Vários são os monumentos em pedra por todo o mundo que, apesar de não haver registro das ferramentas que foram usadas, desafiam o tempo. Sem explicação para a procedência do material e, por vezes, sobre a finalidade da obra, os pesquisadores seguem tentando revelar seus mistérios.

Monumentos esculpidos em pedra

Acompanhe esta viagem por alguns desses monumentos ao redor do mundo e dê asas à sua imaginação. De fato, cinzéis comuns não poderiam fazer os detalhes nem homens comuns trabalhariam com materiais dessa magnitude. 

Mais antigas pinturas rupestres feitas pelo Homo sapiens são achadas na Indonésia.

pius99/iStock

Esfinge de Gizé

A esfinge foi talhada num morro de pedra calcária do Egito há quase 5 mil anos. Diz a lenda que a esfinge apareceu em sonhos ao jovem príncipe Tutmés e lhe prometeu que, se limpasse a areia que escondia seu corpo, seria recompensado com o trono do Egito. Depois de fazer o que lhe foi pedido, Tutmés realmente se tornou faraó. 


Givaga/iStock

Detalhe da pirâmide

Ninguém tem certeza do significado do gigantesco felino de pedra, embora os pesquisadores achem que esse leão de cabeça humana com 20 metros de altura e 75 metros de comprimento tenha sido construído para guardar a pirâmide do faraó Quéfren.


SteveAllenPhoto/iStock

Stonehenge

Poucos lugares estão cercados de tantas histórias quanto Stonehenge. Este círculo de pedra seria um antigo observatório, um enorme calendário, um local de peregrinação ou um campo de pouso de óvnis? De acordo com os especialistas, o círculo de pedra no sul da Inglaterra era o centro de uma paisagem ritual. Esta interpretação se baseia nos numerosos montículos fúnebres que cercam o monumento megalítico. 


Michael Chapman/iStock

Detalhe (vista aérea)

Ainda assim, o fato é que até hoje as cerca de 40 pedras não revelaram todos os seus segredos. Só a idade do local foi determinada sem nenhuma dúvida: a construção começou por volta de 5 mil anos atrás e durou uns 1.600 anos.