Vários são os monumentos em pedra por todo o mundo que, apesar de não haver registro das ferramentas que foram usadas, desafiam o tempo. Sem explicação para a procedência do material e, por vezes, sobre a finalidade da obra, os pesquisadores seguem tentando revelar seus mistérios.

Monumentos esculpidos em pedra

Acompanhe esta viagem por alguns desses monumentos ao redor do mundo e dê asas à sua imaginação. De fato, cinzéis comuns não poderiam fazer os detalhes nem homens comuns trabalhariam com materiais dessa magnitude. 

Mais antigas pinturas rupestres feitas pelo Homo sapiens são achadas na Indonésia.

rweisswald/iStock

Grutas de Mogao, China 

Estas grutas situam-se nos arredores de Dunhuang, China, e abrigam o maior conjunto de arte budista do mundo. Foram descobertas por um alemão, em 1907.

Também conhecidas como as “Cavernas dos Mil Budas”, as Grutas de Mogao começaram a ser escavadas no ano de 366, na encosta do Monte Mingshashan.

Passarelas foram construídas para facilitar a visitação aos templos.


sihasakprachum/iStock

Detalhe — Buda reclinado

Esculpidos em pedras monolíticas, estão cerca de 400 templos decorados com murais, onde foram encontrados milhares de esculturas, manuscritos e outras relíquias rupestres.


pawopa3336/iStock

Grutas de Ellora, Índia 

Este local é um verdadeiro museu arqueológico a céu aberto. São 34 cavernas artificiais escavadas ao longo de 2 km nas colinas Charanandri. As grutas estão a cerca de 30 km da cidade de Aurangabad, no estado indiano de Maharashtra.


paulprescott72/iStock

Detalhe do Templo de Kailash

São 12 grutas budistas, 17 hinduístas e cinco jainistas.

Esculpido em pedra, o complexo fascina os turistas tanto pelo seu estado de conservação, como pela sua arquitetura deslumbrante.

Este é o Templo de Kailash que está envolto, como muitas edificações antigas, no mistério de como foi construído. É uma das maiores estruturas do mundo e foi esculpida em uma única de rocha na encosta.