejam reduzidos ou eliminados pelo uso de adesivos químicos nocivos e de tintas tóxicas (opte por tintas naturais ou alternativas à tinta). Tente aplicar apenas acabamentos naturais. E oriente os profissionais que instalarem o piso a não aplicar impermeabilizantes sintéticos.