15 celebridades que nunca ganharam Oscar – mas mereciam!

Descubra as maiores injustiças da premiação, as celebridades que nunca ganharam Oscar mesmo depois de diversas indicações. Confira!

Thaís Garcez | 7 de Abril de 2021 às 15:00

Alguns atores e atrizes dessa lista já poderiam ter ganhado pelo menos algumas estatuetas. - reprodução/ Amy Adams em O Mestre

Os critérios de premiação da Academia podem ser um pouco polêmicos para os espectadores. Afinal, quem não ficou indignado quando Fernanda Montenegro perdeu o Oscar de melhor atriz em 1999? Ou sofreu a cada indicação de Leonardo DiCaprio que acabou não dando em nada? Pois a lista dos injustiçados, que nunca ganharam Oscar, não para por aí.

Nem todos os atores e atrizes tiveram o desfecho do ator Leonardo DiCaprio, que depois de várias indicações, finalmente, em 2016, ganhou o prêmio de melhor ator por O Regresso. Amy Adams, por exemplo, é considerada uma colecionadora de indicações; até o momento já são 6.

Leia também: Conheça 10 séries brasileiras para assistir na Netflix

Grandes atores de filmes de sucesso já chegaram bem perto de colocar as mãos na estatueta. Mas para a Academia uma longa carreira não é o suficiente. Apesar de serem artistas consagrados e respeitados pelo público, muitos ainda não puderam fazer seus cronometrados discursos de agradecimento.

15 celebridades que nunca ganharam Oscar – mas mereciam!

Conheça as celebridades que bateram na trave algumas vezes.

1. Jim Carrey

Antes de se tornar conhecido como Jim Carrey, ele era James Carrey e atuava em filmes dramáticos. No entanto, foi na comédia que descobriu sua verdadeira vocação, embora seus talentos vão além das caretas e bordões pelos quais é famoso. Um dos filmes pelo qual poderia ter sido premiado seria o incrível  "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (2004).

www.startraksphoto.com©

2. John Travolta

É John Travolta! Ele alcançou a fama com filmes musicais como "Grease: Nos Tempos da Brilhantina" (1978), mas foi reconhecido como um talentoso ator apenas décadas mais tarde, como sua participação no renomadíssimo "Pulp Fiction: Tempo de Violência" (1994).

reprodução/ John Travolta em Grease

3. Helena Bonham Carter

A talentosa Helena Boham Carter possui uma carreira repleta de papéis marcantes. Como por exemplo, sua interpretação de Marla Singer, a perturbadora personagem de "Clube da Luta", e sua inesquecível atuação como Bellatrix Lestrange na saga "Harry Potter".

Ela recebeu duas indicações ao Oscar por suas notáveis performances em "Asas do Amor" e "O Discurso do Rei". Além disso, a atriz acumulou sete indicações ao Globo de Ouro, mas ainda não foi agraciada com o prêmio.

reprodução/ Helena Bonham Carter em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2

4. Keira Knightley

Com 32 anos, Knightley já acumula em sua carreira filmes de sucesso como "Piratas do Caribe" e personagens icônicos, incluindo Anna Karenina e a duquesa Georgiana Cavendish. Ela recebeu duas indicações ao Oscar: a primeira por sua atuação na adaptação de Jane Austen, "Orgulho e Preconceito", e a segunda por sua excelente performance em "O Jogo da Imitação".

Desde que se tornou mãe em 2015, a atriz reduziu sua carga de trabalho, mas é altamente provável que em breve seja lembrada pela Academia em seus próximos trabalhos. 

reprodução/ Keira Knightley em Orgulho e Preconceito

5. Glenn Close

É inesquecível a interpretação da maravilhosa vilã de "101 Dálmatas" pela atriz norte-americana Glenn Close. Com seis indicações ao Oscar em seu currículo, Close ainda não teve a oportunidade de conquistar a estatueta.

Sua habilidade de dar vida a uma variedade de personagens é muito marcante, como demonstrado em "Albert Nobbs", onde ela retrata uma mulher que se disfarça como homem por mais de duas décadas.

Netflix/Divulgação

6. Michael Fassbender

Michael Fassbender recebeu duas indicações ao Oscar, uma por seu papel coadjuvante em "12 Anos de Escravidão" e outra por sua interpretação em "Steve Jobs". Mas mesmo com seus papéis marcantes e atuação impecável, o ator ainda não levou a melhor na premiação.

reprodução/ Michael Fassbender em 12 anos de Escravidão

7. Edward Norton

O ator é bastante seletivo na seleção de seus papéis, apesar de ter enfrentado desafios, como no papel de Hulk em 2008. Norton foi indicado três vezes ao Oscar, merecidamente: como ator coadjuvante em "As Duas Faces de um Crime" (1997) e "Birdman" (2015). Muitos acham que ele merecia o prêmio de melhor ator por sua atuação em "A Outra História Americana", no qual interpreta um neonazista.

reprodução/ Edward Norton em Clube da Luta

8. Michelle Williams

Michelle acumula quatro indicações ao Oscar por seus papéis em filmes de grande sucesso: "O Segredo de Brokeback Mountain", "Namorados para Sempre", "Manchester à Beira-Mar" e "Sete Dias com Marilyn". Em "Sete Dias com Marilyn", ela personificou com muito charme a lendária estrela de Hollywood.

Recentemente, a atriz recebeu uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme "Todo o Dinheiro do Mundo", originalmente estrelado por Kevin Spacey, mas que precisou de uma substituição devido aos escândalos envolvendo o ator.

reprodução/ Michelle Williams em Ilha do Medo

9. Uma Thurman

A musa de Tarantino recebeu uma indicação ao Oscar em 1995 por seu papel como Mia Wallace em "Pulp Fiction". No entanto, o prêmio foi para Dianne Wiest por sua atuação em "Tiros na Broadway". Além disso, a atriz entregou performances memoráveis em "Kill Bill" e "Gattaca", embora não tenha sido indicada ao Oscar por esses papéis.

reprodução/ Uma Thurman em Kill Bill

10. Marilyn Monroe

Durante anos, a atriz foi rotulada pelos críticos como a "loirinha tonta", o que prejudicou sua reputação e a impediu de ser levada a sério. Apesar de ter feito papéis sólidos em dramas, nunca recebeu uma indicação ao Oscar. Como um dos grandes símbolos sexuais de Hollywood, ela conquistou apenas um Globo de Ouro pelo filme "Quanto Mais Quente Melhor".

reprodução/ Blog Bergerson

11. Kevin Costner

O ícone dos anos 80 e 90 recebeu sua única indicação ao Oscar de Melhor Ator por "Dança com Lobos", pelo qual também conquistou o prêmio de Melhor Diretor e Melhor Filme. No entanto, sua atuação em "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar", dirigido por Oliver Stone em 1991, é particularmente memorável. 

reprodução/ Cam McLeod 2014

12. Mel Gibson

É surpreendente, mas verdade, que Mel Gibson nunca tenha sido indicado ao Oscar de Melhor Ator, apesar de suas memoráveis performances. Ele ganhou os Oscars de Melhor Diretor e Melhor Filme por "Coração Valente", mas curiosamente nunca recebeu uma indicação por suas atuações.

reprodução/ Mel Gibson em Coração Valente

13. Matt Damon

Damon recebeu três indicações ao Oscar, duas como Melhor Ator por "Gênio Indomável" e "Perdido em Marte", e uma como Ator Coadjuvante por "Invictus". Sua performance em "Além da Vida", dirigido por Clint Eastwood em 2010, é muito elogiada.

reprodução/ Matt Damon em Gênio Indomável

14. Bradley Cooper

Cooper acumula quatro indicações ao Oscar: duas como Melhor Ator por "O Lado Bom da Vida" e "Nasce uma Estrela", uma como Melhor Ator Coadjuvante por "A Trapaça" e outra por "Sniper Americano". Todas são performances notáveis, mas seu desempenho em "O Lado Bom da Vida" é uma das mais marcantes da carreira do ator, mas em nenhuma delas ele foi notado pela Academia.

reprodução/ Bradley Cooper em O Lado Bom da Vida

15. Willem Dafoe

Dafoe é uns atores mais talentosos de sua geração, por isso, merecia mais reconhecimento do Oscar. Ele recebeu indicações por "Platoon", "A Sombra do Vampiro" e "Projeto Flórida", todas como coadjuvante, e uma como Melhor Ator por "No Portal da Eternidade". Surpreendentemente, sua atuação marcante em "A Última Tentação de Cristo" em 1988 não foi reconhecida com uma indicação.

(Foto: Divulgação)

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

filme oscar atores atrizes série